Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 13806 - DISCURSO DE ANIVERSÁRIO - PAULO FONTENELLE DE ARAUJO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 595
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

DISCURSO DE ANIVERSÁRIO

Eu nasci em abril de 1877. Isto não está nos registros porque não me conhecem. Se a vida é longa? Entre as minhas teorias sobre a vida, posso dizer que tenho uma longa carreira nesse show porque sempre me reinventei. Por isso nem seria preciso falar muito sobre mim, apesar de ter vivido em três séculos.

Da minha infância lembro muito pouco. Minha mãe vestia preto e gerou dez filhos. O meu pai andava na frente e não falava comigo. Nós tivemos duas criadas naquele tempo. Uma delas tinha a fama de lançar macumbas contra crianças. Eu e os meus irmãos tínhamos medo da tal mulher. E como tudo era terrível, achei que devia responder àquelas ameaças de alguma forma. Um dia descobri que meu pai escondia um revólver de percussão Colt 1851. A criada macumbeira sabia deste Colt e qual era o seu uso. Procurei a arma entre os pertences do meu pai e apontei a máquina para o rosto da criada quando ela entrava em casa. A mulher arregalou os olhos, senti-me vingado e ali acabaram as macumbas contra crianças; ou não acabaram, porque estou por aqui até hoje. Talvez a grande macumba da criada tenha sido me deixar vivo.

Da minha fase adulta posso dizer que fui casado. Minha primeira mulher teve oito filhos. Todos eles já morreram. Do rosto de minha esposa, lembro da nossa primeira noite de amor. Ela arregalou os olhos para morrer vinte e cinco anos depois, vítima de tuberculose. Ela me chamava de “meu bem” e era uma boa alma. Não tinha inveja de ninguém: nem das irmãs, das primas, amigas... Tinha a benevolência de uma heroína romântica. Hoje sei bem... ela foi a personagem de um filme.

Eu me casei pela segunda vez aos cinquenta anos e isto equivalia dizer naquela época, que um homem de oitenta anos havia casado. Estávamos em 1927 e pela minha idade atual tenho a impressão de que sempre fui velho, embora isto não faça muita diferença agora.

Tive um único filho com a nova mulher. Este filho morreu há dez anos e, no momento do seu óbito, por causa da esclerose múltipla, ele não sabia se eu era o seu pai ou um dos seus filhos.

Meu último filho gostava de Frank Sinatra e ficava tranquilo quando eu cantava “My Way” à capela.Na hora da sua morte eu segurei a sua mão e quis cantar “Only the lonely”.

O que posso dizer mais sobre este segundo casamento: quando me casei o Rio de Janeiro queria ser colorido. Ainda era uma cidade preta e branca, apesar das fotografias do alumínio brilhante que revestia os aviões Douglas DC-3 da Varig.

Estou em 1950, estou em 2017. Não faz diferença.

DO LIVRO:"TOUROS EM COPACABANA"

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de PAULO FONTENELLE DE ARAUJO:
20 DE JANEIRO DE 1983 Autor(a):
A BELEZA, QUARTA DIMENSÃO Autor(a):
A CARNE QUENTE Autor(a):
A CEGONHA Autor(a):
A CIDADE POSSÍVEL Autor(a):
A DESCONSTRUÇÃO Autor(a):
A FORÇA DO CIÚME Autor(a):
A FORMIGA ALHEIA Autor(a):
A INVENÇÃO DO FUTEBOL Autor(a):
A MÁQUINA DO TEMPO Autor(a):
A MISTURA AMOROSA Autor(a):
A MULHER DO LOUCO Autor(a):
A MÚMIA Autor(a):
A PISADA DO GIGANTE Autor(a):
A PRIMAVERA DAS FADAS Autor(a):
A SONDA AMERICANA VOYAGER I Autor(a):
A TEVÊ LIGADA Autor(a):
ABISMOS Autor(a):
AGUMAS MOTIVAÇÕES Autor(a):
ALGUMAS PRINCESAS Autor(a):
ALMA SURDA Autor(a):
ALMA SURDA Autor(a):
ALMAS SURDAS Autor(a):
AMO A VIDA COMO WALT WHITMAN Autor(a):
AMOR ATO VINTE Autor(a):
AMOR AOS DOZE ANOS Autor(a):
AMOR ATO CINCO Autor(a):
AMOR ATO DEZ Autor(a):
AMOR ATO DEZENOVE Autor(a):
AMOR ATO DEZESSEIS Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1