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John Owen - Hebreus 1 - Versos 4 e 5 – P3John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra
3. Dizemos, portanto, aos outros, que tanto Salomão quanto o Senhor Jesus Cristo se destinam a este oráculo inteiro; Salomão, literalmente, e depois como o tipo; o Senhor Jesus Cristo, principal e misticamente, como aquele que foi tipificado, representado e representado por ele. E nosso sentido aqui deve ser explicado e confirmado nas considerações seguintes: - (1.) Que nunca houve nenhum tipo de Cristo e seus ofícios que o representassem inteiramente em tudo o que ele faria; pois, como era impossível que qualquer coisa ou pessoa deve fazê-lo, por causa da perfeição de sua pessoa e da excelência de seu ofício, que nenhuma coisa que possa ser nomeada para prefigurá-lo como um tipo, por causa de sua limitação e imperfeição, poderia representa-lo plenamente; assim, foi descoberto como tal, que a multiplicação de tipos que Deus em sua infinita sabedoria se agradou de fazer uso, para a revelação dele pretendida, foi completamente inútil e desnecessária. Portanto, de acordo com o fato de Deus ter visto o bem, e como ele os fez encontrar e se encaixar, então ele projetou uma coisa ou pessoa para descobrir uma coisa nele, outra para outro fim e propósito. (2.) Que nenhum tipo de Cristo era em todas as coisas que ele era ou fazia um tipo dele, mas apenas naquele particular em que ele era projetado de Deus para ser assim, e em que ele o revelou assim. Davi era um tipo de Cristo, mas não em todas as coisas que ele era e fazia. Nas suas conquistas dos inimigos da igreja, no seu trono e reino, ele era assim; mas em suas ações privadas, seja como um homem, ou como um rei ou um capitão, ele não era assim. É preciso dizer sobre Isaque, Melquisedeque, Salomão e todos os outros tipos pessoais sob o Antigo Testamento e muito mais de outras coisas. (3.) Que nem todas as coisas falaram sobre ele, que era um tipo, até onde ele era um tipo, são falados dele como um tipo, ou têm qualquer respeito ao que significava, mas alguns deles podem pertencer a ele em somente sua capacidade pessoal. E a razão é, porque aquele que era um tipo de instituição de Deus pode moralmente falhar no desempenho de seu dever, mesmo assim e nessas coisas quando e em que ele era um tipo. Por isso, um pouco pode ser falado sobre ele, quanto à sua execução moral de seu dever, de modo algum pode dizer respeito ao antitipo, ou Cristo prefigurado por ele. E isso elimina completamente a dificuldade mencionada na segunda interpretação das palavras, excluindo o Senhor Jesus Cristo de estar diretamente no oráculo, com essa expressão: "Se cometer iniquidade", por estas palavras relativas ao dever moral de Salomão naquilo em que ele era um tipo de Cristo - a saber, o governo e a administração de seu reino - pode não pertencer a Cristo, que foi prefigurado pela instituição de Deus de coisas, e não em qualquer comportamento moral na observância dos mesmos. (4.) Que o que é falado de qualquer tipo, como era um tipo, e em relação à sua instituição para ser tal, não pertence realmente e propriamente àquele ou àquilo que era do tipo, mas ao que estava representado assim. Para o próprio tipo, era suficiente que houvesse alguma semelhança com o que se destinava principalmente, as coisas pertencentes ao antítipo sendo afirmadas analogamente, por conta da relação entre elas pela instituição de Deus. Daí o que segue essas enunciações não respeita ou pertence ao tipo, mas apenas ao antitipo. Assim, no sacrifício da expiação, diz-se que o bode carrega e leva todos os pecados das pessoas para uma terra não habitada, não realmente, e no fundo do assunto, mas apenas em uma representação instituída; porque "a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo". Muito menos, as coisas que se seguem ao alcance real do Senhor Jesus Cristo e a remoção de nossos pecados são atribuídas ao animal sacrificado. Então, é neste caso. As palavras aplicadas pelo apóstolo para provar o Filho para ter um nome mais excelente do que os anjos e, consequentemente, ser preferido acima deles, não provam de modo algum que Salomão, de quem foram falados apenas como ele era um tipo, deveria ser estimado preferível acima de todos os anjos, visto que ele apenas representava aquele que era assim, e essas palavras lhe foram faladas, não absolutamente, mas com respeito a essa representação. E isso remove a quarta objeção feita em nome da primeira interpretação, excluindo de ser Salomão intencionalmente referido na profecia; porque o que se falou dele como um tipo exigido não uma realização completa em sua própria pessoa, mas apenas que ele deveria representar aquele que era principalmente destinado. (5.) Que há uma perpetuidade dupla mencionada na Escritura, a única limitada e relativa, a outra absoluta; e ambos são aplicados ao reino de Davi. Primeiro, houve uma perpetuidade prometida a ele e à sua posteridade no reino, como sacerdócio a Aarão, isto é, uma perpetuidade limitada, ou seja, durante a continuação do estado e condição típica desse povo; enquanto eles continuavam, o domínio do direito pertencia à casa de Davi. Havia também uma perpetuidade absoluta prometida ao reino de Davi, para ser feita apenas no reino e no domínio do Messias. E ambos esses tipos de perpetuidade são expressos nas mesmas palavras, dando o seu sentido de acordo com a aplicação. Se aplicado aos sucessores de Davi, como seu reino era um tipo de Cristo, eles denotam a perpetuidade limitada antes mencionada, como aquela que respeitava a um complemento do estado típico desse povo, que devia ser regulado por ele e proporcional para ele; mas como são encaminhados para o reino de Cristo representado no outro, então uma expressão absoluta é vista neles. E isso tira a terceira razão de excluir Salomão de ser intencionado nessas palavras, a perpetuidade prometeu-lhe ser limitado. Essas considerações foram premissas, eu digo, para as palavras insistidas pelo apóstolo: "Eu serei para ele uma pai, e ele será para mim um filho", pertence primeiro e depois a Salomão, denotando aquele amor paternal, cuidado e proteção que Deus lhe daria em seu reino, tão longe como Cristo era representado por ele; que não requer que eles absolutamente e em todas as consequências justas deles pertençam à pessoa de Salomão. Principalmente, portanto, elas se referem ao próprio Cristo, expressando esse amor eterno e imutável que o Pai o aborreceu, fundamentado na relação de pai e filho. Os judeus, eu confesso, de todos os outros, veem menos de tipologia em Salomão. Mas A razão disso é, porque o pecado dele foi a ocasião de arruinar sua glória e riqueza carnal e terrena. Mas a igreja, antigamente, foi confessada, com quem Paulo tinha que lidar; e, portanto, vemos que o escritor dos Livros das Crônicas, escrito após o retorno do povo do seu cativeiro, quando a linha de Salomão falhou, e Zorobabel da casa de Natã foi governador entre eles, mas registra novamente essa promessa, como o que aguardava, e ainda estava para receber o seu pleno cumprimento no Senhor Jesus Cristo. E alguns dos próprios rabinos nos dizem que Salomão, por causa do seu pecado, tinha apenas o nome da paz, Deus suscitando adversários contra ele; a coisa em si deve ser procurada sob o Messias Ben Davi. A alegação dessas palavras, por parte do apóstolo, ser assim, de forma plena e em grande parte, vindicada, agora vou investigar brevemente o sentido e o significado das próprias palavras. Foi antes observado que elas não são produzidas pelo apóstolo para provar a filiação natural de Jesus Cristo, nem o significam; nem foram instadas por ele para confirmar de forma direta e imediata que ele é mais excelente do que os anjos, de quem não há nada falado deles, nem no lugar de onde são levados. Mas o apóstolo insiste neste testemunho meramente em confirmação de seu argumento anterior para a preeminência do Filho acima dos anjos tirado desse nome mais excelente que ele obteve por herança; que é o nome do Filho de Deus, ele prova que de fato ele foi chamado pelo próprio Deus. Assim, essas palavras confirmam a intenção do apóstolo; pois para qual dos anjos disse Deus em qualquer momento: "Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho?" As palavras contêm um grande sinal de privilégio; eles são faladas e relativas ao Messias; E nem eles, nem nada de equivalente a eles, nunca foram falados de nenhum anjo; especialmente o nome do Filho de Deus, tão enfaticamente, e de maneira distinta de todos os outros, nunca foi designado a nenhum deles. E isso, como já foi mostrado, prova uma eminência e preeminência nele acima de tudo o que os anjos alcançam. Tudo isso, digo, segue da peculiar, apropriação de sinal do nome do Filho de Deus para ele, e sua relação especial com Deus foi expressada. Brevemente, podemos juntar a intenção das palavras como elas mesmas consideradas e são tão completas na exposição delas. Agora, Deus promete que eles sejam para o Senhor Jesus Cristo, como exaltado no seu trono, pai, amor, cuidado e poder, para protegê-lo e carregá-lo em seu governo até o fim do mundo. E, portanto, após sua ascensão, ele diz que ele foi a seu Deus e Pai, João 20:17. E ele governa em nome e majestade de Deus, Miqueias 5: 4. Esta é a importância das palavras. Eles não pretendem a relação eterna e natural que há entre o Pai e o Filho, que nem é nem pode ser sujeito a nenhuma promessa, mas o cuidado paterno de Deus sobre Cristo no seu reino e a compaixão de Cristo para ele. Se perguntado sobre que razão Deus seria assim um pai para Jesus Cristo desta maneira peculiar, deve-se responder que a causa radical e fundamental disto estava na relação que havia entre eles de sua geração eterna; mas ele se manifestou como seu pai e se comprometeu a lidar com ele no amor e no cuidado de um pai, como ele havia realizado seu trabalho de mediação na terra e foi exaltado em seu trono e governo no céu. E este é o primeiro argumento do apóstolo, pelo qual ele prova que o Filho, como revelador da mente e vontade de Deus no evangelho, é feito mais excelente do que os anjos; cuja glória era um refúgio para os judeus na sua adesão a ritos e administrações legais, mesmo porque lhes foram dadas "pelo ministério dos anjos". De acordo com o nosso método proposto, devemos em nosso progresso descrever, portanto, também algumas instruções para o nosso uso próprio e edificação; como, - I. Toda coisa na Escritura é instrutiva. O argumento do apóstolo neste lugar não é tanto do que se fala, como da maneira em que é falado. Mesmo isso também é altamente misterioso. Assim são todos os interesses disso. Nada disso é desnecessário, nada é inútil. Os homens às vezes ficam perplexos para descobrir a adequação de alguns testemunhos produzidos a partir do Antigo Testamento para a confirmação de coisas e doutrinas no Novo pelo escritor do Espírito Santo, quando toda a dificuldade surgir de uma forte presunção de que eles podem apreender o comprimento e amplitude da sabedoria que está guardada em qualquer texto da Escritura, quando o Espírito Santo pode ter um objetivo principal para as coisas em que eles não são capazes de mergulhar. Toda letra e título dele é ensinar, e tudo o que se relaciona com isso é instrutivo na mente de Deus. E deve ser assim, porque, - 1. Ele procede da sabedoria infinita, que impregnou sobre ela e encheu toda a sua capacidade com seus efeitos abençoados. Em todo o quadro, estrutura e ordem, no sentido, palavras, coerência, expressão, está cheio de sabedoria; o que torna o mandamento superior e largo, de modo que não existe uma compreensão absoluta disso nesta vida. Não podemos perfeitamente traçar os passos da sabedoria infinita, nem descobrir todos os efeitos e caracteres que ele deixou sobre a Palavra. Toda a Escritura está cheia de sabedoria, como o mar de água, que enche e cobre todas as partes disso. E, - 2. Por ser muito abrangente. Era para conter, de forma direta ou por consequência, de uma maneira ou de outra, toda a revelação de Deus para nós e todo nosso dever para ele; ambos são maravilhosos, ótimos, grandes e variados. Agora, isso não poderia ter sido feito em uma sala tão estreita, mas que cada parte dela, e todas as suas preocupações, com toda a sua ordem, deveriam ser preenchidas com mistérios e expressões ou insinuações da mente e da vontade de Deus. Por conseguinte, não poderia ser que qualquer coisa supérflua fosse colocada nela, ou qualquer coisa que não se relacionasse com o ensino e a instrução. 3. É o que Deus deu a seus servos por seus exercícios contínuos. dia e noite neste mundo; e em seu inquérito sobre ele, ele exige deles sua máxima diligência e esforços. Ao serem designados para o seu dever, era conveniente para a sabedoria e a bondade divinas encontrar-lhes um trabalho abençoado e útil em toda a Escritura para se exercitarem, que em todos os lugares possam encontrar o que possa satisfazer a sua investigação e responder à mesma. Nunca haverá tempo ou força perdida que seja estabelecida de acordo com a mente de Deus em e sobre sua Palavra. O assunto, as palavras, a ordem, a contextualização delas, o escopo, o desígnio e o objetivo do Espírito Santo nelas, todas e cada uma delas, podem levar à máxima diligência, todas são divinas. Nada está vazio, sem mobília ou despreparado para o nosso uso espiritual, vantagem e benefício. Deixe-nos, então, aprender daí, - (1.) Admirar, e, como se disse anteriormente, adorar a plenitude da Escritura ou a sabedoria de Deus nela. Está cheia de sabedoria divina, e exige nossa reverência na consideração disso. E, de fato, uma constante admiração da majestade, autoridade e santidade de Deus em sua Palavra, é o único quadro de ensino. Espíritos orgulhosos e descuidados não veem nada do céu ou da Divindade na Palavra; mas os humildes são sábios nela. (2.) Agitar e exercitar a nossa fé e diligência ao máximo em nosso estudo e busca da Escritura. É um armazém sem fim, um tesouro sem fundo da verdade divina; o ouro está em todas as areias. Todos os sábios do mundo podem, cada um por si mesmo, aprender um pouco de cada palavra, e ainda assim deixam o suficiente para trás para a instrução de todos os que virão após eles. As fontes de sabedoria nela são infinitas e nunca estarão secas. Podemos ter muita verdade e poder de uma palavra, às vezes o suficiente, mas nunca é tudo isso. Ainda haverá o suficiente para se exercitar e atualizar de novo para sempre. Para que possamos atingir um verdadeiro sentido, mas nunca podemos atingir o sentido pleno de qualquer lugar; nunca podemos esgotar toda a impressão da sabedoria infinita que está na Palavra. E como isso deve nos estimular a meditar nela dia e noite! E, portanto, muitas inferências semelhantes podem ser tomadas. Saiba também, -
II. Que é lícito extrair as consequências das afirmações das Escrituras; e tais consequências, justamente deduzidas, são infalivelmente verdadeiras e "de fé". Assim, a partir do nome dado a Cristo, o apóstolo deduz apenas a sua exaltação e preeminência acima dos anjos. Nada seguirá corretamente a verdade, mas também o mesmo, e a mesma natureza com a verdade de onde é derivada. De modo que tudo o que seja apenas consequência é extraído da Palavra de Deus, é também a Palavra de Deus e a verdade infalível. E privar a igreja desta liberdade na interpretação da Palavra, é privá-la do principal benefício pretendido por ela. Isto é aquele em que toda a ordenança da pregação é fundada; que faz o que é derivado da Palavra para ter o poder, a autoridade e a eficácia da Palavra que o acompanha. Assim, embora seja o bom trabalho e efeito da Palavra de Deus para vivificar, regenerar, santificar e purificar os eleitos, - e a Palavra primariamente e diretamente é apenas aquilo que está escrito nas Escrituras, - mas encontramos todos esses efeitos produzidos dentro e pela pregação da Palavra, quando talvez nem uma frase da Escritura seja repetida. E a razão disso é, porque tudo o que é deduzido diretamente e entregue de acordo com a mente e a nomeação de Deus da Palavra é a Palavra de Deus, e tem o poder, a autoridade e a eficácia da Palavra que a acompanha.
III. A declaração de Cristo de ser o Filho de Deus é o cuidado e a obra do Pai. Ele disse, ele gravou, ele revelou. Isso, de fato, deve ser divulgado pela pregação do evangelho; mas que seja feito, o Pai cuidará de si mesmo. É o desígnio do Pai em todas as coisas glorificar o Filho; que todos os homens possam honrá-lo assim como honram o Pai. Isso não pode ser feito sem a declaração da glória que ele teve com ele antes que o mundo fosse criado; isto é, a glória de sua filiação eterna. Isso, portanto, dará a conhecer e manterá no mundo. Deus, o Pai, está perpetuamente presente com o Senhor Jesus Cristo, no amor, no cuidado e no poder, na administração de seu ofício como mediador, chefe e rei da igreja. Ele tomou sobre si mesmo para suportar ele, para possuí-lo, para efetuar tudo o que é necessário para estabelecer seu trono, o alargamento de seu reino e a ruína e destruição de seus inimigos. E isso ele certamente fará até o fim do mundo, - 1. Porque ele prometeu fazê-lo. Inumeráveis são as promessas registradas que são feitas a Jesus Cristo para esse propósito. Deus se comprometeu a segurá-lo na mão e para lhe dar um trono, um reino glorioso, uma regra eterna e governo. Agora, o que ele prometeu no amor e na graça, ele fará o bem com cuidado e poder. Veja Isaías 49: 5-9, 50: 7-9. 2. Todas essas promessas têm respeito à obediência do Senhor Jesus Cristo na obra de mediação; o qual, sendo executado por ele corretamente e ao máximo, dá-lhe um direito peculiar, e faz isso justo na performance da graça soberana na promessa. A condição sendo absolutamente realizada por parte de Cristo, a promessa certamente será realizada por parte do Pai. Por isso, a aliança do Redentor foi completada, ratificada e estabelecida. A condição da sua parte sendo realizada até o extremo, não haverá falha nas promessas, Isaías 53: 10-12. 3. O Senhor Jesus Cristo solicita que ele desfrute da presença e do poder de seu Pai com ele na sua obra e na administração de sua mediação; e o Pai o ouve sempre. Parte de sua aliança com seu Pai era como Baraque (que era um tipo dele) com Débora, a profetisa, que falou em nome do Senhor, Juízes 4: 8: "Se quiseres comigo, irei " contra todos os inimigos da igreja, Isaías 50: 8,9. E, consequentemente, após seu compromisso de ir com ele, ele solicita sua presença; e com a certeza de que professa que ele não está sozinho, mas que o Pai dele está com ele, João 8:16. Para este propósito, veja seus pedidos, João 17. 4. A natureza de seu trabalho e reino exige isso. Deus o nomeou para reinar no meio de seus inimigos, e uma grande oposição é feita a todo o seu desígnio, e um ato particular disso. Toda a obra de Satanás, do pecado e do mundo, é tanto para obstruir, em geral, o progresso do seu reino como para destruir todo assunto particular; e isso é continuado com violência indizível e estratagemas insuperáveis. Isso torna necessária a presença da autoridade e do poder do Pai em seu trabalho. Isto ele afirma como um grande motivo de consolo para seus discípulos, João 10: 28,29. Haverá uma grande disposição, uma grande disputa para tirar os crentes da mão de Cristo, de um jeito ou de outro, para fazê-los decair da vida eterna; e embora seu próprio poder seja tão capaz de preservá-los, ainda assim, ele também os deixa saber, para sua maior segurança e consolação, que seu Pai, que é sobre todos, é maior, mais poderoso do que todos, maior que ele mesmo, no trabalho de mediação, João 14:28, - também está envolvido com ele na sua defesa e preservação. Assim também é ele quanto à destruição de seus adversários, de todo o poder oposto, Salmo 110: 5,6. O Senhor fica junto dele, à sua direita, para ferir e pisar seus inimigos, - tudo o que surge contra seu desígnio, interesse e reino. Sejam eles pequenos ou muito grandes, ele os arruinará e tornará seu escabelo cada um deles. Veja Miqueias 5: 4.
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