Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14608 - DESGLOBALIZAÇÃO - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1456
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

DESGLOBALIZAÇÃO

O termo globalização começou a ser usado em meados de 1980, ganhando maior ênfase a partir de 1990. Com o mundo navegando na onda do liberalismo, a globalização visava aprofundar a integração econômica, social, cultural e política entre as nações. Havia a ideia utópica de um mundo sem fronteiras.

Dentro deste pacote é possível destacar alguns outros aspectos da globalização. Abriram-se discussões sobre os desafios ambientais. Os especialistas em mudanças climáticas ganharam a atenção dos governantes. E novamente como ideias utópicas esperava-se um freio na destruição do planeta, e a disseminação do conhecimento.

Mesmo não tendo o papel de protagonista, é possível dizer que a globalização ajudou na derrubada do Muro de Berlim em 1989, e no fim da Guerra Fria em 1991. Ela chegou ao front e viu de perto a ruína do império soviético pelas mãos de Mikhail Gorbachev com a ajuda do papa polonês João Paulo II. Gorbachev foi um dos maiores discípulos da globalização.

Então veio o 11 de setembro de 2001. Neste dia pela primeira vez, a globalização ganhou contornos de um bicho-papão horrendo. O mundo de ideias liberais descobriu que o terrorismo também fazia parte deste planeta que se desenhava globalizado.

Outra das maldades da globalização ocorreu na crise financeira entre os anos de 2008 e 2009. O impensável aconteceu. Hipotecas quebraram bancos no Primeiro Mundo. Investidores ficaram à beira da falência. A globalização colocou todo o sistema capitalista em xeque.

Ventos da globalização sopraram também durante a “Primavera Árabe”. Num primeiro momento, o Ocidente comemorou a queda dos ditadores do Oriente Médio. Ajudou a derrubar alguns outros. Os milhares de imies que a “Primavera Árabe” produziu está fazendo a União Europeia nascida com a globalização repensar seus ideais de mundo livre sem fronteiras.

A globalização sepultou o liberalismo e parece ter decidido caminhar em outra direção. O grande advento desta mudança foi a eleição de Donald Trump. Em todos os continentes uma nova onda desta vez nacionalista está em gestação. A globalização corre o risco de ser desglobalizada e sepultada pelo novo nacionalismo.

Donald Trump está ganhando muito mais discípulos do que se imaginava. Ele não está sozinho no que pensa e diz sobre as mudanças climáticas, imigração e guerra.

O nacionalismo é um fértil semeador de conflitos. Quando esses conflitos acontecem nas selvas do Terceiro Mundo não causam pavor. Por experiência a Europa sabe dos perigos que significa um nacionalista comandando a maior potência nuclear do planeta.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1