Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18630 - ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 932
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA

Qualquer relacionamento se torna espontâneo quando cuidamos dele com carinho e honestidade diariamente; o que posso comparar com a manutenção de uma planta. Assim, as pessoas se envolvem e ficam à vontade para falar, porque não são simplesmente julgadas pelas palavras. Na soma descobrimos que podemos aproveitar para falar de qualquer assunto que acaricie os nossos sentidos e consciência, para termos ideias em grande estilo. Nas palavras de Mário Chamie, “... sabia apenas das palavras ocas / que entulhavam em sua estufa / o mofo da nossa ausência”.
É necessário diferenciar de que o “falar por falar” se iguala à arrogância no “chutar” sobre assuntos desconhecidos. Não digo que é para sempre ter razão. Não! Ao contrário, o respeito mútuo nasce quando um confia no outro e, assim, há liberdade para compartilharem conhecimentos, sem arrogância. Para Luiz Coronel, “... os lábios tornam-se lâminas / e sangram as mais cotidianas / palavras”. Também, encontro Jaguar com seu livro de cartuns, Ninguém é Perfeito. A ideia é garantir um relacionamento que faça diferença com ações que fortaleçam o dia a dia.
Com arrogância e ignorância não inovamos o jogo da vida e nem equilibramos as proporções do conhecimento. Manoel de Barros demonstra, com o Livro das Ignorãnças: “sou puxado por ventos e palavras”.
O importante é inovarmos o padrão cultural, com o que nos permitiremos misturar as diferenças culturais, que isoladamente ninguém é ninguém, mas, juntos somos o todo. Para Mario Quintana, “A ignorância rasa e simples é coisa honesta e conserva desanuviado o entendimento...”, e Helena Rotta Camargo completa: “A arrogância se compara a um fole, e o arrogante, a um balão de gás”.
Somos responsáveis pelas palavras e opiniões, delas depende a renovação do tempo em nosso futuro. Não é só questão de relação e sim de armazenar conhecimento para garantir a relação honesta, de vida longa. Na visão de Orson Welles, “Muchas personas están demasiado educadas para hablar com la boca ilena, pero nos lês preocupa hacer com la cabeza hueca”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1