Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 17591 - A causa da ciência - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1659
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A causa da ciência

Fernando Reinach escreveu no “O Estadão”, que as redes sociais têm ajudado a humanidade a desprezar a ciência e a cultura. Creio ser possível ampliar essa constatação de Reinach. Não se trata apenas de simples desprezo pela ciência. Atualmente é assustador como a corrente da negação vem crescendo e ganhando adeptos no planeta.

Nos Estados Unidos, as escolas contratam bons advogados. A causa pela qual esses advogados brigam nos tribunais é para que as escolas possam incluir o ensino do criacionismo como matéria curricular. Com a causa ganha, a ciência no sentido amplo da palavra deixa de existir. Então cria-se o paradoxo. Usam a ciência para ensinar Adão, Eva e o paraíso.

Temos de admitir outra coisa também. A ciência nunca ganhou o espaço merecido nos meios de comunicação mundial. É compreensível. Ciência não atrai audiência. Não atrai leitores. Então não devemos culpar apenas as redes sociais. O rol dos que desprezam a ciência é muito maior do que se imagina.

Penso ter sido Carl Sagan o primeiro homem a levar ciência para uma parte significativa da humanidade. A série “Cosmos” baseado no seu livro com o mesmo nome foi um marco da ciência na época. A série é de 1980. Então me pergunto, será que as TVs abertas exibiriam a série se naquela época já existisse a TV por assinatura? Por exemplo, a série “Cosmos: A Spacetime Odyssey” de 2014, ficou restrita aos canais de documentários da TV fechada.

Não foi a série “Cosmos” quem fez o cúpido da ciência me atingir. Foi com o livro. Quando comprei o livro, a ciência seria a culpada por me chamarem de louco pela primeira vez. Haveria ainda uma segunda vez. Acabei de pesquisar. Hoje o preço está baratinho. Não estava assim na época do lançamento. Foi um bom tanto do meu salário para comprá-lo. Desde a perspectiva com que os homens das cavernas as olhavam, Carl Sagan é o culpado da minha paixão pelas estrelas.

Num dos capítulos do livro, Sagan apresenta uma equação. Supostamente ela calcula o local exato que cada planeta ocupa no Sistema Solar. Pela ciência me chamaram de louco a segunda vez.

Para resolver a equação era necessária uma calculadora científica. Aqui na cidade nem tinha para comprar. Comprei por encomenda. Paguei o equivalente a setecentos reais na época. Assaltei sem o menor pudor a minha poupança. Aprender a calcular a equação foi muito mais complicado do que gastar o dinheiro, mas eureca. Consegui.

Sem que seja necessário pagar advogados, a ciência precisa de mais causas. É bom nunca se esquecer. Só a ciência será capaz de prolongar o fim da humanidade.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1