Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19440 - CORTE(S) - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 631
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CORTE(S)

Tenho assistido a muitos cortes na área profissional, que acontecem por vários motivos. Apesar de eu levar uma vida normal, fico angustiada em descobrir a ocorrência de tais estratégias por parte dos patrões, ao agirem em prol do aumento de suas conquistas.
Cortes são palavras e conceito discutível, pois, envolve vários significados. Seja qual for a meta, pequena ou grande, é possível deparar-nos com tais cortes, de energia, água e telefone; na censura de gestos, palavras e na contenção de despesas. Realidade dura e delicada que exige o querer lutar por causa justa, desejando integração num mundo em que os cortes teimam em nos separar. O comportamento diante do tema revela que só conseguimos pensar em nós mesmos, como sobreviventes na área profissional. Fernanda Montenegro expressa, “A grande diferença entre a crítica e os atores é que nós estamos no palco por uma grande vocação. O crítico muitas vezes está só de passagem”.
Ainda há o significado do rei, com seu entorno de aristocrático e monárquico, excluindo a população – plebe – em geral. Quando nos referimos ao corte, temos a lembrança do “sangra”. Por exemplo, em 1952, uma crítica de Ferreira Gullar corta o talento de Portinari, chamando-o de “pintor esquemático”.
Chama especial atenção os princípios utilizados no corte que, infelizmente, é a da situação que não podemos deixar passar em branco, porque é difícil aceitar o corte quando se trata da sua aplicação sobre a nossa experiência, como flae do cotidiano. Quanto mais moderna a vida, menos tempo temos para nos preocupar com quem foi “cortado” do nosso meio de trabalho ou do grupo de amigos, pois, tomamos caminhos opostos e a competividade é grande – “hoje ele, amanhã eu”.
Penso podermos evitar os cortes e reconstruirmos as chances de minimizarmos os riscos. Ao assumirmos tal responsabilidade profissional e social, estamos compartilhando a liberdade de expressão ao nos conectar com a vida. Conscientemente, vozes se multiplicam e inspirações refletem sobre o que, e quem, é significativo na obtenção de rotina flexível e de vida plena em diferentes situações do dia a dia. Postura que pode trazer emoções no elaborar e transformar em desafio a imaginação; como em Aparício Torelly, conhecido como o Barão de Itararé, humorista e frasista, que colaborou em pasquins na faculdade de Medicina em Porto Alegre. Sobre ele, Jaime Brener conta que, numa prova de anatomia, o professor lhe perguntou, ”Quantos rins nós temos?” Ele respondeu, “Quatro... Dois eu mais dois o senhor se for uma pessoa normal”.
Corte(s) são males que cortam nosso crescimento pessoal e, também, dizimam a criatividade e a espontaneidade, as paisagens, o brilho do Sol, o verde da grama, o frescor da chuva, o sorriso e a lágrima; exterminam o passado no presente e, ainda, buscam nos fazer culpados pelo modo pessoal com que respondemos ao vivenciar os ataques.
Pergunto: será que lembramos todos os tipos de cortes sofridos no decorrer da vida?

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1