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John Owen - Hebreus 1 – Verso 3 – P4

John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Agora, dentro da direção destes três, - luz ou razão natural, com princípios aplicados de bem e de maldade, a lei moral e os seus sacrifícios, frustram e consomem todas as esperanças e tentativas dos pecadores para a libertação e aceitação com Deus . Nada está lá que eles podem fazer, ou confiar em, para tal fim. E se todos estes falharem com eles, com certeza eles serão (o que podemos provar por razões e demonstrações inumeráveis, embora no presente contemos com os testemunhos acima relatados), é certo que não há nada sob o céu que possa conceder-lhes neste caso o menor alívio.
Mais uma vez, este é o único caminho para esse fim que se adapta à sabedoria de Deus. A sabedoria de Deus é um abismo infinito, que, como está em seu próprio seio eterno, não podemos olhar nada. Só podemos adorá-lo à medida que se desenrola e descobre-se nas obras que são dele externamente, ou os efeitos disso. Assim, Davi, na consideração das obras de Deus, admite a sabedoria com que foram feitas, Salmos 104: 24, 136: 5. A sabedoria de Deus abre e manifesta-se em seus efeitos; e daí, de acordo com a nossa medida, aprendemos o que se torna e é adequado a ele. Mas quando o Espírito Santo vem falar desta obra de nossa redenção por Cristo, ele não apenas nos chama a considerar individualmente a sabedoria de Deus, mas a sua "sabedoria múltipla e diversa", Efésios 3:10; e afirma que "todos os tesouros da sabedoria" estão escondidos nele, Colossenses 2: 3; indicando claramente que é uma obra tão adequada, respondendo assim à infinita sabedoria de Deus em todas as coisas, e também sobre a consideração da própria sabedoria de Deus, como também é essa propriedade pela qual Deus projeta e efetua a glorificação de todas as outras excelências de sua natureza, de onde se chama de variada ou "multiforme". para que possamos concluir que nenhum outro meio de libertação dos pecadores era adequado à sabedoria de Deus.
Em segundo lugar, somente esse caminho respondeu à santidade e à justiça de Deus. Ele é "um Deus santo", que não inocentará o culpado para libertar-se "de olhos mais puros do que ver a iniquidade", e seu julgamento é que "os que cometem pecado são dignos de morte". O pecado é contrário à Sua natureza, e Sua justiça exige que não fique impune. Além disso, ele é o grande e supremo governador de todos; e enquanto o pecado quebra e dissolve a dependência da criatura sobre ele, se ele não se vingar dessa deserção, toda a sua regra e governo serão desativados. Mas agora, se essa vingança e castigo caírem sobre os próprios pecadores, eles devem perecer sob ele eternamente; nenhum deles poderia escapar ou ser libertado ou purgado de seus pecados. Uma comutação, então, deve haver, que o castigo devido ao pecado, que a santidade e justiça de Deus exigiram, seja infligido, e misericórdia e graça mostradas ao pecador.
Que nenhum foi capaz, apto ou digno de se submeter a essa penalidade, de modo a compensar todos os pecados de todos os eleitos; que ninguém foi capaz de suportar e romper com isso, de modo que o fim da empresa possa ser feliz, abençoado e glorioso em todas as mãos, mas somente o Filho de Deus, devemos manifestar-nos ainda em nosso progresso.
E isto, - 1. Devemos ensinar-nos a viver uma santa admiração por este poderoso e maravilhoso produto da sabedoria, da justiça e da bondade que haviam descoberto e designado esta maneira de libertar pecadores, e é conseguido gloriosamente no autossacrifício do Filho de Deus. O Espírito Santo em todos os lugares nos propõe como um mistério, um grande e escondido mistério, que nenhum dos grandes, ou sábios, ou disputadores do mundo, já fez ou poderia chegar ao menor conhecimento. E três coisas que ele afirma sobre isso: - (1.) Que é revelado no evangelho, e é por isso, sozinho, que é aprendido e alcançado; de onde somos convidados, uma e outra vez, a procurar e investigar diligentemente nisso, para este fim, para que possamos nos tornar sábios no conhecimento e no reconhecimento desse mistério profundo e oculto. (2.) Que não podemos em nossa própria força, e por nossos próprios empreendimentos mais diligentes, conhecê-lo, apesar daquela revelação que é feita na letra da Palavra, a não ser que, além disso, recebamos de Deus o Espírito de sabedoria, conhecimento e revelação, abrindo os olhos, tornando nossas mentes espirituais e nos permitindo descobrir essas profundidades do Espírito Santo de maneira espiritual. (3.) Que não podemos por estas ajudas alcançar nesta vida uma perfeição no conhecimento desse mistério profundo e insondável, mas ainda devemos trabalhar para crescer na graça e no conhecimento dela - e nossa prosperidade em toda a graça e obediência dependem disso. Todas estas coisas abundam na repetição da Escritura. E, além disso, em todos os lugares apresenta a benção e a felicidade daqueles que, por graça, obtêm uma visão espiritual desse mistério; e eles mesmos também encontram pela experiência a excelência satisfatória, com o apóstolo, Filipenses 3: 8. Todas as considerações são motivos poderosos para este dever de indagar e admirar este maravilhoso mistério; em que temos os próprios anjos para nossos associados e companheiros, perscrutando-o. 2. Considere também o amor indizível de Cristo nesta obra de sua libertação do pecado. Isso, a Escritura, em abundância, vai adiante de nós, estabelecendo, exaltando, recomendando esse amor de Cristo, e nos chamando para uma consideração santa disso. Particularmente, mostra que acompanha todas as coisas que podem tornar o amor expressivo e ser admirado; pois, (1.) Ela propõe a necessidade e a exigência da condição em que o Senhor Jesus Cristo nos deu desse alívio. Era quando nós éramos "pecadores", quando estávamos "perdidos", quando éramos "filhos da ira", "debaixo da maldição", - quando nenhum olho compadeceu-se de nós, quando nenhuma mão podia nos aliviar. E se João chorasse muito quando pensou que não se achava alguém digno, no céu ou na terra, para abrir o livro das visões e desatar os seus selos, quão justamente toda a criação poderia lamentar e chorar se não houvesse ninguém achado para dar-nos alívio, quando todos eram desagradáveis e dignos desta ruína fatal! E este é um grande louvor do amor de Cristo, que ele colocou a mão naquele trabalho que ninguém podia tocar e colocou os ombros debaixo da carga que nenhum outro poderia suportar, quando todos se encontravam em uma condição desesperada. (2.) A grandeza desta libertação. É da "ira" e da "maldição" e da "vingança" eterna. Não de um problema ou perigo de alguns dias de continuação, não de um sofrimento momentâneo; mas da ira eterna, sob a maldição de Deus e do poder de Satanás na execução dela, que necessariamente atende ao pecado e aos pecadores. E, (3.) O caminho pelo qual ele fez isso; não por sua palavra, pelo qual ele fez o mundo; não por seu poder, pelo qual ele sustenta e governa as coisas que ele fez; não pagando um preço de coisas corruptíveis; não revelando um caminho para nós somente, pelo qual nós mesmos podemos escapar dessa condição em que estávamos, como alguém imagina tolamente: mas pelo "sacrifício de si mesmo", "fazendo da sua alma uma oferta pelo pecado" e "oferecendo-se a Deus através do Espírito eterno", - "dando a sua vida por nós", e maior amor não pode manifestar-se do que fazê-lo. E, (4.) A infinita condescendência que ele usou, para colocar-se naquela condição em que, por si só, poderia purgar nossos pecados; para este propósito, quando ele estava "na forma de Deus, ele se esvaziou de sua glória, não se fez conta disso, foi feito carne, tomou a forma de um servo, para que ele fosse obediente até a morte, e morte da cruz". E, (5.) O fim de seu trabalho para nós, que foi para " trazer-nos para Deus", em seu amor e favor aqui, e o eterno gozo dele no por vir. Todas essas coisas, digo, as Escrituras insistem frequentemente e em grande medida, para mostrar a excelência do amor de Cristo, para torná-lo admirável e amável para nós. E estas coisas devemos colocar em nossos corações, e continuamente ponderá-las, para que possamos dar a devida aceitação e entretenimento a este amor maravilhoso do Filho de Deus. O apóstolo tendo assim afirmado em geral o oficio sacerdotal de Cristo e o sacrifício que ele ofereceu, com o fim disso, porque isso não poderia ser feito sem o maior abatimento e humilhação do Filho, para que não concebamos que ele foi deixado, ou ainda permanece sob a mesma condição, acrescenta o evento abençoado e consequente do seu excelente trabalho e empreendimento: "Ele se sentou à mão direita da Majestade nas alturas". Essas palavras que já abrimos, quanto ao seu sentido e importância. O desígnio e o significado do Espírito Santo nelas devem ser considerados. As coisas a serem perguntadas para este fim são, primeiro, o escopo do apóstolo nessas palavras; em segundo lugar, a maneira de expressar sua intenção, e os detalhes nela previstos; em terceiro lugar, o que ele mencionou na economia mosaica, pelo qual ele fortaleceu o argumento que ele tinha em mãos. Duas coisas que o apóstolo em geral projeta com estas palavras: 1. Que o Senhor Jesus Cristo, para purgar nossos pecados, fez pelo uma oferta de si mesmo perfeitamente, de modo a descarregar toda a obra de seu sacerdócio, para fazer expiação pelos pecadores. Esta é a questão abençoada de seu trabalho que o demonstre. Imediatamente após o seu trabalho, ele entrou na gloriosa condição aqui expressa, - um sinal de penhor e evidência de que sua obra foi aperfeiçoada e que Deus estava plenamente satisfeito com o que ele havia feito. 2. A condição abençoada e gloriosa do Senhor Jesus Cristo após sua humilhação é expressa nessas palavras. O seu Espírito fez significar tanto os seus "sofrimentos" quanto a "glória que deveria seguir", 1 Pedro 1:11; como ele interpreta as Escrituras aos discípulos, Lucas 24:26. E, no final de sua obra, ele pediu, como lhe devia ser promissor, João 17: 5. Estas são as coisas em geral descritas pelo apóstolo nessas palavras. Em segundo lugar, a maneira de expressar a glória e a condição abençoada do Filho de Deus depois de purificar nossos pecados e o que é particularmente intimado nele deve ser considerado. Alguns erros ou curiosidades infundadas devem primeiro ser removidos e, em seguida, a importância real das palavras declaradas. Alguns afirmam que a mão esquerda no passado era mais honrada; de modo que a colocação de Cristo à mão direita de Deus, como denota sua honra e glória, assim também uma inferioridade para o Pai. Para isso, produzem alguns provérbios de alguns escritores antigos entre os pagãos, dando a preferência de lugar ou dignidade à mão esquerda; e esses discursos são usados pelos romanistas para responder a uma objeção de muito pouco momento contra a supremacia de Pedro, tirado de alguns antigos focos episcopais, onde a figura de Paulo foi colocada à direita da de Pedro. Mas esta conjectura pode ser facilmente refutada por depoimentos inúmeros dos autores aprovados entre os gentios; e na Escritura, a mão direita denota constantemente dignidade e preeminência. A instância dos filhos de José, Jacó, testifica também o uso constante daqueles tempos antigos, desde a indicação da própria natureza, Gênesis 48: 17-19; e a disposição das ovelhas e cabras no último dia para a direita e esquerda dá o privilégio ao primeiro. Então Basílio: - "O lugar da mão direita denota uma qualidade de dignidade." E Crisóstomo: "Se isto tivesse significado qualquer diminuição, ele não teria dito:" Sente-se à minha mão direita, mas à minha esquerda." Então, é honra e glória que é significada por esta expressão, e só isso. Alguns, concedendo a mão direita para denotar o lugar mais honrado, perguntam se isso é falado em referência a Deus, o próprio Pai, ou a outros que se assemelham ou devem se sentar à sua mão esquerda. Pois o primeiro sentido afirma Maldonate em Mateus 16:19; porque diz: "Embora seja impossível que o Filho em glória absoluta ou essencial seja preferido antes ou acima do Pai, no entanto, quanto ao seu domínio imediato sobre a igreja, ele pode mais mostrar seu poder e glória no governo de todos coisas." Outros afirmam que é falado com respeito a outros sentados à esquerda, acima dos quais isso é preferido. Mas toda essa questão é curiosa e infundada: porque, 1. Embora sentar-se à mão direita seja um símbolo de grande glória e dignidade, ainda assim, como o apóstolo fala neste caso, "Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.", 1 Coríntios 15:27, e aquele que assim o exaltou por toda a sua mão direita é salvo; e, 2. Aqui não há nenhuma comparação, ou em relação a sentar-se à mão esquerda, nem existe, portanto, onde quer que essa expressão seja usada, mas somente a glória de Cristo, o mediador, é absolutamente declarada. E isso pode ser esclarecido por outras instâncias. Salomão colocou sua mãe quando ela veio até ele à sua direita, - um sinal de honra excedente; mas ele mesmo se sentou no trono do reino, 1 Reis 2: 19. A igreja é dita estar à direita de Cristo, Salmos 45: 9; que, como a preferida acima de todos os outros, não demora sua sujeição a Cristo. A expressão inteira, então, é claramente metafórica e tirada do que é ou estava em uso entre os homens, e depois traduziu-se para significar o estado e a condição de Cristo no céu. E isso é o que o apóstolo em geral insere nessas palavras, que, como a maior honra que pode ser feita a qualquer um entre os filhos dos homens, é que o governante principal o coloque próximo dele mesmo à sua direita, então é o Filho, como mediador, participante da maior glória que Deus deve conceder no céu. Não é, portanto, a glória essencial e eterna do Filho de Deus, que ele tem igualmente com o Pai, o qual, nestas palavras, é expresso e do qual o apóstolo já falou antes, mas a glória e honra que lhe é conferida pelo Pai, depois e sobre o sacrifício de si mesmo pela expiação do pecado.
Em particular, duas coisas se destinam a esta expressão: - 1. A segurança de Cristo de todos os seus adversários e todos os sofrimentos para o futuro. Os judeus sabiam o que ele sofria de Deus e do homem. Aqui ele os deixa saber qual foi o motivo, - foi para purgar nossos pecados; e, além disso, declara que agora ele está eternamente protegido de toda oposição, pois onde ele está, aí seus adversários não podem vir, como João 7:34. Ele está acima de seu alcance, além de seu poder, - seguro no trono e presença de Deus. Assim, o fruto da igreja, sendo protegido da ira e perseguição de Satanás, é dito ser "arrebatado a Deus até ao seu trono", Apocalipse 12: 5. Por isso, embora os homens façam e continuem a sua maldade e ira contra o Senhor Jesus Cristo até o fim do mundo, como se o crucificassem de novo, ainda não morreu, estando seguro fora do seu alcance à mão direita de Deus. 2. Sua majestade e glória inexprimíveis; - tudo o que pode ser dado ao céu de Deus. Deus em seu trono é Deus na manifestação completa de sua própria majestade e glória; ao seu lado direito, o Mediador, sim, para que ele também esteja "no meio do trono", Apocalipse 5: 6. Quão pouco podemos apreciar a nossa fraca compreensão desta majestade! Veja Filipenses 2: 9; Mateus 20:21; Romanos 8:34; Colossenses 3: 1; Efésios 1: 20. Estas são as coisas que o apóstolo estabelece nesta expressão. E elas são claramente intimadas no contexto do salmo de onde as palavras são tomadas, Salmo 110. Para que não seja seu domínio e autoridade, mas sua segurança, majestade e glória, que os acompanham, que são aqui destinados. Terceiro, nós devemos perguntar ao que era que o apóstolo se referiu, nesta atribuição de glória e majestade a Cristo, na antiga igreja-estado dos judeus, e então, o que ele preferia acima disso. É pensado por muitos que o apóstolo nestas palavras exalta Cristo acima de Davi, o rei principal entre os judeus. Dele, diz-se que Deus faria dele o seu "primogênito, superior aos reis da terra", Salmo 89:27. Seu trono era alto na terra, e sua glória acima da de todos os reis a seu respeito; mas para o Senhor Jesus Cristo, ele é incomumente exaltado acima dele também, na medida em que ele se sentou à direita da Majestade nas alturas. Mas, como foi dito, essas palavras não indicam a regra, poder ou autoridade de Cristo, tipificado pelo reino de Davi, mas sua glória e majestade, representada pelo magnífico trono de Salomão. Além disso, ele não está tratando do reino poderoso de Cristo, mas de seu ofício sacerdotal, e a glória que se seguiu à sua obra. Por isso, o que, nestas palavras, parece ter tido respeito ao apóstolo, foi a entrada do sumo sacerdote no lugar santo, após a sua oferta do sacrifício solene de expiação anual. Então, sozinho, ele admitiu naquele lugar sagrado, ou no céu abaixo, onde estava a representação solene da presença de Deus, o seu trono e a sua glória. E o que ele fez lá? Ele estava com toda a humildade e reverência minuciosa ministrando diante do Senhor, cuja presença estava representada. Ele não foi sentar-se entre os querubins, mas adorando no escabelo do Senhor, ele partiu. Não é, diz o apóstolo, assim com Cristo; mas, como o seu sacrifício era infinitamente mais excelente e eficaz do que o de Aarão, então, na sua oferta, entrou no lugar sagrado, no próprio céu e na presença real, gloriosa de Deus, para não ministrar com humildade, mas com uma participação do trono de majestade e glória. Ele é um rei e um sacerdote no seu trono, Zacarias 6: 13. Assim, o apóstolo suspende a proposição geral de todo o assunto, que ele pretende ainda dilatar e tratar. Nessa descrição da pessoa e dos ofícios do Messias, ele aborda as origens de todos os seus argumentos subsequentes. E também podemos observar: - I. Que não há nada mais vão, tolo e infrutífero do que a oposição que Satanás e seus agentes ainda fizeram ao Senhor Jesus Cristo e ao seu reino. Eles podem ascender para o céu? Eles podem arrancar o Senhor Jesus Cristo do trono de Deus? Um pouco de tempo irá manifestar essa loucura na eternidade. II. Que o serviço do Senhor Jesus Cristo seja seguro e honroso. Ele é, como um bom, um mestre glorioso, que se senta à mão direita de Deus. III. Grande é a segurança espiritual e eterna daqueles que realmente acreditam em Cristo. 4. O desígnio do apóstolo, como agora mostramos frequentemente, é evidenciar a necessidade de permanecer na doutrina do evangelho, da excelência da pessoa por quem agradou a Deus revelá-lo para nós. Isso ele já fez em geral, naquela descrição que ele nos deu de sua pessoa, poder, obras, ofícios e glória; pelo que ele deixou claro que nenhuma criatura a quem Deus se agradou em qualquer momento para fazer uso da revelação de sua vontade, ou a instituição de sua adoração, pode de qualquer maneira ser comparada com ele. Tendo procedido até agora em geral, ele desce para a consideração de instâncias particulares, em todos aqueles que Deus empregou no ministério da lei e na constituição do culto mosaico; e leva a ocasião de todos para estabelecer a dignidade e incomparáveis excelências do Senhor Jesus Cristo, que em todas as coisas ele exalta. Primeiro, então, ele trata sobre os anjos, como aqueles que foram as criaturas mais gloriosas, empregados na doação do lei. Os hebreus possuíram, sim, imploraram isso em sua própria defesa, que, além da mediação de Moisés, Deus usou o ministério dos anjos na entrega da lei e em outras instruções ocasionais de seus antepassados. Alguns deles afirmam que o último dos profetas era pessoalmente um anjo, como a significação de seu nome importa. Estevão, repreendendo-os com seu abuso e desprezo de seus maiores privilégios, diz-lhes que "receberam a lei pela disposição" ("ordenar" ou "ministério") "dos anjos", Atos 7: 53. E o Targum interpreta as carruagens de Deus, com os milhares de anjos, Salmos 68: 17,18, dos anjos por cujo ministério Deus ensinou a Israel a lei. Isso, então, pode deixar um preconceito especial em suas mentes, que a lei que é assim entregue pelos anjos deve ter nela a vantagem acima do evangelho e, portanto, ser excelente e imutável. Para remover também esse preconceito e declarar a excelência e preeminência em todas as coisas daquele que revelou o evangelho, o apóstolo toma ocasião, do que ele havia ensinado recentemente sobre a exaltação de Jesus Cristo à direita de Deus, para provar a eles, das Escrituras do Antigo Testamento, que ele é extremamente avançado e glorioso acima dos próprios anjos, cuja concordância no ministério da lei os judeus se gabavam; e para este propósito produz quatro testemunhos de sinal, um após o outro. Este é o desígnio do apóstolo, que ele persegue e faz até o final deste capítulo; e para que possamos conceber com razão a sua intenção e o significado do Espírito Santo no todo, devemos, antes de considerar sua proposição estabelecida neste quarto versículo, ou as confirmações que se seguem, pergunte em geral o que há em Cristo que ele compara e prefere acima dos anjos, e pelo que tanto ele o exalta. A comparação entre o Senhor Jesus Cristo e os anjos deve ser com respeito à sua natureza ou à sua dignidade, poder e glória. Se a comparação for da natureza com a natureza, ela deve ser em relação à natureza divina ou humana de Cristo. Se deve ser da natureza divina de Cristo com a natureza dos anjos, não é uma comparação de proporção, como entre duas naturezas concordando em qualquer tipo geral de ser, como a natureza de um homem e um verme, mas uma comparação apenas manifestando diferença e distância sem qualquer proporção. Então, responda Atanásio, Orat. 2 adv. Arian. Mas a verdade é que o apóstolo não tem nenhum projeto para provar por argumentos e testemunhos as excelências da natureza divina acima da angélica. Não era preciso fazê-lo, nem seus testemunhos provavam tal coisa. Além disso, falando de anjos, na outra parte da comparação, ele não trata da sua natureza, mas do ofício, do trabalho e do emprego, com sua condição honrosa e gloriosa. Considerando que, portanto, o apóstolo produz testemunhos diversos que confirmam a divindade do Filho, não é absolutamente para provar que a natureza divina seja mais excelente do que a angélica, mas apenas para manifestar a condição gloriosa daquele que é participante dela, e consequentemente sua preeminência acima dos anjos, ou a justiça que deve ser assim. Nem a comparação entre a natureza humana de Cristo e a natureza dos anjos; porque isso absolutamente considerado e em si mesmo é inferior à angélica; de onde, em relação à sua participação, dele é dito ter sido feito "mais baixo do que os anjos", cap. 2. O apóstolo, então, trata da pessoa de Cristo, Deus e homem, que foi designado de Deus Pai para ser o revelador do evangelho e mediador do Novo Testamento. Como tal, ele é o sujeito da proposição geral subsequente; como tal, ele foi falado nas palavras imediatamente anteriores; e referentes a ele como tal são os testemunhos que se seguem a serem interpretados, mesmo aqueles que testemunham sua natureza divina, sendo produzidos para demonstrar a excelência de sua pessoa, como investidos com os cargos de rei, sacerdote e profeta de sua igreja, o grande revelador da vontade de Deus nos últimos dias.

 
   
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