Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20135 - RE-VISTA - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 541
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

RE-VISTA

Lendo online o exemplar da revista, percebo incontáveis razões para a que ela seja re-vista.
Os temas abordados fogem do contexto real, com os problemas e ameaças que sofremos no cotidiano. Discutir como agir diante deles faz parte do viver sem nos entregar, nem perder as esperanças de um mundo melhor.
A revista não mostra as nossas conquistas, nem o nosso lugar no mundo. Apenas revela a vida das celebridades, em versões assustadoras do Ser e o alto preço para viver. Como em Ferreira Gullar, “Não saiu notícia em jornal algum / Foi apenas a morte de um homem comum”.
Tão irreal que perco o fôlego ao pensar que as pessoas acreditam no que leem. Ferreira Gullar alerta, “E porque ninguém notificou o fato / fazemos aqui este breve relato”.
Vivemos tempos de turbulência, violência e desrespeito para com o próximo; como nos tranquilizar lendo que devemos confiar nas leis dos homens, que nem sempre são cumpridas pelas próprias autoridades? A vida é curta para não usufruirmos da verdade. Gullar revela, “Volto do trabalho, a noite em meio, / fatigado de mentiras”.
Quem se importa com as notícias que desrespeitam os nossos direitos? Quem conhece os mestres das artes e letras? Quais as histórias que contaremos aos netos? Quantas dores suportamos diariamente? Por que somos discriminados por esta sociedade? Quando aparecerá nas revistas o bom senso, a ética e a veracidade dos atos? Quando leremos sobre a tempestade que estamos vivendo?
A razão das questões é a linha editorial, que só defende interesses negociais, como a reportagem “comer juntos alimenta a felicidade”. Seria felicidade se o povo tivesse comida à mesa: como escreveram, “Não há questão cotidiana que resista a uma conversa aquecida por um prato caseiro”. É a campanha daquele refrigerante: “Os valores que a refeição em família pode trazer”. A que famílias exatamente se referem? Necessário proporcionar educação ao povo, para valorizar as suas vidas.
Só aprendemos vivenciando o cotidiano e a realidade mostra as dificuldades da população pela falta de educação, condições e informações corretas. Ainda em Gullar, “E a luta de resistência / se trava em todo lugar: / por cima dos edifícios / por sobre as águas do mar”.
Como discutir sobre a fome, a solidão, os sonhos e o futuro, se nos (d)escrevem apenas cenas irreais?

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1