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Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1

John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

“5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
6 antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos].
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.” (Hebreus 2.5-9)
O apóstolo nestes versos prossegue na busca de seu desígnio anterior.
A partir da doutrina do primeiro capítulo, ele pressiona a exortação no início deste. O fundamento dessa exortação foi a preeminência do Senhor Jesus Cristo, o autor do evangelho, acima dos anjos pelos quais a lei foi proferida e entregue. Isso ele agora confirma mais, e que por um exemplo adequado ao seu presente propósito. E ele prefere, porque, pelos testemunhos com que ele prova sua afirmação, ele é levado à consideração de outras considerações da mediação de Cristo, que ele pensava encontrar para declarar também a esses hebreus. E esse método ele é constante em toda esta epístola. No meio de seus raciocínios e testemunhos para a explicação ou confirmação do que ele faz dogmaticamente, ele se apega em alguma ocasião ou outra para pressionar suas exortações à fé, obediência, com constância e perseverança na profissão do evangelho. E nos argumentos que ele entretém, e nos testemunhos que ele produz para a execução de suas exortações, algo ainda se oferece, o qual ele admite, levando-o a alguma explicação adicional da doutrina que ele tinha em mãos; tão insensivelmente passando de uma coisa para outra, a fim de que ele pudesse, ao mesmo tempo, informar as mentes e trabalhar sobre as afeições delas, com as quais ele lidava.
Versículo 5.
“Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;”
As primeiras palavras do quinto verso, ou gar, “Pois não”, declaram que o apóstolo está em busca de seu argumento anterior. Nem sempre denota a introdução de uma razão na confirmação do que é passado, mas, às vezes, uma progressão para algo mais semelhante ao que precede e, portanto, não diz respeito a nenhuma palavra ou expressão especial. Um novo argumento, portanto, para o mesmo propósito do anterior é insinuado por essa introdução, “pois não”. E é para esse propósito que: "o mundo vindouro não está sujeito a anjos; mas foi sujeito a Jesus: e, portanto, ele é exaltado acima deles.” Isto ele prova do testemunho do salmista, para este propósito, “todas as coisas foram feitas sujeitas ao homem, que por um pequeno tempo foi feito inferior aos anjos; mas esse homem era Jesus.” E essa suposição ele prova: - Primeiro, da parte do homem, absolutamente considerado: "Nós vemos que nem todas as coisas lhe estão sujeitas"; portanto, ele não pode ser intencionado. Em segundo lugar, da parte de Jesus. "Todas as coisas concordam com ele; primeiro, ele foi feito por um pouco menor do que os anjos”, e então ele foi coroado com glória e dignidade, sendo todas as coisas sujeitas a ele; - de tudo o que aparece, que é a ele, e não a anjos, a quem o mundo por vir é colocado em sujeição. "Esta é a série do discurso do apóstolo, em que são muitas as coisas difíceis e "difíceis de entender" que devem ser particularmente consideradas.
O primeiro verso, como foi dito, estabelece a afirmação principal em proposição negativa: “O mundo futuro não está sujeito a anjos”. Uma prova disso está incluída nas próprias palavras; pois a expressão “Ele não pôs em sujeição”, é a mesma do nosso apóstolo como: “Não está escrito em lugar algum ou registrado nas Escrituras”, “não há testemunho disso”, de Deus não é dito em nenhum lugar ter feito isto". Veja o capítulo 1: 5, com a exposição dele.
E estes argumentos negativos da autoridade dos anjos no Antigo Testamento ele estimava neste assunto convincentes e suficientes. Na própria proposição,
1. O assunto disto, "O mundo por vir”; com, 2. Sua limitação, e 3. O predicado, expresso negativamente, “não é submetido aos anjos”, deve ser considerado. O assunto da proposição é:“ O mundo por vir ”(abh µlw [os novos céus e nova terra (oijkoumenh), que Deus prometeu criar, Isaías 65:17, 66:22; que se refere a jyçmh ymy, “os dias do Messias”. Os judeus às vezes chamam isso de "o mundo futuro", embora geralmente por essa expressão eles denotem o mundo da felicidade futura. aqui não é pretendido outro senão o estado prometido da igreja sob o evangelho. Isto, com a adoração de Deus, com relação especial ao Messias, o autor e mediador dela, administrando suas coisas celestiais diante do trono da graça, tornando-a assim espiritual e celestial, e diversa do estado de culto do Antigo Testamento, que era terreno e carnal, era "o mundo por vir" que os judeus procuravam e que neste lugar é pretendido pelo apóstolo. Isto devemos confirmar mais, como a base da exposição que se segue. Que isto, então, é a manifestação do apóstolo aparece, - Primeiro, da limitação anexada, peri h = v lalou- homens, “concernente ao que tratamos”. Este é o mundo do qual ele trata com os hebreus nesta epístola, a saber, o estado evangélico da igreja, a adoração que ele tinha nas palavras imediatamente precedentes os pressionado à sua observação; e não apenas isso, mas também o descreveu por aquele estado em que os dons miraculosos do Espírito Santo eram dados e desfrutados. E a menção deles nas palavras imediatamente precedentes é aquela descrição do mundo por vir a qual o apóstolo nestas palavras se refere, “concernente ao que falamos”. E a tradição deste novo mundo, ou a restauração de todas as coisas sob o Messias, foi um dos principais relatos da verdade recebida entre os judeus, a que o apóstolo os pressiona. O “mundo” lá, por uma sinédoque usual, é colocado para a Terra habitável, que o Filho de Deus criou e veio a ela, João 1:11. Aqui, um certo estado e condição das coisas no mundo, sobre o qual ele tratou com os hebreus, é pretendido. Além disso, aqueles que assim mudariam a palavra (Grotius, Crellius, Schlichtingius), pelo mundo, capítulo 1: 6, entendem o próprio céu, o estado de glória, que não é aqui insistido pelo apóstolo; pois, em segundo lugar, ele trata daquilo que já foi feito, na coroação de Jesus com glória e honra, como as palavras seguintes o manifestam. Essa coroação dele foi em sua ascensão, como já demonstramos antes. Então não foi o estado de glória submetido a ele, porque não havia ainda então. O mundo do qual o apóstolo trata imediatamente ficou sujeito a Jesus, isto é, a igreja do Novo Testamento, quando Deus o ungiu rei sobre o seu santo monte de Sião; e, portanto, no Salmo 8 há menção feita àquelas outras partes da criação, a serem unidas nesta sujeição, que não têm relação com o céu. Terceiro, o apóstolo não trata diretamente em nenhum lugar desta epístola sobre o céu, ou o mundo abençoado por vir. Ele frequentemente menciona o céu, não absolutamente, de fato, mas como pertencendo ao mundo evangélico, como sendo o lugar da residência constante do sumo sacerdote da igreja, e onde também a adoração é celebrada através da fé. Em quarto lugar, o apóstolo nestas palavras, insiste na antítese em que ele prossegue em todo o seu discurso entre a Igreja judaica e a evangélica; porque, seja qual for o poder que os anjos possam ter sobre as coisas anteriormente, este mundo vindouro, diz ele, não lhes é sujeito. Agora, não é o céu e a glória que ele opõe ao estado judaico d igreja e à adoração, mas ao evangelho, como encontraremos no progresso da epístola. Portanto, se por “o mundo futuro”, o eterno e abençoado estado de glória for projetado, para começar em ou após o julgamento geral, então aqui está uma promessa que aquela propriedade abençoada deve ser submetida a Jesus Cristo como mediador; mas isto é diretamente contrário ao que é revelado em outra parte pelo mesmo apóstolo, concernente às transações entre o Pai e o Filho como mediador naquele dia, 1 Coríntios 15:28: “E quando todos forem submissos a ele, então o Filho também se submeterá àquele que colocou todas as coisas debaixo dele, para que Deus seja tudo em todos.” - palavras que, se não afirmam absolutamente a cessação do reino do mediador, mas somente a ordem de todas as coisas até a eternidade em sua sujeição a Deus por Cristo, contudo, eles são claramente exclusivos da concessão de um novo poder ou autoridade a ele, ou de uma nova sujeição de todas as coisas a ele. Acrescente a tudo isso que o apóstolo prova a sujeição deste mundo ao Senhor Jesus Cristo, e não aos anjos, por um testemunho que expressa diretamente as coisas presentes deste mundo, antecedentes ao dia do juízo. Do que foi dito, nós concluímos que “o mundo por vir”, aqui expresso, é o estado e adoração da igreja sob o Messias, assim chamado pelo apóstolo, de acordo com a denominação usual que então obtivera entre os judeus, e permitida por ele até que a igreja mosaica foi totalmente removida. E ele depois declara como isso também abrangia o próprio céu, por causa da residência de nosso sumo sacerdote no Santo dos Santos, não feito por mãos, e a contínua admissão dos adoradores ao trono da graça. Este é o assunto da proposição do apóstolo, aquela concernente ao que ele trata. Com relação a este mundo, o apóstolo primeiro declara negativamente, que não está sujeito a anjos. A sujeição deste mundo a qualquer um, é tal disposição que ele ou aqueles a quem é submetido deve, como o senhor dele, erigir, instituir, ou configurá-lo, governar e dispor dele sendo erigido, e julgar e recompensá-lo no final do seu curso e tempo. Isto é negado a respeito de anjos, e a negação provada tacitamente, - porque nada disso é testificado na Escritura. E aqui o apóstolo evita uma objeção que possa surgir do poder dos anjos na e sobre a igreja de antigamente, como alguns pensam, ou melhor, procede em seu desígnio em exaltar o Senhor Jesus acima deles, e assim prefere a adoração do evangelho antes daquela prescrita pela lei de Moisés: pois ele parece admitir que a antiga igreja e a adoração eram de uma espécie sujeita a anjos; esta do mundo por vir sendo única e imediatamente em poder de Jesus, que em todas as coisas deveria ter a preeminência. E isso vai aparecer ainda mais se considerarmos as instâncias acima mencionadas em que a sujeição deste mundo não será dada a anjos em sua ereção ou instituição. Essa obra não foi confiada a eles, como o apóstolo declara na entrada desta epístola. Eles não revelaram a vontade de Deus em relação a ela, nem foram confiados com autoridade para erguê-la. Alguns deles, de fato, foram empregados em mensagens sobre o seu trabalho preparatório, mas eles não foram empregados nem para revelar os mistérios dele, com os quais eles não estavam familiarizados, nem autoritariamente em nome de Deus para erguê-lo. Porque eles não conheciam a sabedoria de Deus na natureza e mistério desta obra, senão pelos seus efeitos na própria obra, Efésios 3: 9,10, que eles olhavam e investigavam, para aprender e admirar, 1 Pedro 1:12 ; e, portanto, não poderia ser confiado com autoridade para a sua revelação e a edificação da igreja. Mas as coisas eram de outra maneira no passado. A lei, que foi a base do estado da igreja judaica, foi dada “pela disposição dos anjos”, Atos 7:53, Gálatas 3:19; e nosso apóstolo aqui a chama de “a palavra falada pelos anjos”. Eles foram, portanto, enviados por Deus para dar a lei e as ordenanças dela ao povo em seu nome e autoridade; o qual, sendo o fundamento da igreja Mosaica, foi até agora posto em sujeição a eles. Em segundo lugar, não é posto em sujeição aos anjos quanto à regra e disposição de ser erigida. Seu ofício neste mundo é um ministério, Hebreus 1:14, não uma regra ou domínio. Governo sobre a igreja eles não têm nenhum, mas são levados a uma coordenação de serviços com aqueles que têm o testemunho de Jesus, Apocalipse 19:10, 22: 9; estando igualmente conosco submetidos a Àquele, em quem eles e nós estamos reunidos em uma só cabeça, Efésios 1:10. E de sua presença ministerial nas congregações de crentes nosso apóstolo pressiona as mulheres à modéstia e sobriedade em seu hábito e comportamento, 1 Coríntios 11:10. E a igreja do passado tinha uma percepção dessa verdade, da presença de um anjo ou anjos em suas assembleias, mas para presidir a eles. Por isso é que é dada a cautela relativa à adoração a Deus, Eclesiastes 5: 5,6: “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?” Jurando e não pagando, trouxe a um homem sobre sua carne, isto é, a ele mesmo e sua posteridade, uma culpa que não deve ser tirada com desculpas de pressa ou precipitação feitas ao anjo que preside em sua adoração, para levar em conta o devido desempenho. É verdade que o poder soberano absoluto sobre a igreja do passado estava somente no Filho de Deus; mas um poder especial e imediato sobre ela foi confiado aos anjos. E daí era o nome de Elohim, “deus”, “juiz”, “poderoso”, comunicado a eles, a saber, de sua autoridade sobre a igreja; aquele nome expressando a autoridade de Deus quando a ele foi atribuído. E por causa disso, agindo em nome e representando a autoridade de Deus, os santos da antiguidade tinham a apreensão de que, ao verem um anjo, deveriam morrer, por causa dessa palavra de Deus, que ninguém deveria ver seu rosto e viver, Êxodo 33:20 Então temos Manoá expressamente nisto, Juízes 13:22. Ele sabia que era um anjo que lhe aparecia e, no entanto, dizia à sua esposa: “Certamente morreremos, porque vimos Elohim” - um anjo investido da autoridade de Deus. E, portanto, não é improvável, mas que pode haver um respeito ou adoração devido aos anjos sob o Antigo Testamento, que eles próprios declaram não ser dado a eles sob o Novo, Apocalipse 19; não que eles sejam degradados por qualquer excelência ou privilégio que antes gozassem, mas que os adoradores sob o Novo Testamento, por meio de sua relação com Cristo, e a exaltação de sua natureza em sua pessoa, são libertos daquele estado menor, em que não diferiram dos servos, Gálatas 4: 1, e avançaram em igualdade de liberdade com os próprios anjos, Hebreus 12: 22-24, Efésios 1:10, 3:14, 15; como entre os homens pode haver um respeito devido de um inferior a um superior, que pode cessar quando ele é avançado na mesma condição com o outro, embora o superior não seja de todo rebaixado. E até hoje os judeus afirmam que os anjos devem ser adorados com algum tipo de adoração, embora eles expressamente neguem que eles devem ser invocados ou adorados. Além disso, sobre seu poder e autoridade na disposição dos interesses externos da igreja de antigamente, muito mais poderia ser declarado das visões de Zacarias e Daniel, com suas obras nas duas grandes libertações típicas do Egito e da Babilônia. Mas não devemos aqui insistir em particularidades. Terceiro: Quanto ao poder de julgar e recompensar no último dia, é manifestamente evidente que Deus não colocou este mundo em sujeição a anjos, mas somente a Jesus. Isto, então é a principal proposta que o apóstolo prossegue em seu argumento atual. O efeito mais glorioso da sabedoria, poder e graça de Deus, e aquele em que todas as nossas preocupações espirituais aqui estão envolvidas, consiste no estado abençoado da igreja, com as consequências eternas dela, que, tendo sido prometidas desde a fundação do mundo, agora seria erigido nos dias do Messias. “Para que você possa”, diz ele, “não mais apegar-se às suas antigas instituições, porque foram dadas a você por anjos, nem anseiem por tais obras de admiração e terror como se comparecesse à sua disposição da lei no deserto, considere que a tão esperada e desejada propriedade abençoada deste mundo, não é de nenhuma forma submetida a anjos, ou confiada à sua disposição, sendo a sua honra inteiramente reservada para outro. “Tendo assim fixado o sentido verdadeiro e próprio deste versículo, nós podemos parar um pouco aqui, para consultar as observações que ele oferece para nossa própria instrução. Muitas coisas em particular podem ser ensinadas, mas eu devo insistir em apenas uma, que é abrangente do desígnio do apóstolo, e é, - Que este é o grande privilégio da igreja do evangelho, que, nas coisas da adoração de Deus, é sujeita e imediatamente depende somente do Senhor Jesus Cristo, e não de qualquer outro, sejam anjos ou homens. Que este é o privilégio disso, e que é um grande e abençoado privilégio, aparecerá tanto em nossa consideração do que é e em que consiste. E, entre muitas outras coisas, estas consequências estão contidas nelas: 1. Que o Senhor Jesus Cristo é a nossa cabeça. Então foi prometido de antemão que “seu rei passaria diante deles, e o Senhor sobre eles”, Miqueias 2:13. Ele será seu rei, cabeça e governante. Deus agora reuniu todas as coisas, todas as coisas de sua igreja, em uma cabeça em Cristo, Efésios 1:10. Eles estavam todos dispersos e desordenados pelo pecado, mas agora são todos reunidos e colocados em ordem sob uma única cabeça. Ele o tem “dado para ser o cabeça de todas as coisas para a igreja”, versículo 22. Toda a soberania sobre toda a criação, que está confiada a ele, é somente para este fim, para que ele seja a cabeça mais perfeita e gloriosa para a Igreja. Ele é aquela cabeça sobre a qual todo o corpo tem sua dependência regular e ordenada, Efésios 4: 15,16; "A cabeça do corpo, a igreja", Colossenses 1:18; “A cabeça de todo homem”, isto é, de todo crente, 1 Coríntios 11: 3, Efésios 5:23. E isso é em toda parte proposto tanto como nossa grande honra e nossa grande vantagem. Estar unidos a ele, sujeitados a ele como nossa cabeça, nos dá honra e segurança. Que honra maior podemos ter, do que sermos livres daquele corpo do qual ele é a cabeça, do que sermos súditos de seu reino? Que segurança maior do que unir-se inseparavelmente a quem está na glória investido de todo poder e autoridade sobre toda a criação de Deus, tudo o que pode nos fazer bem ou mal? 2. Que ele é a nossa única cabeça. A igreja é colocada em sujeição ao Senhor Jesus Cristo para não se sujeitar a nenhuma outra. É verdade que os membros da igreja, como os homens da terra, têm outras relações, em que estão ou podem estar sujeitos uns aos outros - filhos aos pais, servos aos senhores, pessoas aos governantes; mas quando são membros da igreja, estão sujeitos a Cristo e a nenhum outro. Se algum outro foi ou poderia ser uma cabeça para eles, eles devem ser anjos ou homens. Quanto aos anjos, nós temos aqui claramente testificado que a igreja não é sujeita em nada a eles. E entre os homens, os apóstolos de todos os outros poderiam dar a justa reivindicação a esse privilégio e honra; mas eles se negam abertamente a qualquer pretexto para isso. Assim, Paulo, em 2 Coríntios 1:24, “não temos domínio”, governo, senhorio, liderança, “acima de sua fé”, qualquer coisa que diga respeito à sua obediência a Deus e à sua adoração; “Mas somos ajudadores de sua alegria”. E novamente diz: “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor”, o único Senhor; “E nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus”, 2 Coríntios 4: 5. E Pedro, como deve parecer, prevendo que alguns dos que viriam depois iriam fingir tal preeminência, adverte os presbíteros de que eles não devem se considerar “senhores da herança de Deus”, 1 Pedro 5: 3. E isso eles fizeram em busca das instruções e encargo que seu Senhor e Mestre lhes deu, Mateus 20: 25-27, onde ele os adverte que eles não devem pensar em dignidade nem domínio sobre a igreja, mas se aplicarem com toda a humildade ao serviço dele; para o qual ele em outro lugar acrescenta sua razão, ou seja, que todos os seus discípulos têm um Senhor e Mestre, e não mais, João 13:13, Mateus 23: 8,10. E é uma confusão lamentável que os papistas se envolvam nesse assunto; pois, em primeiro lugar, eles colocam a igreja integral em sujeição a um homem, a quem chamam o papa, o pai comum e mestre dos cristãos, a cabeça da igreja e depois submetem-se a ele e aos anjos, na adoração e invocação deles, - a maior sujeição possível; quando a Escritura designa uma única cabeça da igreja expressamente, o Senhor Jesus, e declara plenamente que ela não é submetida aos anjos de modo algum. O Senhor Jesus Cristo não é apenas a única cabeça em geral para toda a igreja, mas também para todo crente individual na igreja: “A cabeça de todo homem é Cristo” (1 Coríntios 11: 8). Ele é assim para todo crente, respectivamente e separadamente; e isso em ambos os sentidos em que ele é uma cabeça - isto é, de acordo com o uso natural e metafórico da palavra. Pois, - (1.) Ele é o único chefe de influência vital para toda a igreja e todos os seus membros. A partir da cabeça natural, todas as influências da vida, para subsistência, movimento, ação, orientação e direção, são comunicadas a todo o corpo e a todos os seus membros; assim, somente do Senhor Jesus Cristo, como ele é a cabeça espiritualmente vital da igreja, em quem estão as fontes da vida e toda graça vivificante, são comunicados a toda a igreja, e todo crente nela, tanto o primeiro princípio vital vivificador da vida em si e todos os fornecimentos e influências sucessivas da graça, para vivificar, fortalecer, agir, guiar e orientá-los. Isso mesmo declara, comparando a relação de todos os crentes com ele aos ramos da videira, João 15: 2,4; que não têm vida, senão em virtude de sua união com a videira, nem seiva para a fertilidade, senão o que dela deriva; que ele ensina expressamente, no versículo 5, “Sem mim”, diz ele, “nada podeis fazer”. E isso o apóstolo nos anima, à semelhança do corpo natural, Colossenses 2:19. E essa colocação de toda a plenitude no Senhor Jesus Cristo, como a cabeça da igreja, de que todo e todo membro dela possa prover suprimentos necessários para si mesmos, é totalmente ensinado no evangelho. Por isso a igreja é chamada “a plenitude de Cristo” (Efésios 1:23); ou aquela para onde Cristo comunica de sua plenitude da graça, até que ela chegue à medida ou grau de crescimento e perfeição que ele graciosamente designou a ela. E ninguém, suponho, contenderá, que o Senhor Jesus Cristo é a única cabeça da igreja neste sentido. Não tem dependência espiritual de nenhum outro pela graça. Se alguém acha que pode ter graça de alguém que não seja somente Cristo, sejam anjos ou homens, que se entregue a eles, mas saiba com certeza que "abandona a fonte de águas vivas" por "cisternas rotas", não lhe dará alívio. (2) Ele é o único chefe de governo de toda a igreja e de todos os seus membros. Esse governo da igreja diz respeito a toda obediência que ela concede a Deus em sua adoração. E para uma cabeça aqui é requerido que ele dê regras e leis perfeitas para todas as coisas necessariamente pertencentes a ela, e tome cuidado para que sejam observadas. E aqui surge um grande concurso no mundo. Os papistas, em nome de seu papa e outros sob ele, afirmam ser compartilhadores com o Senhor Jesus Cristo nesta sua liderança; e eles nos persuadiriam de que ele mesmo designou que assim fosse. As Escrituras nos dizem que ele era fiel em toda a casa de Deus, como era Moisés, e que como um senhor sobre sua própria casa, para erigir, reinar e estabelecer. E de si mesmo, quando dá comissão a seus apóstolos, ordena que ensinem os homens a fazer e observar tudo o que ele lhes ordenou; e assim nos dizem que nos entregaram o que receberam do Senhor e nos mandam não ser sábios acima do que está escrito. Mas eu não sei como é que estes homens pensam que o Senhor Jesus Cristo não é uma cabeça completa nesta questão, que ele não instituiu todas as regras e leis que são necessárias e convenientes para o cumprimento correto da adoração a Deus e obediência da igreja; pelo menos, que um pouco pode ser adicionado ao que ele designou, que pode ser muito para o benefício da igreja. E isso eles consideram ser seu trabalho, em virtude de eu não saber qual foi garantia não selada, e comissão não escrita. Mas acrescentar qualquer coisa na adoração a Deus às leis da igreja é exercer autoridade sobre ela, domínio sobre sua fé, e fingir que este mundo vindouro, esse estado abençoado da igreja do evangelho, será submetido à submissão deles, embora não seja assim para os anjos; - um pretexto vaidoso e orgulhoso, como no último dia ele aparecerá. Mas você dirá: "Cristo dá suas leis somente à sua igreja integral, e não a crentes individuais, que os recebem da igreja; e assim ele não é uma cabeça imediatamente a cada um em particular.” Eu respondo que o Senhor Jesus Cristo comete suas leis para o ministério da igreja para ensiná-las aos crentes; mas sua própria autoridade afeta imediatamente a alma e a consciência de todo crente. Aquele que se sujeita corretamente não o faz com a autoridade da igreja, pela qual são ensinados, mas sob a autoridade de Cristo, por quem são dados e promulgados. 3. Daí resulta que, como ele é a nossa única cabeça, ele é a nossa cabeça imediata. Temos nossa dependência imediata dele e nosso acesso imediato a ele. Ele, de fato, designou meios para comunicar sua graça a nós e para o exercício de seu governo e autoridade sobre nós. Tais são todas as suas ordenanças, com os ofícios e oficiais que ele designou em sua igreja; o primeiro de que ele exige que sejamos constantes no uso, o segundo requer nossa obediência e submissão. Mas estes pertencem apenas ao caminho de nossa dependência, e não impedem que nossa dependência seja imediata sobre si mesmo, sendo ele o objeto imediato de nossa fé e amor. A alma de um crente não descansa em nenhuma dessas coisas, mas somente faz uso delas para confirmar sua fé em sujeição a Cristo: pois todas essas coisas são nossas, são designadas para nosso uso, e nós somos de Cristo, como ele é Deus, 1 Coríntios 3: 21-23. E assim nós temos o nosso acesso imediato a ele, e não, como alguns tolamente imaginam, por santos e anjos, e por ele a Deus, até ao trono da graça. 4. Este privilégio é grandemente ampliado, na medida em que a igreja se torna sujeita a Cristo somente, e lançada em uma dependência sobre ele, ele seguramente cuidará de todas as suas preocupações.
A igreja antiga argumentou que ela era como um órfão, Oseias 14: 3; isto é, em todo o caminho desamparado, que não tinha nada para aliviar ou socorrê-lo. E o Senhor Jesus Cristo dá isto como uma razão pela qual ele se move para a assistência de seu povo, porque não havia homem que aparecesse em seu auxílio, nenhum intercessor para interpor-se por eles, Isaías 59:16. Agora, Deus tendo colocado a igreja nesta condição, como muitas vezes parece ser completamente órfã neste mundo, assumindo o poder, a graça e a fidelidade somente do Senhor Jesus Cristo; não pode ser como se fosse uma grande obrigação para ele cuidar dela e provê-la em todos os momentos. Eles são membros de seu corpo, e ele sozinho é a cabeça deles; eles são súditos de seu reino, e somente ele é seu rei; eles são filhos e servos de sua família, e somente ele é seu pai, senhor e mestre; e pode esquecê-los, pode desconsiderá-los? Se tivessem sido comprometidos com o cuidado dos homens, pode ser que alguns deles tivessem lutado por eles, embora sua fidelidade seja sempre suspeita, e sua força seja uma coisa de nada; se tivessem sido sujeitados a anjos, teriam observado o seu bem, ainda que sua sabedoria e capacidade fossem limitadas, de modo que nunca poderiam ter garantido sua segurança. Isto têm somente no Senhor Jesus. Seu cuidado especial, como seu poder e fidelidade são infinitamente superiores aos de qualquer mera criatura, também os excede no cuidado e vigilância para o nosso bem. E todas essas coisas estabelecem suficientemente a grandeza desse privilégio da igreja. E há duas coisas que tornam necessária e razoável esta liberdade e exaltação da igreja: 1. Que Deus tenha exaltado nossa natureza, na pessoa de seu Filho, em uma condição de honra e glória, de modo a ser adorado por todos os anjos do céu, e não era conveniente que em nossas pessoas, quando unidos a Cristo como nossa cabeça, fôssemos submetidos a eles. Deus não permitiria que, ao mesmo tempo, houvesse a mais estrita união entre a cabeça e os membros, deveria haver tal interposição entre eles como que os anjos deveriam depender da cabeça deles, e os membros deveriam depender de anjos; o que de fato destruiria totalmente a união e o intercurso imediato que há e deveria existir entre eles. 2. Deus se agrada de Jesus Cristo para nos levar a uma santa comunhão consigo mesmo, sem qualquer outro meio de comunicação, mas somente com a nossa natureza, pessoalmente e inseparavelmente unida à sua própria natureza em seu Filho. E nisso também nossa submissão aos anjos é inconsistente. Essa ordem de dependência declara o apóstolo, em 1 Coríntios 3: 22,23: “Todas as coisas são vossas; e sois de Cristo; e Cristo é de Deus”. Como não há interposição entre Deus e Cristo, não há mais entre Cristo e nós, e somente nele e por ele nos relacionamos com o próprio Deus. E isso deve nos ensinar: (1) A equidade e necessidade de nossa obediência universal a Deus em Cristo. Ele nos libertou da sujeição a homens e anjos, para que pudéssemos servi-lo e viver para ele. Ele nos levou a ser seus peculiarmente, sua porção, de quem ele espera toda a sua receita de glória fora deste mundo. E ele não nos deixou nenhuma pretensão, nem desculpa, pela negligência de quaisquer deveres de obediência que ele requer de nós. Não podemos alegar que tivemos outro trabalho a fazer, outros senhores e mestres para servir; ele nos libertou de todos eles, para que fôssemos dele. Se um rei leva um servo para dentro de sua família, e assim libera-o e não o responsabiliza por qualquer outro dever ou serviço, não pode ele justamente esperar que tal pessoa seja diligente na observação de todos os seus mandamentos, especialmente considerando também a honra e vantagem que ele tem por ser levado perto de sua pessoa, e empregado em seus negócios? E Deus não esperará muito mais de nós, considerando quão excessivamente o privilégio que temos por esta relação com ele ultrapassa tudo o que os homens podem alcançar pelo favor dos príncipes terrenos? E se nós escolhermos outros senhores de nossa parte para servir, se formos assim, independentemente de nós mesmos, que serviremos nossos desejos e o mundo, quando Deus nos respeitou tanto quanto a ponto de não permitir que fôssemos sujeitos aos anjos do céu, quão indesculpável será nosso pecado e nossa loucura? "Você será para mim", diz Deus, "e não para qualquer outra coisa." E não seremos infelizes se não gostarmos deste acordo? (2) Para o modo de nossa obediência, como devemos nos empenhar para que seja realizada com toda a santidade e reverência! Moisés faz deste seu grande argumento com o povo para a santidade em toda a sua adoração e serviços, porque nenhum povo tinha Deus tão próximo a eles quanto eles. E, no entanto, a proximidade em que ele insistia era apenas a de suas instituições, e algumas promessas e representações visíveis a respeito de sua presença entre eles. Quanto mais convincente é a consideração dessa proximidade real e espiritual que Deus nos levou a si mesmo por Jesus precisa do mesmo propósito! Tudo o que fazemos, fazemos imediatamente para este Deus santo; não somente sob seus olhos e em sua presença, mas em uma relação especial e imediata com ele por Jesus Cristo, versículo 6. - O apóstolo mostrou que o mundo por vir, que a igreja judaica procurava, não foi submetido a anjos, nenhuma menção de tal coisa sendo feita nas Escrituras. Aquilo que ele supõe para fazer valer sua afirmação da preeminência do Senhor Jesus acima dos anjos, é que a ele foi colocado em sujeição. E isso ele não afirma expressamente em palavras próprias, mas insinua em um testemunho da Escritura, que ele cita e leva a esse propósito.
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1
John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

“5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
6 antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos].
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.” (Hebreus 2.5-9)
O apóstolo nestes versos prossegue na busca de seu desígnio anterior.
A partir da doutrina do primeiro capítulo, ele pressiona a exortação no início deste. O fundamento dessa exortação foi a preeminência do Senhor Jesus Cristo, o autor do evangelho, acima dos anjos pelos quais a lei foi proferida e entregue. Isso ele agora confirma mais, e que por um exemplo adequado ao seu presente propósito. E ele prefere, porque, pelos testemunhos com que ele prova sua afirmação, ele é levado à consideração de outras considerações da mediação de Cristo, que ele pensava encontrar para declarar também a esses hebreus. E esse método ele é constante em toda esta epístola. No meio de seus raciocínios e testemunhos para a explicação ou confirmação do que ele faz dogmaticamente, ele se apega em alguma ocasião ou outra para pressionar suas exortações à fé, obediência, com constância e perseverança na profissão do evangelho. E nos argumentos que ele entretém, e nos testemunhos que ele produz para a execução de suas exortações, algo ainda se oferece, o qual ele admite, levando-o a alguma explicação adicional da doutrina que ele tinha em mãos; tão insensivelmente passando de uma coisa para outra, a fim de que ele pudesse, ao mesmo tempo, informar as mentes e trabalhar sobre as afeições delas, com as quais ele lidava.
Versículo 5.
“Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;”
As primeiras palavras do quinto verso, ou gar, “Pois não”, declaram que o apóstolo está em busca de seu argumento anterior. Nem sempre denota a introdução de uma razão na confirmação do que é passado, mas, às vezes, uma progressão para algo mais semelhante ao que precede e, portanto, não diz respeito a nenhuma palavra ou expressão especial. Um novo argumento, portanto, para o mesmo propósito do anterior é insinuado por essa introdução, “pois não”. E é para esse propósito que: "o mundo vindouro não está sujeito a anjos; mas foi sujeito a Jesus: e, portanto, ele é exaltado acima deles.” Isto ele prova do testemunho do salmista, para este propósito, “todas as coisas foram feitas sujeitas ao homem, que por um pequeno tempo foi feito inferior aos anjos; mas esse homem era Jesus.” E essa suposição ele prova: - Primeiro, da parte do homem, absolutamente considerado: "Nós vemos que nem todas as coisas lhe estão sujeitas"; portanto, ele não pode ser intencionado. Em segundo lugar, da parte de Jesus. "Todas as coisas concordam com ele; primeiro, ele foi feito por um pouco menor do que os anjos”, e então ele foi coroado com glória e dignidade, sendo todas as coisas sujeitas a ele; - de tudo o que aparece, que é a ele, e não a anjos, a quem o mundo por vir é colocado em sujeição. "Esta é a série do discurso do apóstolo, em que são muitas as coisas difíceis e "difíceis de entender" que devem ser particularmente consideradas.
O primeiro verso, como foi dito, estabelece a afirmação principal em proposição negativa: “O mundo futuro não está sujeito a anjos”. Uma prova disso está incluída nas próprias palavras; pois a expressão “Ele não pôs em sujeição”, é a mesma do nosso apóstolo como: “Não está escrito em lugar algum ou registrado nas Escrituras”, “não há testemunho disso”, de Deus não é dito em nenhum lugar ter feito isto". Veja o capítulo 1: 5, com a exposição dele.
E estes argumentos negativos da autoridade dos anjos no Antigo Testamento ele estimava neste assunto convincentes e suficientes. Na própria proposição,
1. O assunto disto, "O mundo por vir”; com, 2. Sua limitação, e 3. O predicado, expresso negativamente, “não é submetido aos anjos”, deve ser considerado. O assunto da proposição é:“ O mundo por vir ”(abh µlw [os novos céus e nova terra (oijkoumenh), que Deus prometeu criar, Isaías 65:17, 66:22; que se refere a jyçmh ymy, “os dias do Messias”. Os judeus às vezes chamam isso de "o mundo futuro", embora geralmente por essa expressão eles denotem o mundo da felicidade futura. aqui não é pretendido outro senão o estado prometido da igreja sob o evangelho. Isto, com a adoração de Deus, com relação especial ao Messias, o autor e mediador dela, administrando suas coisas celestiais diante do trono da graça, tornando-a assim espiritual e celestial, e diversa do estado de culto do Antigo Testamento, que era terreno e carnal, era "o mundo por vir" que os judeus procuravam e que neste lugar é pretendido pelo apóstolo. Isto devemos confirmar mais, como a base da exposição que se segue. Que isto, então, é a manifestação do apóstolo aparece, - Primeiro, da limitação anexada, peri h = v lalou- homens, “concernente ao que tratamos”. Este é o mundo do qual ele trata com os hebreus nesta epístola, a saber, o estado evangélico da igreja, a adoração que ele tinha nas palavras imediatamente precedentes os pressionado à sua observação; e não apenas isso, mas também o descreveu por aquele estado em que os dons miraculosos do Espírito Santo eram dados e desfrutados. E a menção deles nas palavras imediatamente precedentes é aquela descrição do mundo por vir a qual o apóstolo nestas palavras se refere, “concernente ao que falamos”. E a tradição deste novo mundo, ou a restauração de todas as coisas sob o Messias, foi um dos principais relatos da verdade recebida entre os judeus, a que o apóstolo os pressiona. O “mundo” lá, por uma sinédoque usual, é colocado para a Terra habitável, que o Filho de Deus criou e veio a ela, João 1:11. Aqui, um certo estado e condição das coisas no mundo, sobre o qual ele tratou com os hebreus, é pretendido. Além disso, aqueles que assim mudariam a palavra (Grotius, Crellius, Schlichtingius), pelo mundo, capítulo 1: 6, entendem o próprio céu, o estado de glória, que não é aqui insistido pelo apóstolo; pois, em segundo lugar, ele trata daquilo que já foi feito, na coroação de Jesus com glória e honra, como as palavras seguintes o manifestam. Essa coroação dele foi em sua ascensão, como já demonstramos antes. Então não foi o estado de glória submetido a ele, porque não havia ainda então. O mundo do qual o apóstolo trata imediatamente ficou sujeito a Jesus, isto é, a igreja do Novo Testamento, quando Deus o ungiu rei sobre o seu santo monte de Sião; e, portanto, no Salmo 8 há menção feita àquelas outras partes da criação, a serem unidas nesta sujeição, que não têm relação com o céu. Terceiro, o apóstolo não trata diretamente em nenhum lugar desta epístola sobre o céu, ou o mundo abençoado por vir. Ele frequentemente menciona o céu, não absolutamente, de fato, mas como pertencendo ao mundo evangélico, como sendo o lugar da residência constante do sumo sacerdote da igreja, e onde também a adoração é celebrada através da fé. Em quarto lugar, o apóstolo nestas palavras, insiste na antítese em que ele prossegue em todo o seu discurso entre a Igreja judaica e a evangélica; porque, seja qual for o poder que os anjos possam ter sobre as coisas anteriormente, este mundo vindouro, diz ele, não lhes é sujeito. Agora, não é o céu e a glória que ele opõe ao estado judaico d igreja e à adoração, mas ao evangelho, como encontraremos no progresso da epístola. Portanto, se por “o mundo futuro”, o eterno e abençoado estado de glória for projetado, para começar em ou após o julgamento geral, então aqui está uma promessa que aquela propriedade abençoada deve ser submetida a Jesus Cristo como mediador; mas isto é diretamente contrário ao que é revelado em outra parte pelo mesmo apóstolo, concernente às transações entre o Pai e o Filho como mediador naquele dia, 1 Coríntios 15:28: “E quando todos forem submissos a ele, então o Filho também se submeterá àquele que colocou todas as coisas debaixo dele, para que Deus seja tudo em todos.” - palavras que, se não afirmam absolutamente a cessação do reino do mediador, mas somente a ordem de todas as coisas até a eternidade em sua sujeição a Deus por Cristo, contudo, eles são claramente exclusivos da concessão de um novo poder ou autoridade a ele, ou de uma nova sujeição de todas as coisas a ele. Acrescente a tudo isso que o apóstolo prova a sujeição deste mundo ao Senhor Jesus Cristo, e não aos anjos, por um testemunho que expressa diretamente as coisas presentes deste mundo, antecedentes ao dia do juízo. Do que foi dito, nós concluímos que “o mundo por vir”, aqui expresso, é o estado e adoração da igreja sob o Messias, assim chamado pelo apóstolo, de acordo com a denominação usual que então obtivera entre os judeus, e permitida por ele até que a igreja mosaica foi totalmente removida. E ele depois declara como isso também abrangia o próprio céu, por causa da residência de nosso sumo sacerdote no Santo dos Santos, não feito por mãos, e a contínua admissão dos adoradores ao trono da graça. Este é o assunto da proposição do apóstolo, aquela concernente ao que ele trata. Com relação a este mundo, o apóstolo primeiro declara negativamente, que não está sujeito a anjos. A sujeição deste mundo a qualquer um, é tal disposição que ele ou aqueles a quem é submetido deve, como o senhor dele, erigir, instituir, ou configurá-lo, governar e dispor dele sendo erigido, e julgar e recompensá-lo no final do seu curso e tempo. Isto é negado a respeito de anjos, e a negação provada tacitamente, - porque nada disso é testificado na Escritura. E aqui o apóstolo evita uma objeção que possa surgir do poder dos anjos na e sobre a igreja de antigamente, como alguns pensam, ou melhor, procede em seu desígnio em exaltar o Senhor Jesus acima deles, e assim prefere a adoração do evangelho antes daquela prescrita pela lei de Moisés: pois ele parece admitir que a antiga igreja e a adoração eram de uma espécie sujeita a anjos; esta do mundo por vir sendo única e imediatamente em poder de Jesus, que em todas as coisas deveria ter a preeminência. E isso vai aparecer ainda mais se considerarmos as instâncias acima mencionadas em que a sujeição deste mundo não será dada a anjos em sua ereção ou instituição. Essa obra não foi confiada a eles, como o apóstolo declara na entrada desta epístola. Eles não revelaram a vontade de Deus em relação a ela, nem foram confiados com autoridade para erguê-la. Alguns deles, de fato, foram empregados em mensagens sobre o seu trabalho preparatório, mas eles não foram empregados nem para revelar os mistérios dele, com os quais eles não estavam familiarizados, nem autoritariamente em nome de Deus para erguê-lo. Porque eles não conheciam a sabedoria de Deus na natureza e mistério desta obra, senão pelos seus efeitos na própria obra, Efésios 3: 9,10, que eles olhavam e investigavam, para aprender e admirar, 1 Pedro 1:12 ; e, portanto, não poderia ser confiado com autoridade para a sua revelação e a edificação da igreja. Mas as coisas eram de outra maneira no passado. A lei, que foi a base do estado da igreja judaica, foi dada “pela disposição dos anjos”, Atos 7:53, Gálatas 3:19; e nosso apóstolo aqui a chama de “a palavra falada pelos anjos”. Eles foram, portanto, enviados por Deus para dar a lei e as ordenanças dela ao povo em seu nome e autoridade; o qual, sendo o fundamento da igreja Mosaica, foi até agora posto em sujeição a eles. Em segundo lugar, não é posto em sujeição aos anjos quanto à regra e disposição de ser erigida. Seu ofício neste mundo é um ministério, Hebreus 1:14, não uma regra ou domínio. Governo sobre a igreja eles não têm nenhum, mas são levados a uma coordenação de serviços com aqueles que têm o testemunho de Jesus, Apocalipse 19:10, 22: 9; estando igualmente conosco submetidos a Àquele, em quem eles e nós estamos reunidos em uma só cabeça, Efésios 1:10. E de sua presença ministerial nas congregações de crentes nosso apóstolo pressiona as mulheres à modéstia e sobriedade em seu hábito e comportamento, 1 Coríntios 11:10. E a igreja do passado tinha uma percepção dessa verdade, da presença de um anjo ou anjos em suas assembleias, mas para presidir a eles. Por isso é que é dada a cautela relativa à adoração a Deus, Eclesiastes 5: 5,6: “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?” Jurando e não pagando, trouxe a um homem sobre sua carne, isto é, a ele mesmo e sua posteridade, uma culpa que não deve ser tirada com desculpas de pressa ou precipitação feitas ao anjo que preside em sua adoração, para levar em conta o devido desempenho. É verdade que o poder soberano absoluto sobre a igreja do passado estava somente no Filho de Deus; mas um poder especial e imediato sobre ela foi confiado aos anjos. E daí era o nome de Elohim, “deus”, “juiz”, “poderoso”, comunicado a eles, a saber, de sua autoridade sobre a igreja; aquele nome expressando a autoridade de Deus quando a ele foi atribuído. E por causa disso, agindo em nome e representando a autoridade de Deus, os santos da antiguidade tinham a apreensão de que, ao verem um anjo, deveriam morrer, por causa dessa palavra de Deus, que ninguém deveria ver seu rosto e viver, Êxodo 33:20 Então temos Manoá expressamente nisto, Juízes 13:22. Ele sabia que era um anjo que lhe aparecia e, no entanto, dizia à sua esposa: “Certamente morreremos, porque vimos Elohim” - um anjo investido da autoridade de Deus. E, portanto, não é improvável, mas que pode haver um respeito ou adoração devido aos anjos sob o Antigo Testamento, que eles próprios declaram não ser dado a eles sob o Novo, Apocalipse 19; não que eles sejam degradados por qualquer excelência ou privilégio que antes gozassem, mas que os adoradores sob o Novo Testamento, por meio de sua relação com Cristo, e a exaltação de sua natureza em sua pessoa, são libertos daquele estado menor, em que não diferiram dos servos, Gálatas 4: 1, e avançaram em igualdade de liberdade com os próprios anjos, Hebreus 12: 22-24, Efésios 1:10, 3:14, 15; como entre os homens pode haver um respeito devido de um inferior a um superior, que pode cessar quando ele é avançado na mesma condição com o outro, embora o superior não seja de todo rebaixado. E até hoje os judeus afirmam que os anjos devem ser adorados com algum tipo de adoração, embora eles expressamente neguem que eles devem ser invocados ou adorados. Além disso, sobre seu poder e autoridade na disposição dos interesses externos da igreja de antigamente, muito mais poderia ser declarado das visões de Zacarias e Daniel, com suas obras nas duas grandes libertações típicas do Egito e da Babilônia. Mas não devemos aqui insistir em particularidades. Terceiro: Quanto ao poder de julgar e recompensar no último dia, é manifestamente evidente que Deus não colocou este mundo em sujeição a anjos, mas somente a Jesus. Isto, então é a principal proposta que o apóstolo prossegue em seu argumento atual. O efeito mais glorioso da sabedoria, poder e graça de Deus, e aquele em que todas as nossas preocupações espirituais aqui estão envolvidas, consiste no estado abençoado da igreja, com as consequências eternas dela, que, tendo sido prometidas desde a fundação do mundo, agora seria erigido nos dias do Messias. “Para que você possa”, diz ele, “não mais apegar-se às suas antigas instituições, porque foram dadas a você por anjos, nem anseiem por tais obras de admiração e terror como se comparecesse à sua disposição da lei no deserto, considere que a tão esperada e desejada propriedade abençoada deste mundo, não é de nenhuma forma submetida a anjos, ou confiada à sua disposição, sendo a sua honra inteiramente reservada para outro. “Tendo assim fixado o sentido verdadeiro e próprio deste versículo, nós podemos parar um pouco aqui, para consultar as observações que ele oferece para nossa própria instrução. Muitas coisas em particular podem ser ensinadas, mas eu devo insistir em apenas uma, que é abrangente do desígnio do apóstolo, e é, - Que este é o grande privilégio da igreja do evangelho, que, nas coisas da adoração de Deus, é sujeita e imediatamente depende somente do Senhor Jesus Cristo, e não de qualquer outro, sejam anjos ou homens. Que este é o privilégio disso, e que é um grande e abençoado privilégio, aparecerá tanto em nossa consideração do que é e em que consiste. E, entre muitas outras coisas, estas consequências estão contidas nelas: 1. Que o Senhor Jesus Cristo é a nossa cabeça. Então foi prometido de antemão que “seu rei passaria diante deles, e o Senhor sobre eles”, Miqueias 2:13. Ele será seu rei, cabeça e governante. Deus agora reuniu todas as coisas, todas as coisas de sua igreja, em uma cabeça em Cristo, Efésios 1:10. Eles estavam todos dispersos e desordenados pelo pecado, mas agora são todos reunidos e colocados em ordem sob uma única cabeça. Ele o tem “dado para ser o cabeça de todas as coisas para a igreja”, versículo 22. Toda a soberania sobre toda a criação, que está confiada a ele, é somente para este fim, para que ele seja a cabeça mais perfeita e gloriosa para a Igreja. Ele é aquela cabeça sobre a qual todo o corpo tem sua dependência regular e ordenada, Efésios 4: 15,16; "A cabeça do corpo, a igreja", Colossenses 1:18; “A cabeça de todo homem”, isto é, de todo crente, 1 Coríntios 11: 3, Efésios 5:23. E isso é em toda parte proposto tanto como nossa grande honra e nossa grande vantagem. Estar unidos a ele, sujeitados a ele como nossa cabeça, nos dá honra e segurança. Que honra maior podemos ter, do que sermos livres daquele corpo do qual ele é a cabeça, do que sermos súditos de seu reino? Que segurança maior do que unir-se inseparavelmente a quem está na glória investido de todo poder e autoridade sobre toda a criação de Deus, tudo o que pode nos fazer bem ou mal? 2. Que ele é a nossa única cabeça. A igreja é colocada em sujeição ao Senhor Jesus Cristo para não se sujeitar a nenhuma outra. É verdade que os membros da igreja, como os homens da terra, têm outras relações, em que estão ou podem estar sujeitos uns aos outros - filhos aos pais, servos aos senhores, pessoas aos governantes; mas quando são membros da igreja, estão sujeitos a Cristo e a nenhum outro. Se algum outro foi ou poderia ser uma cabeça para eles, eles devem ser anjos ou homens. Quanto aos anjos, nós temos aqui claramente testificado que a igreja não é sujeita em nada a eles. E entre os homens, os apóstolos de todos os outros poderiam dar a justa reivindicação a esse privilégio e honra; mas eles se negam abertamente a qualquer pretexto para isso. Assim, Paulo, em 2 Coríntios 1:24, “não temos domínio”, governo, senhorio, liderança, “acima de sua fé”, qualquer coisa que diga respeito à sua obediência a Deus e à sua adoração; “Mas somos ajudadores de sua alegria”. E novamente diz: “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor”, o único Senhor; “E nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus”, 2 Coríntios 4: 5. E Pedro, como deve parecer, prevendo que alguns dos que viriam depois iriam fingir tal preeminência, adverte os presbíteros de que eles não devem se considerar “senhores da herança de Deus”, 1 Pedro 5: 3. E isso eles fizeram em busca das instruções e encargo que seu Senhor e Mestre lhes deu, Mateus 20: 25-27, onde ele os adverte que eles não devem pensar em dignidade nem domínio sobre a igreja, mas se aplicarem com toda a humildade ao serviço dele; para o qual ele em outro lugar acrescenta sua razão, ou seja, que todos os seus discípulos têm um Senhor e Mestre, e não mais, João 13:13, Mateus 23: 8,10. E é uma confusão lamentável que os papistas se envolvam nesse assunto; pois, em primeiro lugar, eles colocam a igreja integral em sujeição a um homem, a quem chamam o papa, o pai comum e mestre dos cristãos, a cabeça da igreja e depois submetem-se a ele e aos anjos, na adoração e invocação deles, - a maior sujeição possível; quando a Escritura designa uma única cabeça da igreja expressamente, o Senhor Jesus, e declara plenamente que ela não é submetida aos anjos de modo algum. O Senhor Jesus Cristo não é apenas a única cabeça em geral para toda a igreja, mas também para todo crente individual na igreja: “A cabeça de todo homem é Cristo” (1 Coríntios 11: 8). Ele é assim para todo crente, respectivamente e separadamente; e isso em ambos os sentidos em que ele é uma cabeça - isto é, de acordo com o uso natural e metafórico da palavra. Pois, - (1.) Ele é o único chefe de influência vital para toda a igreja e todos os seus membros. A partir da cabeça natural, todas as influências da vida, para subsistência, movimento, ação, orientação e direção, são comunicadas a todo o corpo e a todos os seus membros; assim, somente do Senhor Jesus Cristo, como ele é a cabeça espiritualmente vital da igreja, em quem estão as fontes da vida e toda graça vivificante, são comunicados a toda a igreja, e todo crente nela, tanto o primeiro princípio vital vivificador da vida em si e todos os fornecimentos e influências sucessivas da graça, para vivificar, fortalecer, agir, guiar e orientá-los. Isso mesmo declara, comparando a relação de todos os crentes com ele aos ramos da videira, João 15: 2,4; que não têm vida, senão em virtude de sua união com a videira, nem seiva para a fertilidade, senão o que dela deriva; que ele ensina expressamente, no versículo 5, “Sem mim”, diz ele, “nada podeis fazer”. E isso o apóstolo nos anima, à semelhança do corpo natural, Colossenses 2:19. E essa colocação de toda a plenitude no Senhor Jesus Cristo, como a cabeça da igreja, de que todo e todo membro dela possa prover suprimentos necessários para si mesmos, é totalmente ensinado no evangelho. Por isso a igreja é chamada “a plenitude de Cristo” (Efésios 1:23); ou aquela para onde Cristo comunica de sua plenitude da graça, até que ela chegue à medida ou grau de crescimento e perfeição que ele graciosamente designou a ela. E ninguém, suponho, contenderá, que o Senhor Jesus Cristo é a única cabeça da igreja neste sentido. Não tem dependência espiritual de nenhum outro pela graça. Se alguém acha que pode ter graça de alguém que não seja somente Cristo, sejam anjos ou homens, que se entregue a eles, mas saiba com certeza que "abandona a fonte de águas vivas" por "cisternas rotas", não lhe dará alívio. (2) Ele é o único chefe de governo de toda a igreja e de todos os seus membros. Esse governo da igreja diz respeito a toda obediência que ela concede a Deus em sua adoração. E para uma cabeça aqui é requerido que ele dê regras e leis perfeitas para todas as coisas necessariamente pertencentes a ela, e tome cuidado para que sejam observadas. E aqui surge um grande concurso no mundo. Os papistas, em nome de seu papa e outros sob ele, afirmam ser compartilhadores com o Senhor Jesus Cristo nesta sua liderança; e eles nos persuadiriam de que ele mesmo designou que assim fosse. As Escrituras nos dizem que ele era fiel em toda a casa de Deus, como era Moisés, e que como um senhor sobre sua própria casa, para erigir, reinar e estabelecer. E de si mesmo, quando dá comissão a seus apóstolos, ordena que ensinem os homens a fazer e observar tudo o que ele lhes ordenou; e assim nos dizem que nos entregaram o que receberam do Senhor e nos mandam não ser sábios acima do que está escrito. Mas eu não sei como é que estes homens pensam que o Senhor Jesus Cristo não é uma cabeça completa nesta questão, que ele não instituiu todas as regras e leis que são necessárias e convenientes para o cumprimento correto da adoração a Deus e obediência da igreja; pelo menos, que um pouco pode ser adicionado ao que ele designou, que pode ser muito para o benefício da igreja. E isso eles consideram ser seu trabalho, em virtude de eu não saber qual foi garantia não selada, e comissão não escrita. Mas acrescentar qualquer coisa na adoração a Deus às leis da igreja é exercer autoridade sobre ela, domínio sobre sua fé, e fingir que este mundo vindouro, esse estado abençoado da igreja do evangelho, será submetido à submissão deles, embora não seja assim para os anjos; - um pretexto vaidoso e orgulhoso, como no último dia ele aparecerá. Mas você dirá: "Cristo dá suas leis somente à sua igreja integral, e não a crentes individuais, que os recebem da igreja; e assim ele não é uma cabeça imediatamente a cada um em particular.” Eu respondo que o Senhor Jesus Cristo comete suas leis para o ministério da igreja para ensiná-las aos crentes; mas sua própria autoridade afeta imediatamente a alma e a consciência de todo crente. Aquele que se sujeita corretamente não o faz com a autoridade da igreja, pela qual são ensinados, mas sob a autoridade de Cristo, por quem são dados e promulgados. 3. Daí resulta que, como ele é a nossa única cabeça, ele é a nossa cabeça imediata. Temos nossa dependência imediata dele e nosso acesso imediato a ele. Ele, de fato, designou meios para comunicar sua graça a nós e para o exercício de seu governo e autoridade sobre nós. Tais são todas as suas ordenanças, com os ofícios e oficiais que ele designou em sua igreja; o primeiro de que ele exige que sejamos constantes no uso, o segundo requer nossa obediência e submissão. Mas estes pertencem apenas ao caminho de nossa dependência, e não impedem que nossa dependência seja imediata sobre si mesmo, sendo ele o objeto imediato de nossa fé e amor. A alma de um crente não descansa em nenhuma dessas coisas, mas somente faz uso delas para confirmar sua fé em sujeição a Cristo: pois todas essas coisas são nossas, são designadas para nosso uso, e nós somos de Cristo, como ele é Deus, 1 Coríntios 3: 21-23. E assim nós temos o nosso acesso imediato a ele, e não, como alguns tolamente imaginam, por santos e anjos, e por ele a Deus, até ao trono da graça. 4. Este privilégio é grandemente ampliado, na medida em que a igreja se torna sujeita a Cristo somente, e lançada em uma dependência sobre ele, ele seguramente cuidará de todas as suas preocupações.
A igreja antiga argumentou que ela era como um órfão, Oseias 14: 3; isto é, em todo o caminho desamparado, que não tinha nada para aliviar ou socorrê-lo. E o Senhor Jesus Cristo dá isto como uma razão pela qual ele se move para a assistência de seu povo, porque não havia homem que aparecesse em seu auxílio, nenhum intercessor para interpor-se por eles, Isaías 59:16. Agora, Deus tendo colocado a igreja nesta condição, como muitas vezes parece ser completamente órfã neste mundo, assumindo o poder, a graça e a fidelidade somente do Senhor Jesus Cristo; não pode ser como se fosse uma grande obrigação para ele cuidar dela e provê-la em todos os momentos. Eles são membros de seu corpo, e ele sozinho é a cabeça deles; eles são súditos de seu reino, e somente ele é seu rei; eles são filhos e servos de sua família, e somente ele é seu pai, senhor e mestre; e pode esquecê-los, pode desconsiderá-los? Se tivessem sido comprometidos com o cuidado dos homens, pode ser que alguns deles tivessem lutado por eles, embora sua fidelidade seja sempre suspeita, e sua força seja uma coisa de nada; se tivessem sido sujeitados a anjos, teriam observado o seu bem, ainda que sua sabedoria e capacidade fossem limitadas, de modo que nunca poderiam ter garantido sua segurança. Isto têm somente no Senhor Jesus. Seu cuidado especial, como seu poder e fidelidade são infinitamente superiores aos de qualquer mera criatura, também os excede no cuidado e vigilância para o nosso bem. E todas essas coisas estabelecem suficientemente a grandeza desse privilégio da igreja. E há duas coisas que tornam necessária e razoável esta liberdade e exaltação da igreja: 1. Que Deus tenha exaltado nossa natureza, na pessoa de seu Filho, em uma condição de honra e glória, de modo a ser adorado por todos os anjos do céu, e não era conveniente que em nossas pessoas, quando unidos a Cristo como nossa cabeça, fôssemos submetidos a eles. Deus não permitiria que, ao mesmo tempo, houvesse a mais estrita união entre a cabeça e os membros, deveria haver tal interposição entre eles como que os anjos deveriam depender da cabeça deles, e os membros deveriam depender de anjos; o que de fato destruiria totalmente a união e o intercurso imediato que há e deveria existir entre eles. 2. Deus se agrada de Jesus Cristo para nos levar a uma santa comunhão consigo mesmo, sem qualquer outro meio de comunicação, mas somente com a nossa natureza, pessoalmente e inseparavelmente unida à sua própria natureza em seu Filho. E nisso também nossa submissão aos anjos é inconsistente. Essa ordem de dependência declara o apóstolo, em 1 Coríntios 3: 22,23: “Todas as coisas são vossas; e sois de Cristo; e Cristo é de Deus”. Como não há interposição entre Deus e Cristo, não há mais entre Cristo e nós, e somente nele e por ele nos relacionamos com o próprio Deus. E isso deve nos ensinar: (1) A equidade e necessidade de nossa obediência universal a Deus em Cristo. Ele nos libertou da sujeição a homens e anjos, para que pudéssemos servi-lo e viver para ele. Ele nos levou a ser seus peculiarmente, sua porção, de quem ele espera toda a sua receita de glória fora deste mundo. E ele não nos deixou nenhuma pretensão, nem desculpa, pela negligência de quaisquer deveres de obediência que ele requer de nós. Não podemos alegar que tivemos outro trabalho a fazer, outros senhores e mestres para servir; ele nos libertou de todos eles, para que fôssemos dele. Se um rei leva um servo para dentro de sua família, e assim libera-o e não o responsabiliza por qualquer outro dever ou serviço, não pode ele justamente esperar que tal pessoa seja diligente na observação de todos os seus mandamentos, especialmente considerando também a honra e vantagem que ele tem por ser levado perto de sua pessoa, e empregado em seus negócios? E Deus não esperará muito mais de nós, considerando quão excessivamente o privilégio que temos por esta relação com ele ultrapassa tudo o que os homens podem alcançar pelo favor dos príncipes terrenos? E se nós escolhermos outros senhores de nossa parte para servir, se formos assim, independentemente de nós mesmos, que serviremos nossos desejos e o mundo, quando Deus nos respeitou tanto quanto a ponto de não permitir que fôssemos sujeitos aos anjos do céu, quão indesculpável será nosso pecado e nossa loucura? "Você será para mim", diz Deus, "e não para qualquer outra coisa." E não seremos infelizes se não gostarmos deste acordo? (2) Para o modo de nossa obediência, como devemos nos empenhar para que seja real

 
   
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