Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5365 - ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1096
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura

O limite entre a profissão de dramaturgo, o pensamento teatral e a loucura foi muito tênue ao longo da vida do escritor e dramaturgo Antonin Artaud, nascido em Marselha a 4 de setembro de 1896. A doença mental que marcou sua obra e sua vida manifestou-se desde cedo, provocando diversas internações. As várias rejeições públicas aos seus métodos teatrais provocaram um aumento do seu isolamento e desaguaram em uma das obras basilares do teatro moderno: “Manifesto do Teatro da Crueldade”, em 1932.
Artaud radicou-se em Paris, em 1920. Cinco anos depois, publicou seu primeiro livro de poemas, com acento surrealista. Em 1927, uniu-se a Roger Vitrac e fundou o teatro Alfred-Jarry, que foi o palco de suas principais montagens de vanguarda, com destaque para “Ventre queimado, ou a mãe louca”, pelas quais foi amplamente hostilizado pela crítica parisiense e mal compreendido pelo público.
Para Artaud, o teatro tradicional caminhava para a morte e, como um profeta de sua arte, procurou apontar um novo caminho. Não sendo um teórico típico, Artaud não se preocupou em escrever de forma sistemática e seus principais escritos foram reunidos na obra “O Teatro e seu duplo”, incluindo dois manifestos sobre o Teatro da Crueldade.
De acordo com a visão de Artaud, o teatro só tinha sentido se estivesse ligado ao sofrimento básico, primordial do ser humano. Ele propunha a utilização de instrumentos do teatro em sua origem, apontando para a tragédia antiga e para a Idade Média como momentos teatrais a servirem de manancial para o novo modelo.
Artaud considerava necessário fazer renascer no público a experiência do terror. A direção teatral deveria voltar-se para o mágico, o feérico, fugindo dos padrões tradicionais. Para atingir essa nova dimensão, ele também se apropriou de elementos da arte do extremo oriente, como manifestações do teatro tradicional japonês.
Após não ter resistido às críticas em sua experiência com o teatro Alfred-Jarry, Antonin Artaud chegou a viver entre os índios Tarahumara, no México, em 1936, e ficou internado de 1937 a 1946, em virtude de seus problemas mentais. Em “O Teatro e seu duplo”, o que sobressai é o gênio atormentado – que enxergou muito adiante de seu tempo e não resistiu ao choque entre a razão e a arte. Faleceu em 4 de março de 1948, em Ivry-sur-seine.

(Parte da coletânea "Gente de Teatro". Publicado no site www.williammendonca.com em 16/05/2009.)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1