Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19278 - OSSOS DO OFÍCIO - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 535
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

OSSOS DO OFÍCIO

“O significado da expressão ossos do ofício remete para a realização de uma tarefa incômoda ou que implica um esforço extra, na sua execução.” Difícil compreender, mas, todos fazem parte das obrigações do dia a dia, como diziam os antigos, são os ossos do ofício. Segundo Agostinho Both, “A natureza humana busca a diferença, a liberdade e a vantagem”.
Em cada profissão há sempre algum desalinho que, por vezes, toleramos, eis que são os ossos do ofício. É de se esperar que, mais do que respeitar o trabalho, conviver com ele é incorporar as dificuldades e os incômodos, como fonte de receptividade e diversidade. Agostinho Both salienta que “O mérito... estava em suas próprias mãos e não na sorte que o Senhor pudesse conferir”. No entanto, reconheço como é difícil contribuir, em grande parte, com a (in)tolerância que tem se transformado em ato de discordância, quando no trabalho não somos espontâneos e as tarefas se multiplicam.
De onde vem a vontade de não se queixar sobre os ossos do ofício? Agostinho diz que “... sobre muitas coisas se sonha e, geralmente, o sonho perde para a realidade”.
Acredito que o entusiasmo vem da criatividade e da responsabilidade que temos pelo trabalho. Com dedicação permitimo-nos fazê-lo, conscientes de que nos entregamos para mostrar o nosso talento e contribuir para fortalecer a nossa identidade. Both alerta que “... tudo o que está fora do homem, está também dentro dele... a natureza e sua paisagem instruem a alma humana”.
Falo em ossos do ofício, logo penso no poeta que, por sua vez, trilha caminho próprio em que atua e assume posições-chave, pois, tem condições de conquistar o seu espaço ao compilar as ideias; então, encontro em Vera Lúcia de Oliveira, no livro Entre as Junturas dos Ossos, poemas que retratam, “o que está entre as junturas dos ossos é o que temos de mais profundo no corpo vivo...” – “fui aos poucos / tirando as cascas / do osso / derrubando muralhas / de artelhos...”. Ela evidencia que, na hora de trabalhar, realiza a ação expressando ideias, no sentido de provar que o esforço engrandece a todos: que se a poesia não é imprescindível, é desejada.
Somos moldados pelas referências e, quando do nosso interesse, as incorporamos. Ainda em Agostinho Both, “o nosso pensamento está livre para representar um novo tempo e para que possamos fazê-lo, a exemplo do que se passa em nosso espírito. Que nossos braços tenham a força para cumprir nossas palavras”.
Ao acreditar em nosso talento, consideramos os ossos do ofício e mostramos que somos bons no que fazemos. O truque é desafiar as diferentes interpretações, certas ou erradas e não perder a noção do quê e como fazer o trabalho.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1