Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20402 - VEXAMES - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 462
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

VEXAMES

Ao falar sobre nossas vidas com alegrias e tristezas, vergonhas e afrontação, compreendemos melhor o porque, como e quando somos o que somos ao lembrarmos os vexames que passamos. Por vezes é divertido e, em outras, melhor o esquecimento. Mas, quando acontece o vexame, temos capacidade para lembrar os detalhes e as expressões do momento e fazermos – juntos – a nossa censura, para que não se repita. Como vexame, conto que no tempo em que a Varig distribuía “toalhas quentes enroladinhas” (em formato de canudo) para limpar as mãos antes do lanche, alguém na poltrona ao lado pegou a toalha e a levou à boca, para comer. Olhamos espantados e ele, espirituoso, falou: “Adoro toalhas quentes!!”.
É importante, depois do fato, conversar sobre a situação para podermos nos libertar da situação desastrosa; criticar a nós mesmos torna “leve” o momento, dos mais tristes aos de glória.
Quem não passou por vexame em alguma situação na vida? Até Vinícius de Morais, no antigo programa televisivo Blota Junior, A palavra é..., em que o participante que conhecesse a letra da música apresentada, cantava uma parte e ganhava pontos; ao ser anunciada a palavra, garota, Vinícius correu ao microfone para cantar Garota de Ipanema, de sua autoria. Porém, nela não há a palavra “garota”, mas, “moça” e “menina”. Foi grande o vexame e a decepção do Poetinha.
Deslizes podem se transformar em vexames, fazendo-nos refletir sobre o viver e a esperança de superá-los nos próximos eventos.
Proponho olhar para os vexames, com olhos de quem percebe serem apenas momentos equivocados, pois, temos o poder de recriar e modificar a nossa realidade futura.
Na vida não temos condições de controlar tudo e os vexames acontecem como temperos no viver, pois, por mais que tentemos, é impossível prever as circunstâncias e as variáveis no cotidiano. Para Jung, “O conhecimento não se apoia só na verdade, mas também no erro”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1