Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 11079 - O Que Nossas Igrejas Necessitam - SILVIO DUTRA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 780
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O Que Nossas Igrejas Necessitam

Por: Archibald G. Brown (1844-1922)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra
"7 Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?
8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,
11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?
12 Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?" (Atos 2:7-12)
Essa pergunta do final do versículo 12 foi a que saltou dos lábios de milhares e foi perguntada em quase todas as línguas conhecidas sob o sol. Não nos maravilhamos com o espanto que provocou a pergunta. Teríamos igualmente perguntado e pedido a mesma explicação se tivéssemos sido um entre aquelas multidões. Havia uma coisa nova na Terra - uma coisa maravilhosa - uma coisa inexplicável - uma coisa que não deve ser explicada por nenhum raciocínio humano. Uma companhia de pessoas analfabetas e obscuras, várias delas sendo ex-pescadores, era agora vista pregando em línguas que poucos minutos antes eram desconhecidos para qualquer um deles.
Deve ter sido uma visão estranha além de qualquer descrição. Ali estavam homens que não conheciam os alfabetos das línguas cinco minutos atrás, declarando com fluência as maravilhosas obras de Deus. Palavras de eloquência ardente jorravam de seus lábios numa língua cuja existência talvez lhes fosse desconhecida até que começaram a falar. Aqui estava um caminho real para aprender de fato.
O que isso significa? Onde eles adquiriram seu conhecimento instantâneo? Quem o deu a eles? O que isso pressagiou? Todos os tipos de explicações foram oferecidos, e entre eles a estupidez de que os homens estavam bêbados. Se tivessem estado, seria, no entanto, uma maravilha, pois a embriaguez geralmente dificulta falar uma língua, e não é fácil falar muitas. Satanás dará qualquer explicação da obra de Deus, por mais absurda que seja, em vez de permitir que a autoria permaneça incontestada.
A simples explicação da maravilha era que um Cristo ascendido ao céu cumpriu Sua promessa - derramou Seu Espírito e deu dons aos homens. Durante dez dias os discípulos estavam orando e esperando pelo poder do alto, e agora ele havia chegado. Através do meio deles, "o som de um poderoso vento impetuoso" apareceu, Atos 2.2. Em suas cabeças havia repousado línguas de chamas brilhantes. Eles eram homens diferentes através disso. A partir desse batismo do Espírito Santo eles surgiram como gigantes. O espírito tímido tornou-se corajoso, os vacilantes se tornaram firmes e naqueles lábios pelos quais somente o mais simples sotaque galileu havia passado, havia agora palavras de sabedoria, e ninguém podia ousar questionar seu poder. Sim, a bênção chegou.
"Pentecostes" será sempre associado ao derramamento do Espírito, e "pentecostal" sempre será a melhor descrição de um grande trabalho de reavivamento.
Hoje é domingo de Pentecostes, a igreja e o mundo declaram, e está sendo celebrado de várias maneiras. Mas o que é o White Sunday? É simplesmente uma contração do "domingo branco". Séculos atrás, a igreja primitiva costumava ter um grande batismo neste dia em particular. Os candidatos (como a palavra implica) estavam vestidos de branco - daí a origem do nome. Este é o dia em que a doação do Espírito no dia de Pentecostes é comemorada.
Ai, como a palavra se corrompeu e se arrastou na lama. White Sunday!! Quão pouco há agora nessa palavra para sugerir santos vestidos de branco que professam o nome de seu Salvador. White Sunday!! Sugere a devassidão e a embriaguez, mais do que o batismo e a bênção. Domingo de Pentecostes!! É o domingo mais distante de ser um “branco”. Você marcou as multidões de gritos no dia do descanso quando você veio aqui? Você sabe como será a estrada quando voltar. É domingo negro, e amanhã, para dezenas de milhares, será mais negra ainda a segunda-feira. Vamos agradecer a Deus se, por Sua graça, aprendemos a encontrar nossa alegria nEle; e procuremos nesta noite reavivar nossa própria alma, enquanto meditamos sobre as maravilhas daquele dia que fizeram uma multidão maravilhada exclamar: "O que isso significa?"
Primeiro notarei três coisas imediatamente antes do derramamento do Espírito,
então a própria bênção e
Por último vou tentar responder em poucas palavras a questão do nosso texto.
I. Observe três coisas imediatamente anteriores ao derramamento do Espírito. Ao olhar para o grupo reunido de discípulos, posso ver três coisas que, se não a causa direta de um reavivamento, sempre o precedem e anunciam. São as sombras lançadas pela bênção vindoura. Eles são como "o som da marcha no topo das amoreiras" 2 Samuel 5.24 que dizia a Davi que era hora de "avançar".
“22 Os filisteus tornaram a subir e se estenderam pelo vale dos Refains.
23 Davi consultou ao SENHOR, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras.
24 E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, te apressarás: é o SENHOR que saiu diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.
25 Fez Davi como o SENHOR lhe ordenara; e feriu os filisteus desde Geba até chegar a Gezer.” (2 Samuel 5.22-25).
1. Eu vejo primeiro naquela reunião, uma congregação completa. No primeiro verso do capítulo você lê "eles estavam todos em um só lugar". Nenhum ausente. Ninguém estava fora. Agora isso significava seriedade, pois era bem cedo pela manhã. O Espírito havia chegado e Pedro iniciara seu notável sermão antes das nove horas da manhã; porque ele diz: "É apenas a terceira hora do dia". Na verdade, foi uma reunião de oração no início da manhã de domingo, e todos da assembleia estavam presentes.
Fato glorioso - não estou tão surpreso agora com o que se seguiu. Sempre antes de uma grande bênção, haverá um interesse renovado por parte dos cristãos nos serviços do santuário.
(Nota do tradutor: O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando eles estavam reunidos como igreja, e vivendo na doutrina de Jesus e dos apóstolos. Havia então unidade de corações na verdade, e sincero e grande desejo de agradar a Deus em santidade de vida, obedecendo-Lhe em todas as coisas. A forma de adorarem a Deus ocorria exatamente conforme lhes havia sido prescrito pelo Senhor, pois o Pai, ao procurar adoradores que o adorem em espírito e em verdade, sempre requererá que isto seja feito exatamente em conformidade com a Sua vontade, e não pela invenção dos homens, e também com toda a reverência, ordem e decência.
Há grande glória tributada a Deus nesta forma de adoração pública, pois sendo muitos os membros do corpo de Cristo – a igreja, e diversos os dons e serviços distribuídos a eles pelo Espírito Santo, somente seria possível haver unidade, ordem e harmonia no culto de adoração, caso os que ministram e todos os demais adoradores estejam de fato cheios do Espirito, andando nele, e seguindo a sua instrução, direção e influência divinas. Coisas estas que a carne e a mera vontade do homem jamais poderão fazer, pois coisas espirituais não são apenas discernidas espiritualmente, como devem também ser ministradas espiritualmente, e para tanto, necessitamos do poder real do Espírito Santo operando em e através de nós.)
A meia verdade, "Eu posso adorar a Deus também em casa" (que é uma mentira quando o homem é capaz de vir ao Santuário e não o faz), não será ouvida.
Os palácios de Sião possuirão uma beleza aos olhos dos filhos de Sião, enquanto suas línguas cantarão: "Fiquei feliz quando me disseram, subamos à casa do Senhor", Salmo 122.1,2. Quando estiver lá, nenhum cansaço será sentido, nenhum desejo de que a adoração termine e que a bênção os rejeite. Não! Eles clamam: "Nossos pés estarão dentro de seus portões, ó Jerusalém". Haverá uma tropa para a casa do Senhor e as "tribos" subirão em companhia.
A indiferença ao culto público ao nosso Deus é um sinal fatal. Onde há um número de ausentes, há pouca probabilidade de se ter um domingo "branco". Mas, ó senhor! Não é lamentável ver que muitas vezes ninharias servem para impedir que alguns professantes sejam reunidos todos aos domingos de manhã? Que pena que a causa da sua ausência é muitas vezes ditada por coisas que nunca seriam permitidas para interferir em um só momento com seu trabalho, ou atrasar um minuto um prazer antecipado - são consideradas suficientes para garantir a permanência em casa em vez de se reunir com a igreja. Muitos acham que é muito cedo ter que chegar no templo às onze horas da manhã de domingo – é cedo demais para irem adorar - mas eles não acham ser qualquer problema ter que pegar o trem de oito horas nas manhãs dos demais dias. Eles não têm a intenção de perder isso - mesmo que tenham perdido a adoração do Salvador, e embora isso exija um início de três horas antes. Esses professantes do mundo são uma mancha triste na igreja, e sinalizam a falta de vida espiritual. Mas que venha a bênção, e antes que todo o poder do avivamento varra a igreja, haverá uma quase aproximação para uma congregação completa - todos estando presentes quanto seja possível. Esta é a primeira coisa que noto como imediatamente precedendo o derramamento do Espírito.
Mas em segundo lugar, vejo uma congregação com desejo e motivo. Eles não estavam apenas todos lá - mas todos lá "com um acordo" e para um propósito. Não havia dois motivos que os tivessem atraído. Eles vieram para receber a bênção prometida, em cumprimento à ordem que haviam recebido do Senhor em permanecerem na cidade até que fossem revestidos do poder do alto, para que dessem início à obra de expansão do evangelho. Isso e nada mais do que isso os trouxera de suas casas para a reunião matinal. Vá perguntar-lhes: "O que você procura aqui?" Todos eles respondem "O Consolador". A oração de um era a oração de todos; a expectativa de um era a expectativa de todos. Todo coração estava dando o mesmo eco. Eles foram unidos, soldados, em seu desejo comum. Ah, eu não me maravilho agora com nada que possa acontecer. Uma igreja que está toda presente e toda em concordância pode esperar qualquer coisa, ousar qualquer coisa, realizar qualquer coisa, receber qualquer coisa. Não é a falta deste espírito de unidade, que é a fraqueza das igrejas dos dias atuais? Ao colocar meu dedo nisso, eu não indico a doença secreta que ataca Sião? Não é isso que a rouba da flor dela - enfraquece a força dela - dá paralisia ao braço - e, pior de tudo, impede a bênção de cair e torna o céu acima de sua cabeça quente e seco como o bronze?
A descrença não é a única coisa que impede que Cristo faça muitas obras poderosas. Pode ser dito com igual verdade sobre muitas igrejas: "Ele não fez muitas obras poderosas por causa de seu espírito briguento, mesquinho e egoísta!" Eles nunca vêm unanimemente ao local de oração e adoração e, portanto, nunca têm uma época pentecostal.
É triste, além de qualquer descrição, ver o insignificante orgulho e os miseráveis ciúmes que encontram seu caminho nas cortes da Casa do Senhor. Há homens que não serão nada, a menos que sejam tudo; e quem, sem remorso, sacrificará a prosperidade de toda a igreja no miserável altar de sua própria ambição não santificada! Ao invés de todos serem batizados em um espírito, parece que cada um deles foi batizado em um espírito diferente - e todo espírito é um espírito maligno. Sem dúvida, alguns de vocês podem pensar que esta é uma imagem bastante elaborada. Tudo o que posso dizer é: "Eu gostaria que fosse Deus", mas falamos o que sabemos e testemunhamos o que vimos. Com todo o nosso coração, temos pena do pastor dessas "congregações". Sentimos que ele estava engajado em uma luta bem próxima e sem esperança. Enquanto estes frutos da carne, "emulações, variações, ira e contenda", estão pendurados nos ramos de qualquer igreja, não pode haver domingo-branco para o pregador. - não pode haver nada do sucesso de Pedro em ganhar almas. Mas quando o reverso é visto, então regozije-se, pois é o alvorecer dos feixes de luz do domingo branco.
Quando um desejo se espalha de coração a coração, e esse é o desejo de maior santidade e mais conversões - quando todas as diferenças se afogam em uma paixão avassaladora, e essa é a paixão por salvar almas - então deixe a igreja erguer sua cabeça, pois o dia do seu reavivamento se aproxima. O Pentecostes quase chegou. A maré sagrada subiu até o topo do banco; ele deve varrer em breve.
Oh amados membros desta igreja, vamos fazer com que nós estejamos mais do que nunca em acordo. Obrigado, dez mil agradecimentos, seja para Deus, que há anos estamos unidos, não como uma sociedade, mas como uma família. Nunca houve amor mais verdadeiro ou unidade mais determinada em qualquer igreja. No entanto, não posso duvidar que escondido entre quase mil membros, há alguém se sentindo mal e indigno. É assim? Pode ser, querido amigo, que, exceto por sua falta de acordo, a bênção seria ainda maior do que é? Oh fora daqui com este espírito de oposição e divisão!! Em espírito, vamos agora agarrar as mãos e o Pentecostes voltará. Eu oro a Deus, que, cavalgando sobre o avivamento que tivemos por cinco anos, possa vir outro. Uma onda saltando na onda, derrubando toda a oposição. Que o dilúvio sagrado role e suba e role, até varrer como um aguaceiro sobre os cumes mais altos das montanhas de nosso egoísmo - afogando todas as nossas baixezas, e carregando esta igreja em seu peito, alto e mais alto, até flutuar como a arca de antigamente, acima dos montes mais altos!
A terceira coisa que vejo é uma congregação mergulhada no espírito de oração. Isto eu recolho do capítulo anterior. Por favor, volte comigo para o décimo quarto versículo e você vai ler "todos estes continuaram unanimemente em oração e súplica com as mulheres e Maria, a mãe de Jesus, e com seus irmãos". Isso foi logo após a ascensão de nosso Senhor. Dez dias se passaram desde então. Eles estão orando ainda. Eles tiveram uma reunião de oração de dez dias. Você quer saber por que eles tiveram um domingo branco? Eu teria imaginado, se eles não tivessem. Aqui desejo falar com toda a franqueza possível, pois Deus sabe que estamos lidando a sério sobre este assunto. Destemido de qualquer contradição, afirmo que a ausência de oração geral da igreja é simplesmente deplorável, terrível e humilhante. Eu gostaria de encontrar uma linguagem mais forte para descrever o mal; e não pode ser exagerado. Aqui e ali, casos excepcionais são vistos, onde centenas vêm à oração. Mas tome a direção geral das reuniões de oração. Chegue em uma noite de segunda-feira e na maioria dos santuários; o que você vê? Poucos quarenta ou cinquenta de uma igreja de quatrocentos membros; e metade deles talvez sejam membros da congregação e metade não é membro da igreja. Não é incomum que as igrejas tenham que desistir das reuniões de oração, porque tão poucas chegam a fazer uma meia pregação e meia oração no meio da semana. Na maioria das igrejas, a reunião de oração é uma desgraça, e enquanto isso permanece, não adianta falar em ter um reavivamento no mundo. Que um grito possa passar pela terra, "De joelhos, de joelhos filha de Sião; porque até que ele não venha, nenhuma bênção virá.” Os membros desta igreja, não deixem a sua oração decair. As bênçãos pentecostais que estamos desfrutando agora podem ser encontradas em nossas reuniões para a oração. Não é só a pregação; não é nada do homem; é sua oração que ganhou o dia. Por cinco anos você se reuniu para as reuniões de oração, tão consistente quanto o mundo se concentra em seus prazeres. Eu te imploro, se você deseja ter um segundo Pentecostes, então ainda ore. Que tudo mais vá além das reuniões por implorar a Deus. Pense! A bênção aqui não pode ser triplicada por mais oração? Nós ainda não tivemos tudo que o nosso Deus pode nos dar. Ele ainda espera com as duas mãos cheias. Então ore - ore - ore. Enquanto meditava sobre este assunto em meu estudo ontem, o fogo ardia por dentro - desejos grandes demais para que o enunciado me enchesse. Inquieto, andei pela sala, pensando no que a igreja de Deus poderia ter, se ao menos ela se reunisse para orar e, com um acordo, decidisse não dar descanso ao Céu até que o dia de Pentecostes alegrasse este século. Eu não pude estudar - mas eu chorei e clamei: "Ó Deus, faça amanhã um domingo branco naquele tabernáculo!" e então eu pensei ter ouvido meus suspiros ecoados por você - o mesmo fogo de desejo ardente ardia dentro de você - e você disse "nós teremos um segundo Pentecostes, se tivermos dez dias de oração para consegui-lo!" Ó senhores, a bênção é nossa se gostamos de aguardá-la. É apenas uma questão de esperar. Deus não pode negar a busca de pessoas. Se não o fizermos num dia, vamos orar no próximo e no próximo e no próximo - mas consigam. Que este espírito de oração - este pioneiro do reavivamento - seja nosso agora e sempre como uma igreja. Assim, tentei mostrar-lhe as três coisas imediatamente anteriores ao derramamento do Espírito. Que essas três coisas sejam encontradas em qualquer igreja, e o resultado certo é "Pentecostes".
II. Percebamos a bênção em si.
Observo primeiro que veio em um momento determinado. Foi "quando o dia de Pentecostes havia chegado completamente". Deus tem um tempo para tudo. Ele nunca age um momento adiante daquele tempo - nem nunca um segundo antes dele. Os discípulos sem dúvida esperavam a benção mais cedo. Eles tiveram que aprender o que aprendemos, que há uma soberania nos reavivamentos. O homem não tem poder para comandar um. Ele só pode clamar e esperar. A soberania exibida na salvação das almas individuais não é mais marcante do que no reavivamento das igrejas. Em ambos os casos "um é levado e o outro é deixado"; Mateus 24:40 e a única razão pela qual a fé pode dar é "porque assim Pai, foi do teu agrado”, Mateus 11.26. Em uma igreja, uma nuvem de bênçãos paira, continuamente deixando cair chuvas sobre ela. Sob sua influência, tudo é verde, fresco e amável. Os santos são alegres, com o orvalho de sua juventude permanecendo sobre eles. Em cada mão, jovens convertidos brotam como flores. A música do rio de Deus é ouvida fluindo pelo lugar, e a hora do canto dos pássaros parece estar sempre lá. Todo sermão dá seus frutos. Toda classe produz seu tributo. As reuniões da igreja têm a alegria do Céu nelas, como é relatado caso após caso de retorno de filhos pródigos. O todo é como um campo de colheita de ouro, e a canção dos ceifadores ressoa por toda parte. Mas é outra igreja, o próprio contraste com isso. Os céus acima parecem latão - e nenhuma nuvem tão grande quanto a mão de um homem pode ser discernida. A piedade de seus membros parece não ter frescor e sua folha murcha. Os convertidos são quase desconhecidos. Tudo cai, especialmente o espírito do pastor. Como é que em um lugar tudo é fertilidade - e no outro esterilidade? A resposta nem sempre pode ser dada apontando para qualquer coisa possuída pela igreja anterior, e faltando na última. Algum tempo atrás eu ouvi uma declaração feita por um irmão ministro, que eu me senti compelido a ignorar. Ele disse que "se o coração do ministro estivesse bem com Deus, certamente haveria um reavivamento em sua igreja". Ah, amigos, conheço muitos cujos corações estão bem com Deus e que estão vivendo uma vida de comunhão com um Cristo ressuscitado que eu admiro e invejo, que ainda veem pouca benção em seus trabalhos. Eu os ouvi chorar, e os vi chorarem sobre a frieza de suas igrejas, e choraram com eles enquanto oravam repetidas vezes: "Ó Senhor, reaviva seu trabalho em sua igreja." Não permita que aquelas igrejas que têm a bênção desprezem as que não têm. A única diferença é que o tempo para favorecer o primeiro "chegou, e o tempo para favorecer os outros virá". Eu não falo aqui daquelas igrejas frias e altamente respeitáveis que nunca tiveram um reavivamento, nunca querem um, e com toda a probabilidade nunca terão um. Mas eu falo daquelas igrejas onde, embora pouca bênção seja vista, há intenso desejo e oração por mais. Foi misericórdia para o maior número, que atrasou a bênção desejada. Deus estava esperando até que Jerusalém estivesse em sua plenitude. Enquanto os discípulos no cenáculo estavam orando, tropas de pessoas estavam entrando na cidade. Deus estava amontoando o combustível para o fogo cair. Valeu a pena esperar por um resultado tão grandioso. Em segundo lugar, que a bênção veio de repente e em um momento. Com o trabalho do homem, o processo, assim como o resultado, é visível. Se um templo deve ser construído, os planos são exibidos, as fundações escavadas - os andaimes criados, e por meses o trabalho do cinzel e o clique da espátula do pedreiro são ouvidos. Mas Deus pode construir o seu templo em uma noite, e como o de Salomão, nenhum som de instrumento é ouvido. A qualquer momento, sem qualquer aviso prévio, o avivamento pode vir. Se eu tivesse tempo, eu poderia dar muitas provas disso da história da igreja em todas as eras; mas eu deixo de mencionar apenas um exemplo, cuja lembrança deve ser preciosa para nós como igreja. Você se lembra de um punhado que estava se encontrando em um pequeno santuário neste bairro? Você se lembra de quão rapidamente se tornaram mil e agora os mil se tornaram três mil? Será que podemos esquecer essa noite de domingo há cinco anos, quando a bênção varreu o lugar que permaneceu conosco desde então? Esta igreja então teve seu domingo branco e graças a Deus, muitos desde então!
Note, em terceiro lugar, que a bênção se espalhou por toda parte. Se começou com os discípulos, não terminou com eles. Do cenáculo, logo voou pelas ruas de Jerusalém como uma corrente elétrica. As multidões se reúnem - elas surgem ao redor do prédio - a curiosidade é despertada e todos gritam "O que isso significa?" Pedro prega. O poder vai para o exterior. A mão direita do Senhor opera valentemente. Três mil descobrem o que significa um reavivamento.
Ó, Senhores, não há como dizer onde a influência de um reavivamento em uma igreja pode se espalhar. Ele encontra o seu caminho onde nada mais o fará. Ele entra em casas fechadas. Ele desliza para os lugares mais escuros do vício. Ele penetra todo o bairro. Uma igreja reavivada certamente atrairá a multidão. Deixe um renascimento, senão vir, e o triste desperdício de bancos vazios para ser visto em muitos santuários desaparecerá. Este é o segredo de chegar às massas. Nossas igrejas não precisam de ministros mais inteligentes ou melhores - mas de pessoas que sejam avivadas. Nossos ministros não precisam de igrejas mais ricas ou respeitáveis - mas sim de igrejas avivadas. Tenha um pastor avivado e um povo avivado - e nenhum edifício será grande demais para a congregação que se reunirá. Uma igreja avivada é um poder magnético. As pessoas devem chegar a isso. Se, amados, Deus nos der a partir desta noite uma nova efusão de Seu Espírito, a bênção não ficará aqui - Archer, Limehouse, Ratcliff, toda a vizinhança estará sob o poder. Se nosso Deus deixasse cair uma faísca do altar do Céu para o nosso meio esta noite, tão rápido quanto na pradaria seca, as chamas correrão pelo chão até que, longe e longe, brilhe um cinturão de fogo vivo, purificador e abençoado. Ó Deus, faça isso!
III. Em terceiro lugar e brevemente vou tentar responder a questão do nosso texto. "O que isto significa?" Ora, isso significa que Cristo é ascendido. Isso significa que a gloriosa profecia se cumpriu. "Você ascendeu às alturas, levou cativo o cativeiro; recebeu dons para os homens; sim, para os rebeldes também, para que o Senhor Deus habite entre eles." O que isto significa? Isso significa que Jesus de Nazaré, o desprezado do povo - Aquele que morreu a morte de um criminoso - é Senhor e Cristo e está assentado no alto, sendo cabeça sobre todas as coisas para a Sua igreja! Vocês não acham, queridos amigos, que um Cristo ascendido é também esquecido pelas igrejas deste dia? "Adorável e triste Calvário" nunca deve ser separado do glorioso trono de honra; nem deve aquele que se rebaixou até a morte, ser separado daquele que é altamente exaltado. Um Cristo glorificado, ascendido, garante à Igreja que espera qualquer medida de bênção e qualquer número de conversões. "O que isso significa"? Significa que toda instrumentalidade não é nada sem o Espírito Santo; mas o instrumental mais pobre com o Espírito é poderoso o suficiente para realizar qualquer coisa. Infelizmente, que quantidade de maquinaria impotente temos no chamado "mundo religioso". Impotente, porque não tem unção. Impotente, porque é o trabalho do homem - não o trabalho de Deus através do homem. Impotente, porque é seco e artificial. Impotente, porque é feito por homens que nunca "aguardaram até serem revestidos de poder do alto". A instrumentalidade é quase adorada - enquanto o Espírito Santo está bem próximo de ser ignorado. Eu gostaria que fosse mais compreendido por todos nós, que além do Espírito abençoado, nossas aquisições e preparações não são nada, e não podem fazer nada. A igreja de Deus é impedida, não ajudada, por qualquer instrumentalidade que não tem o Espírito Santo. Mas veja o que o Espírito pode fazer pelos meios mais fracos. Como um sermão, o discurso de Pedro não tinha nada sobre ele para explicar os resultados extraordinários que se seguiram; mas Deus estava nele e isso explica tudo. Os Domingos Brancos virão em todas as nossas igrejas quando o Espírito Santo for mais honrado, quando a unção tomar o lugar da mera oratória e o testemunho de Jesus tomar o lugar das propriedades congeladas. “O que isto significa?" Isso significa que Deus tem o prazer de trabalhar no mundo através da igreja. Longe de nós questionarmos o bem que tem sido realizado por muitas de nossas "sociedades", mas acreditamos que metade delas poderia ser poupada com facilidade se uma maior unção repousasse na igreja. Sociedades compostas da igreja e do mundo combinadas nunca me parecem muito propensas a ter um Pentecostes. E como o Espírito Santo só habita na igreja, é para a igreja que devemos procurar fazer a obra de Deus. A cooperação mundana, embora traga riqueza, trará uma fraqueza mais do que contra-balanceada.
"O que isso significa?" Significa que estas são as estações que a igreja de Deus deve buscar em Suas mãos. Eu terminarei com uma ilustração. No início desta semana, eu estava em pé na praia, observando com grande interesse o "lançamento" de um barco de pesca. Eu vi nela uma união de trabalho e dependência que me encantou. Os pescadores trouxeram a embarcação pela praia o mais longe que puderam e, em seguida, deixaram-na por um tempo até que a maré que corria se aproximava dela. Enquanto isso, duas âncoras haviam sido lançadas para o mar, para as quais havia cordas para um molinete no centro da embarcação. Logo veio a arrebentação (pois o mar estava calmo) e começou a cercá-la quando ela colocou um peso morto na praia. Então as ondas começaram a se enroscar e romper em seu lado. Os homens do guincho deram uma guinada e esticaram a corda. E agora a cada momento a maré tinha mais poder sobre ela. Ela nunca saía do ponto em que estava. Vinte vezes eu disse: "Agora ela está fora"; e vinte vezes ela se acomodou novamente na praia, e vinte vezes os homens no guincho aplicaram o esforço. É claro que eles se encharcaram - mas os homens não se importam com isso quando querem retirar uma embarcação. Por fim, uma onda varreu mais do que qualquer outra; ela balançou - deslizou em direção ao fundo - os homens girando a manivela do molinete o mais rápido possível. Uma onda que ela encontrou ameaçou trazê-la de volta à praia - mas as âncoras a seguraram, e através das ondas, ela navegava para longe diante da brisa, um contraste muito grande de um peso morto, ela olhou para a praia. Amigos, esse navio é a igreja. O Espírito Santo é a maré. As cordas e o guincho são agências humanas apenas para serem usadas na dependência da maré. A maré está chegando. A igreja sente seu poder. Ela se move - ela se levanta. Ó Deus, mande a onda que agora a faça flutuar e mande-a seguir em frente em seu curso, e se inclinar com a brisa do Espírito. Vamos agora concluir por um clamor unificado a Deus para tornar este dia um domingo branco para todos nós.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de SILVIO DUTRA:
A Adoração no Culto Público Autor(a):
A Aliança Eterna, o Suporte do Crente sob Aflição Autor(a):
Amor a Deus Autor(a):
Como Ir para o Céu Autor(a):
Confessar e se Arrepender em vez de se Endurecer Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 1 Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 2 Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 3 Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 4 Autor(a):
Deus nos Ordena Sermos Santos Porque Ele é Santo Autor(a):
Domínio do Pecado ou da Graça Autor(a):
Há Alguma Coisa Difícil Demais para o Senhor? – P 1 Autor(a):
Há Alguma Coisa Difícil Demais para o Senhor? – P 2 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 10 a 12 – P1 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 10 a 12 – P2 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 8 e 9 – P1 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 8 e 9 – P2 Autor(a):
Hebreus 1 – Versículos 1 e 2 Autor(a):
Hebreus 2 - Verso 1 – P1 Autor(a):
Hebreus 2 - Verso 1 – P2 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P1 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P2 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P3 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P4 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 Autor(a):
Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Autor(a):
Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 2 Autor(a):
John Owen - Hebreus 1 - Versos 4 e 5 – P1 Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1