Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 22310 - A espécie refugiados - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 801
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A espécie refugiados

De quando em quando a palavra refugiados volta a frequentar as manchetes da mídia mundial. Especialmente a do Ocidente. Com a entrada do Talibã em Cabul, estamos num desses momentos.

Só que o assunto tem um prazo de validade curtíssimo. Logo é esquecido. Como se os refugiados deixassem de existir. Até uma nova tragédia acontecer. Pode ser quando o Mar Mediterrâneo se transforma em cemitério para centenas deles. Pode ser quando o corpo de um menino é encontrado numa praia qualquer. E Khaled Hosseini escreve o belo “A Memória do Mar”.

Não temos a mínima capacidade de imaginar a vida dessas pessoas em seus países natal antes de precisarem fugir. As perseguições políticas. As perseguições religiosas. Fugir! O regime no encalço sempre pronto para atirar. Entregar as poucas economias e a vida nas mãos de aproveitadores. Enfrentar a alta probabilidade de morrer na fuga.

A revoluções que ficaram conhecidas como “Primavera Árabe” derrubaram vários regimes de ditadores no Oriente Médio. Não conseguiram derrubar o regime sírio que contra-atacou com força. É nessa Síria em guerra que vamos encontrar a jovem Doaa Al Zamel. Baseado em muitas horas de entrevista, sua história é contada por Melissa Fleming de modo romanceado no livro “Uma Esperança mais Forte que o Mar”.

Depois de participar dos protestos contra o governo, Doaa viu sua cidade ser e cercada por tanques. Soldados do regime com ordens de atirar antes e perguntar depois. Com ordens de torturarem desde as crianças. Com ordens para invadirem as casas. Contam-se centenas de milhares de sírios mortos pelo regime desde o início da guerra.

A primeira fuga foi o Egito. Na época os refugiados sírios eram recebidos com festas. Não durou muito. Logo o regime egípcio caiu e as perseguições aos refugiados recomeçaram. Ainda no Egito, Doaa percebeu que retornar a sua amada Síria e para vida anterior com sua família seria impossível.

Embarcou com o namorado Bassen num barco que tinha como destino a Itália. Por qualquer ângulo que se tente dar a narrativa, é impossível imaginar como Doaa sobreviveu vários no mar depois que o barco foi atacado e destruído. O namorado não resistiu.

Levava o Alcorão e duas crianças meninas no colo ao ser resgatada por um navio. Foi transportada de helicóptero e deixada num hospital na Grécia. Apenas uma das meninas sobreviveu. A mesma Grécia que agora levanta um muro para evitar a entrada de refugiados afegãos.

Doaa merecidamente foi transformada em ícone pela mídia europeia. Foi agraciada por prêmios. De um deles recebeu a quantia de três mil euros. Ícone e premiada, Doaa enfrentou um longo caminho burocrático até conseguir trazer sua família do Egito para a Suécia onde Doaa foi reencontrá-los. Epopeia que os países europeus permitem a poucos.

“Uma Esperança mais Forte que o Mar”, vai além de um livro simplesmente para se ler. Ele exige reflexões. Infelizmente os milhões de refugiados espalhados pelo mundo mesmo pertencendo a raça humana, são olhados como se fossem de uma outra espécie. Uma que serve de alvo para um tiro. Uma que pode se afogar no mar. Uma que os prazeres humanos permitem molestar. As mãos são lavadas.

Como diz na capa do livro, a história de Doaa é extraordinária! Faça o que fizer e quer se formar advogada, infelizmente continuará a ser de uma outra espécie. Permito-me uma última reflexão. A possibilidade de os refugiados representarem de fato a raça humana. Nós do Ocidente é que somos uma outra espécie.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1