Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5374 - BOCAGE - Do lírico ao satírico - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 622
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

BOCAGE - Do lírico ao satírico

Um dos maiores sonetistas em língua portuguesa navegava com igual desenvoltura na poesia lírica e na satírica. Manuel Maria L´Hedoux Barbosa du Bocage, nascido em Setúbal, Portugal, em 15 de setembro 1765, participou da Nova Arcádia portuguesa, adotando o pseudônimo de Elmano Sadino. Porém, em pouco tempo, após satirizar os companheiros de movimento, romperia com eles.
De vida agitada, Bocage possuía um espírito aventureiro. Era boêmio, contra a monarquia e o catolicismo, o que lhe rendeu várias inimizades. Ainda aos 21 anos, alistou-se na marinha e embarcou para a Índia – estando em Goa, Macau e Damão. Chegou a passar pelo Brasil, aportando no Rio de Janeiro. Discípulo de Camões, o poeta por várias vezes citou paralelos entre a sua vida e a do mestre.
Irreverente, Bocage ironizava a nobreza e o clero de seu tempo com sonetos satíricos que, muitas vezes, eram recheados de conteúdo obsceno. Foi notável repentista, conhecido por fazer versos de improviso, e, como cita Oscar Lopes, é considerado “o primeiro poeta português que por várias vezes se retratou”, a ponto de ligar seu nome a episódios que fazem parte do anedotário popular.
Em 1797, foi preso e condenado por impiedade, passando pelas masmorras do Limoeiro e da Inquisição, pelo claustro de São Bento e pelo Real Hospício dos Necessitados, dirigido pelos padres oratorianos. Ao fim desse período, o poeta se retrata e passa a viver conforme as convenções morais e religiosas da época, trabalhando, inclusive, com Frei José Mariano da Conceição Veloso, um frade brasileiro.
Bocage, mesmo com sua postura árcade, já lançava as bases do romantismo em sua poesia lírica, marcada pela oposição entre razão e sentimento. Para José de Nicola, “o subjetivismo, a confidência da sua vida interior, a auto-lamentação, a confissão” são as novidades introduzidas por Bocage, que aliadas ao rigor formal de sonetista geraram uma poesia original.
Publicou em vida “Rimas”, em três volumes. Em 21 de dezembro de 1805, quando faleceu em Lisboa, o múltiplo Bocage dedicava-se a um grande trabalho de tradução (que foi incluído na edição póstuma “Poesias”, de 1853). Sua data de nascimento é feriado municipal em Setúbal, prova do orgulho de sua cidade natal para com o poeta.

(Parte da coletânea "História de Poetas". Publicado no site www.williammendonca.com em 26/10/08.)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1