Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 7798 - O Dia do Livro - PEDRO PAULO DA SILVA MEDEIROS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1061
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O Dia do Livro

O QUE É UM LIVRO
O livro encerra histórias, memórias, recordações. É símbolo do conhecimento e da sabedoria.
Tem sido, ao longo dos tempos, uma arma poderosa para novas ideias e novas filosofias e costumes. A função fundamental do livro é constituir um suporte de escrita. Ao longo da história, assumiu muitos aspectos. Foram sendo criados vários suportes de escrita: placas de argila , papiro, pergaminho e por fim a primeira encadernação a existir na história.

O CÓDEX
Podemos dizer que representa o “nascimento” do livro pois usou-se a costura de folhas de pergaminho cosidas à mão como forma de compilar paginas, tornando o livro mais fácil de manusear. O primeiro Códex conhecido remonta à era cristã em Roma. O Códex Vaticanus que deve o seu nome por se encontrar na Biblioteca do Vaticano desde o Séc. XV, remonta ao Séc. IV. escrito em grego é considerado um dos melhores textos do Antigo e Novo Testamento. Foi então assim pela costura de diversas “folhas” de pergaminho que nasceu o livro. O pergaminho é uma pele de origem animal submetida a um tratamento especial que a deixa com uma superfície lisa e macia. O pergaminho pode ser preparado a partir de peles de diferentes animais, tal como de carneiro, vitela, antílope e porco, sendo a pele de cabra a mais comum.

O PAPEL
O papel substituiu gradualmente o pergaminho. Surgiu na China no século II, embora só tenha chegado à Europa Cristã bastante mais tarde, já no século XIII. O principal ingrediente do papel é a fibra de celulose, trabalhada em pasta. A esta pasta acrescentam-se aditivos diversos, que variam de acordo com o tipo de fabrico e finalidade do papel. E é exatamente a qualidade da matéria-prima e o processo de fabrico que vão influenciar largamente a conservação deste material. Este material, mais funcional que o pergaminho, mas também menos resistente, vem abrir novos horizontes ao livro enquanto suporte de escrita, permitindo volumes com maior quantidade de texto, facilmente transportáveis. PPSM

Fonte: Citaliarestauro

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de PEDRO PAULO DA SILVA MEDEIROS:
A HUMANIDADE PELA FÉ Autor(a):
Anatomia do Leitor Autor(a):
Bom Dia! Autor(a):
Constituindo uma Relação Autor(a):
Dialogando com Filhos Autor(a):
Diferenças Psicoterápicas Autor(a):
Educação Autor(a):
Educação Moral e Cívica Autor(a):
Feliz Natal Autor(a):
ILUSÃO MARCIANA Autor(a):
Motivação Autor(a):
O Dia do Livro Autor(a):
O hábito do Fumo Autor(a):
O Livro Autor(a):
Poema - Teócrito Autor(a):
POLÍTICA Autor(a):
Reflexão Autor(a):
Reflexão Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1