Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 15903 - ANDANDO PELO CALÇADÃO - PAULO FONTENELLE DE ARAUJO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 568
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

ANDANDO PELO CALÇADÃO

Hoje, andando pelo calçadão da praia de Copacabana, lembrei-me que não conheci o meu avô paterno e somente vi minha avó quando eu era criança. Ela deitada na cama por causa de uma doença degenerativa; eu chegava perto, pedia benção e ela, toda paralisada, ainda apertava a mão direita... Nem estes contatos duraram muito e logo ela morreu.

Eu pensei que ambos avós, quando vivos e casados, também saíram para comprar pão e leite na padaria; ambos cercados de filhos tomaram café de manhã discutindo a situação escolar de um ou outro menino; comentaram sobre o frio de outono e questionaram o comportamento inconstante um do outro apesar das juras de amor. Ambos avós tiveram dúvidas ou medos e acreditaram em Deus de uma forma intensa; tão intensa a ponto de não perceberem o súbito arremate de tudo, da vida por eles tão acostumada a ser vivida, e que o Deus adorado não era uma matéria comovente, mas uma questão.

Meus avós não perceberam principalmente que o tempo passaria.

Meus dois avós revelaram entre si mesmos, o futuro político do país. Quem sabe reclamaram de vizinhos barulhentos ou arrogantes. Os vizinhos que, para seus filhos pequenos, um dia valeram o mundo inteiro.

Estes meus avós estão mortos, enterrados (há uma placa no túmulo). Cada um deles viveu mais de setenta anos e todos os dias destes anos vividos significaram o ;tempo presente. O tempo presente tocava nas rádios através das canções de amor perdido... as inúmeras canções de amor perdido, que se perdem continuamente, porque se o amor não for assim, evanescido, qual a poesia?

O “tempo presente” soberano, o dominador hipnótico - mantém tantos casais unidos, que eles chegam a pensar em alguma permanência. Nada é permanente...

Passei por um casal que caminhava entre sorrisos. O casal representou para mim, naquele momento, todos os casais do mundo e isso simplesmente porque estavam felizes. A mulher que ria intensamente, encostou a cabeça no braço esquerdo do rapaz. Sentindo a cena, imaginei alguma coisa imutável... e as possibilidades surgiram.

As incríveis possibilidades são as únicas autoridades contra o tempo presente. Quem sabe os meus avós não estivessem novamente, naquela minha lembrança, vivendo as suas felicidades e angústias: a angústia da doença do meu tio mais velho - morreu tuberculoso em 1936 - e este tio não estivesse revivendo o momento de sua morte, achando graça de tudo; porque no final vida e morte passaram a ser hilariantes e ele diz:

- Mamãe, minha vida cruza o espaço azul... eu quase me sinto uma das cantoras do rádio! Uma Aurora Miranda...

Decidi entrar em um açougue e pedir meio-quilo de músculo moído e meio-quilo de colchão mole cortado para bife. Não costumo comer carne. Fiz isto porque o ato parecia ser o de maior potencial corriqueiro para eu levar o resto do dia.

DO LIVRO: TOUROS EM COPACABANA

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de PAULO FONTENELLE DE ARAUJO:
20 DE JANEIRO DE 1983 Autor(a):
A BELEZA, QUARTA DIMENSÃO Autor(a):
A CARNE QUENTE Autor(a):
A CEGONHA Autor(a):
A CIDADE POSSÍVEL Autor(a):
A DESCONSTRUÇÃO Autor(a):
A FORÇA DO CIÚME Autor(a):
A FORMIGA ALHEIA Autor(a):
A INVENÇÃO DO FUTEBOL Autor(a):
A MÁQUINA DO TEMPO Autor(a):
A MISTURA AMOROSA Autor(a):
A MULHER DO LOUCO Autor(a):
A MÚMIA Autor(a):
A PISADA DO GIGANTE Autor(a):
A PRIMAVERA DAS FADAS Autor(a):
A SONDA AMERICANA VOYAGER I Autor(a):
A TEVÊ LIGADA Autor(a):
ABISMOS Autor(a):
AGUMAS MOTIVAÇÕES Autor(a):
ALGUMAS PRINCESAS Autor(a):
ALMA SURDA Autor(a):
ALMA SURDA Autor(a):
ALMAS SURDAS Autor(a):
AMO A VIDA COMO WALT WHITMAN Autor(a):
AMOR ATO VINTE Autor(a):
AMOR AOS DOZE ANOS Autor(a):
AMOR ATO CINCO Autor(a):
AMOR ATO DEZ Autor(a):
AMOR ATO DEZENOVE Autor(a):
AMOR ATO DEZESSEIS Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1