Rede Social Educativa Efuturo - Página Principal de perfil dos nossos professores e alunos. ROSSANA OLIVEIRA 




ROSSANA OLIVEIRA
ROSSANA OLIVEIRA
Educares (pontos)20
Seguindo: 0
Seguido por: 0
Rede Efuturo: Banner inicial para personalizar. 71865


Conheça o nosso novo projeto. Moderno e com os melhores jogos digitais.
Atividades para classes comuns e inclusivas. Diversos softwares para TEA.
Grátis.
https://www.epedagogia.com.br



Página Pessoal - O que está pensando? Compartilhe seu conhecimento!
   ROSSANA OLIVEIRA


Esquistossomose
É uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”. O período de incubação, ou seja, tempo que os primeiros sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de duas a seis semanas. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância como problema de saúde pública.
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercarias e ficam livres nas águas naturais. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas.
Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e sexo, pode ser infectada com o parasita da esquistossomose, mas as situações abaixo são grandes fatores de risco para se contrair a infecção:
Existência do caramujo transmissor;
Contato com a água contaminada;
Fazer tarefas domésticas em águas contaminadas, como lavar roupas;
Morar em região onde há falta de saneamento básico;
Morar em regiões onde não há água potável.
Sintomas:
Diarréia
Dor abdominal
Fraqueza
Náusea
Vômito
A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados, implementação de medidas de saneamento básico, educação em saúde.