Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5388 - T. S. ELIOT - Conservador, “preguiçoso” e brilhante - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 579
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

T. S. ELIOT - Conservador, “preguiçoso” e brilhante

Há quem pense que os poetas sejam, obrigatoriamente, indivíduos libertários, que desafiam as convenções de seu tempo e, desta forma, indicam aos demais mortais o caminho do novo. Se isto fosse uma regra, certamente o poeta T. S. Eliot, ganhador do Nobel de Literatura em 1948, seria uma exceção. Conhecido por sua postura conservadora, Eliot chegou a externar opiniões anti-semitas, o que obviamente causou mal-estar.
Nascido em Saint Louis, Estados Unidos, em 26 de setembro de 1888, Thomas Stearns Eliot era descendente de três ex-presidentes americanos. No entanto, ainda jovem, o poeta partiu para a Inglaterra, onde assumiu outro posto: o de bancário no Lloyd´s Bank of London. Sua aparência chegou a ser descrita por Virginia Woolf como “cômica” – sempre com seus ternos de quatro peças, chapéu coco e guarda-chuva preto. Permaneceu virgem até os 26 anos, era hipocondríaco e acreditava que “um poeta precisa ser deliberadamente preguiçoso” e “escrever tão pouco quanto for possível”.
A despeito de todos esses “contras”, T. S. Eliot foi um poeta absurdamente popular, a ponto de ministrar palestras em ginásios lotados, receber homenagens e prêmios de alto valor, como o Nobel, e comendas estranhas, como o cargo de “xerife honorário” do Condado de Dallas. Eliot fazia questão de não ser prolixo, como poeta. Escrevia esporadicamente, sempre buscando um algo mais, o alto nível pelo qual ficou conhecido.
Já em alguns de seus primeiros poemas, como “The love song de John Alfred Prufrock” (1915), Eliot obteve sucesso, o que se repetiu com “Waste land” (1922) e “The hollow men”(1925), entre outros. “Four quartets” (1943), considerado o ápice de sua carreira. Eliot escreveu, também, cinco peças teatrais, sempre próximas à linguagem poética e à temática conservadora.
Na vida pessoal, T. S. Eliot teve, pelo menos, um momento nada conservador – o seu casamento com Vivien Haigh-Wood, uma mulher mentalmente instável que considerava o marido um indivíduo tedioso. Ao que se sabe, Vivien traía Eliot com certa freqüência e, em 1933, o taciturno poeta a abandonou. Ela nunca mais se recuperou e passou os últimos nove anos de vida em um hospital psiquiátrico.
T. S. Eliot casou-se novamente, bem mais tarde, com Esmé Valerie Fletcher, sua antiga secretária, vivendo o relacionamento pacífico que era mais do seu feitio. Em 4 de janeiro de 1965, em Londres, o poeta morreu vítima de um enfisema, resultado dos longos anos como fumante.

(Parte da coletânea "História de poetas". Publicado no site www.williammendonca.com em 11/07/2009)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1