Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19022 - EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 501
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA

Quais são as chances de compartilharmos a experiência e a memória? Estabeleço responsabilidades e defino regras para o viver. Registro momentos que me permitem agir com liberdade para centrar o pensamento e, assim, relembrar o fato. Geraldo Vandré, nos anos 60, queria que o povo conhecesse e entendesse a sua arte como mensagem, como na Canção Nordestina, que fala da seca: “Que sol quente, que tristeza... / Que foi feita da beleza / Tão bonita de se olhar? / Que é de deus e a natureza? / Se esqueceram com certeza / Da gente nesse lugar”. Para Milton Severiano da Silva, “Vandré é um poeta que usa a canção para expressar a sua poesia”.
De certa forma, a experiência é a proteção para se viver com o olhar atento às necessidades. Ao compartilharmos o conhecimento multiplicamos as palavras e ações, não esquecemos quem somos. Assim, permitimo-nos seguir com liberdade e desejo, o que nos leva a experimentar o novo e ouvir o outro e, quem sabe, podermos “apalpar a realidade”. Antonio Olinto coloca, “Pudesse ao menos ouvir / uma palavra / e teria compreendido. //... O homem de que vale?”
Preservamos o que julgamos importante na vida, para compartilhar com o outro a experiência, reconstruir a memória e, assim, não esquecer o que cada coisa no mundo representa, sem perder o rastro de por onde andamos, para deixar a experiência como incitação ao novo olhar.
Memórias e experiências é a satisfação no viver, no amor e no trabalho; no pensar e agir; em valores e crenças; nas habilidades e hábitos. Ao serem expressadas e repensadas, maximizamos a liberdade na construção da consciência. Nas palavras de Sergio Bath, “buscando / encanto de palavras / neste dia de Sol // ... quisera entanto / que todas as flores / viesse um canto // restasse só o meu espanto / diante do real”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1