Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 1040 - De quem é a culpa (T168) - ALEXANDRE BRUSSOLO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 535
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

De quem é a culpa (T168)

Ontem estava na casa de meus pais e assistia o noticiário na televisão e algo me chamou a atenção.
Novamente aquelas desapropriações arbitrárias daqueles que assumiram o poder em benefício da sociedade, isso é o que eles prometem quando está proxima a eleição.
Não me lembro a cidade, mas aqui pouco importa, pois em qualquer lugar estas desapropriações causa a mim náuseas e nos faz refletir quem é o culpado, as autoridades ou quem invade.
Eu sei que invadir um terreno que não é seu é um crime, você está se apropriando indevidamente, mas o papel das autoridades também é tomar uma atitude antes que os sonhos daquelas pessoas se tornem uma realidade. O que quero dizer, tomar as medidas de imediato, pois não dá para acreditar que ninguém esteja vendo as casas crescendo e tomando forma. Quando elas já estão quase formadas vem a ordem de desapropriação e despejo das pessoas que gastaram tempo e dinheiro na realização do sonho de ter um teto para morar, e geralmente vem a polícia e as máquinas pesadas para a demolição dos sonhos daquelas pessoas, mas estes não têm culpa pois só cumprem ordens de autoridades que nem coragem têm de aparecerem no lugar e assumirem os seus atos.
Um senhor me chamou a atenção diante do seu total desespero, quando a polícia chegou na sua casa para retirar sua família, pois iriam demolir a sua casa, pegou um pedaço de pau e dizia que ninguém iria demolir sua casa e pedia para que a polícia atirasse nele com todo o desespero de sua alma, aquilo me deixou eperplexo pois o homem estava fora de si, e acabou sendo dominado a força como um criminoso sendo que estava defendo aquilo que achava que era seu.
Aonde quero chegar é exatamente no ponto que isso pode ser evitado, pois o terreno está lá sem proteção muitas vezes, sei que isso não é justificativa, mas um terreno que tem dono deve ser cuidado como tal, se é da prefeitura ele tem que ter um projeto para uso ou no mínimo ter um muro de proteção para não ter invasão. Outro fator que não pode passar despercebido é o fato de agirem quando as casas já estão levantadas, no caso daquele senhor já estava com reboco e janelas colocadas, o que torna mais tenso uma ação de desapropriação.
Enfim, a ação para este tipo de invasão, seja para um terreno privado ou público tem que ser de imediato antes que se estabeleça uma base sólida ali, pois não é possível que alguém ou uma autoridade não saiba que ali já estão levantando casas num terreno alheio.
E há modos muito mais civilizados de resolver certos assuntos do que a força, destruindo assim sonhos de muitas famílias que ali colocaram trabalho e dinheiro, infelizmente as cabeças pensantes que deveriam evitar estes confrontos não encontram soluções mais brandas e assim desrespeitam pessoas que muitas vezes os elegeram confiando no trabalho deles, o que às vezes nos leva a refletir de quem é a culpa: de quem invade ou das autoridades que não tomam as providências no tempo certo.


Alexandre Brussolo (22/01/2009)



 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ALEXANDRE BRUSSOLO:
A arte de amar (T2387) Autor(a):
A cada dia (T2178) Autor(a):
A cada dia (T2631) Autor(a):
A cada manhã (T1803) Autor(a):
A cada noite (T2004) Autor(a):
A casa (T2944) Autor(a):
A Derrota (T175) Autor(a):
A dor da perda (T690) Autor(a):
A dor de um poeta (T799) Autor(a):
A Era da Incerteza (R30) Autor(a):
A Estrelinha (T443) Autor(a):
A força de Deus (T1585) Autor(a):
A Gafe (T200) Autor(a):
A história se repete (T552) Autor(a):
A Imagem de Deus (T1074) Autor(a):
A Janela (T617) Autor(a):
À luz de velas (T718) Autor(a):
À mercê (T2616) Autor(a):
À Minha Vó... (T202) Autor(a):
A outra metade (T2088) Autor(a):
A poesia de cada um (T2914) Autor(a):
A presença de Deus (T1699) Autor(a):
A Princesa (T1766) Autor(a):
A Princesa (T311) Autor(a):
À Procura do Caminho Certo (T25) Autor(a):
A saudade dói (T1747) Autor(a):
A seu lado (T2157) Autor(a):
À sua procura (T2214) Autor(a):
A tal felicidade (T2840) Autor(a):
A Taturana Ana (T238) Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1