Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21528 - SOFRER - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 424
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

SOFRER

Há muito em jogo quando o sofrer se apresenta na nossa vida. É preciso considerar o tempo, para nos adaptar à rotina.
O sofrimento causado pela escolha difícil deixa doídas cicatrizes. Em quem sofre há sensibilidade diante do viver. Para Pedro Du Bois, “... há a tua vivência e a lembrança // a dor o parto a porta / o porto o ponto / a partida...”.
A dor não é o fim do caminho, mas, o começo do processo que nos envolve para criarmos condições que nos permita viver as experiências – exclusivas de cada um – nas decisões em que aprendemos as dores existentes em todos os caminhos.
Sofrer é polêmica e dúvida sobre o fazer e o não fazer; o certo e o errado nas horas difíceis e ácidas. São obstáculos que dão sentido aos incômodos, para motivar a busca do conhecimento sobre as nossas necessidades, limites e dar sentido ao que a dor propicia.
Encontro no livro Perder a Vida, de Paulo Hecker Filho, “... De tempo foram tecidos / e por isso nos revelam: / vivemos por ir sobrando / da morte de cada dia...”. O sofrimento atrapalha o cotidiano e, através dele, descobrimos a importância em valorizar cada momento de nossa vida. Nada é mais importante do que sorrir e ser fiel a nós mesmos, não esquecendo quem somos e nossas verdades.
Observo que, muitas vezes, mantemos o sofrimento em que nos envolvemos, quando abrimos mão das escolhas, vontades e gostos. Atitude que não permite, nem dá espaço para vivenciar os detalhes dos dias que fazem diferença no viver.
Quando saímos do conforto, aprendemos com sofrimento a nos envolver com nosso próprio rumo, propagando o tempo ao encarar a verdade e o desejo de enquadrar as regras de cada dia, como se fosse o único. Paulo Hecker Filho questiona, “... A esta hora até se pode usar / a palavra desencanto. / Tanto silêncio inutiliza a alma / Para quê?”.
Nosso mundo produz melancolia e sofrimento, em que nos coloca como culpados por tudo o que acontece. De que adianta nos colocar contra o sofrimento? Vivemos para diminuir a dor? Maura Lopes Cançado responde, no livro O Sofredor do Ver: “a vida na importância das formas em relação ao olhar... uma realidade além dos limites”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1