Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 15688 - CÉREBROS DOUTRINADOS - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1512
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CÉREBROS DOUTRINADOS

No seu livro “O Futuro da Mente”, o físico Michio Kaku diz que o cérebro humano guarda mais segredos e incógnitas do que todo o Universo. Nosso cérebro poderá nos levar ao encontro da alma e curas para doenças como o Alzheimer. Ainda ficção, Michio prevê num futuro próximo filmar nossos sonhos, incluindo o terror dos pesadelos. Poderemos até postá-los nas redes sociais.

Para dominar o planeta a espécie humana usou o cérebro de um modo eficaz. Existe a crença de que de repente, usamos o cérebro para pensar e o milagre se fez. Não creio que aconteceu assim. Nossos ancestrais moldaram o mundo que nos deixaram de herança usando outra função do cérebro. A doutrina do acreditar.

Desde o nascimento, as crianças nunca são ensinadas a pensarem de maneira independente. A se perguntarem ou questionarem. Questionar é como tatuar um “diferente” na testa. Ouvir um “cale-se”. Todo o ensinamento vai na direção de acreditar em coisas que na sua maioria não existem. Essas coisas vão muito além das crenças religiosas. Cremos que “pensar” é montar um quebra-cabeça de mil peças.

No entanto, temos de admitir o fato. Se durante a evolução os humanos usassem o cérebro para pensar, possivelmente não estaríamos aqui agora. Desde o momento em que pequenas vilas se transformaram em grandes impérios que moldarem os países, cidades e o modo de viver conhecido atualmente, o acreditar foi essencial.

Seria impossível a cooperação entre milhões de pessoas que pensassem. Não existiriam sistemas de governo ou de justiça. Não existiriam crenças religiosas ou terrorismo. Essas coisas só passaram a existir quando pessoas fizeram com que milhões de outras pessoas acreditassem nelas. Se de um momento para outro os humanos deixarem de acreditar e passarem a pensar toda a doutrinação desabará em ruínas.

Mesmo a condição de inferioridade com que as mulheres são tratadas em pleno século 21 tem como princípio a doutrina do acreditar. Um dia, uma crença doutrinou e conseguiu com que milhões acreditassem que a mulher tirou a “pureza” do homem com sua sedução. Ainda hoje, esse princípio continua sólido na doutrinação das mulheres.

Outra confusão que o acreditar causa nos humanos é confundi-lo com a fé. A doutrinação do acreditar como vimos é possível e moldou o mundo que conhecemos. Já a doutrinação da fé entra na lista das coisas impossíveis. Se anjos descessem do céu com um bafômetro medindo a fé, 99,9% dos humanos seriam pegos em flae.

Estranhamente a única coisa na qual os humanos depositam em massa sua fé é no evangelho do dinheiro. Sobre esse evangelho Yuval Noah Harari escreveu: “Enquanto a religião nos pede para acreditar em algo, o dinheiro nos pede para acreditar que outras pessoas acreditam em algo”. Nenhum dos deuses conhecidos possui esse poder!

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1