Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18372 - A IA e o xadrez - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1574
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A IA e o xadrez

Já não é mais apenas na ficção. Muito se tem falado, escrito e discutido sobre a Inteligência Artificial. O script de vários cenários descreve o nosso planeta dominado por máquinas. Qual papel sobrará para os seres humanos neste mundo. Há consenso de que a dominação acontecerá ainda no século em que estamos.

No final de outubro a mídia estampou reportagens sobre o computador quântico desenvolvido pelo Google. Algumas manchetes vieram como “Supremacia Quântica”. A palavra supremacia é perigosa. Em minutos este computador executa cálculos que os computadores mais velozes até então levariam 10 mil anos para calcular.

Sem entrar no mérito do novo mundo que a computação quântica será capaz de criar, ficaremos apenas na nova palavra que entrou em nosso vocabulário. Os bits 0 e 1 agora tornaram-se obsoletos. Com os “Qubits”, temos o que foi chamado de “Superposição”. Pode assumir diversos estados entre o 0 e 1.

Chega de falar no futuro da Inteligência Artificial. Vamos retornar ao seu passado quando no script, na mídia e nos documentários que ainda hoje podem ser assistidos estiveram o jogo de xadrez e Gary Kasparov. Um russo que foi campeão mundial de xadrez em 1985, 1992, 1993 e 2000.

Em 1985, acontecerem os primeiros jogos entre um campeão mundial e o computador. Na ocasião Kasparov venceu 32 máquinas simultaneamente. Desafiado pela IBM que tinha criado o “Deep Blue”, um ano depois Kasparov venceu o match por 4x2. Foi a primeira vez que computador venceu partidas de um campeão humano.

Com o “Deep Blue” aperfeiçoado, no ano seguinte por pequena margem 3,5 a 2,5, a máquina venceria o campeão. O famoso lance 44 do jogo dois fez Kasparov suspeitar que a IBM estava trapaceando. De que houve a intervenção humana. O que pelas regras estava proibido. Não houve trapaça, mas o “Deep Blue” precisou dos humanos para jogar xadrez. Ele foi programado com milhares de jogos de grandes jogadores humanos.

Do “Deep Blue” da IBM para o “AlphaGo” do Google a evolução da Inteligência Artificial foi assustadora. O “AlphaGo” só precisou da ajuda humana com as regras do xadrez. Quatro horas depois tinha aprendido a jogar xadrez sozinho. Isto também é possível para um ser humano? A resposta certamente é sim. Impossível seria vencer ou empatar todas as partidas desde então. O “AlphaGo” nunca foi derrotado, e não apenas no xadrez. Em outros dois jogos de tabuleiro, no “Go” e no “Shogi” também.

A evolução do “AlphaGo” foi além. Sabe-se que o xadrez possui 105° posições possíveis. No match contra o programa de xadrez “Stockfish”, o “AlphaGo” precisou consultar apenas 80 mil posições por segundo para vencer. O adversário foi derrotado consultando 70 milhões de possibilidades. No xadrez já somos obsoletos e descartáveis.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1