Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20559 - A EXCEÇÃO - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 859
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A EXCEÇÃO

Toda a regra tem a sua exceção; existe e sempre está no meu caminho fosse algum desequilíbrio social ou, talvez, o adorno nos fatos corriqueiros. É o que vejo na poesia de Jurandir Bezerra, no livro Os Limites do Pássaro, “Sinônimo de paz / não é o lago, nem o cisne, / mas teus olhos...”
A exceção é questionável quando me permito dizer que só é permitida para “os mesmos”; para os amigos ou para “grandes ambições”, não me fazendo saber exatamente o que esperar dela. Por vezes, sinto-me apreensiva, noutras a encontro favorecendo o “especial” na tentativa de equilíbrio entre o necessário e o justo.
Sou curiosa e tento lidar com a exceção com o risco e o medo; fracasso e sucesso. Tudo é possível, quando meu ritmo permite sobrar tempo, para descobrir a exceção como expectativa e oportunidade de me encantar com o mundo; motivo-me no criar uma realidade superior, então, passo horas ouvindo música e lendo, principalmente, poemas.
Foi como cheguei à conclusão de que o poeta é exceção, porque ele finge não conhecer as regras, apresentando-se esplendoroso em expressões românticas e/ou ríspidas, alegres e/ou tristes. Difícil para ele colocar o “pé no freio”, pois, diariamente vive a sua imaginação. Expõe-se em estímulos no descrever a situação – fictícia - em que todos estão felizes ou tristes. Mesmo o sorriso, às vezes, ele descreve tristemente. Mas, se revela completo em sua medida e ousado na sua emoção. Encontro em Vera Casa Nova, “Em cada verso se escreve o soluço / Em cada verso se inscreve o desejo / Dos dias melhores saudades, / Dos corpos amados prazer...”
Costumamos retratar como diferente o ritmo do poeta, por trabalhar livremente sua consciência poética ao se apropriar das situações do viver, principalmente, na busca incessante da exceção, ao construir o poema em forma de conhecimento, com o que se habilita a promover o mundo. Maneira que seu olhar seleciona para criar, enquanto resguarda segredos e palavras que gritam por liberdade; para Getúlio Neves, “... esperança é uma / palavra opaca / e permanecemos cegos, espelho / da nossa incerteza.”
O poeta não tem a obrigação de explicar; sim, de vivenciar e descrever a situação incomum: a exceção. Joaquim Cardozo coloca, “... Neste teu fruto esplêndido e vazio / Há um timbre, uma cor, um calafrio / De descobertas e de profecias...”

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1