Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18536 - MOMENTOS no TEMPO - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 503
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

MOMENTOS no TEMPO

As obras de arte ilustram nossos momentos no tempo através da linguagem, como na significativa representação dos gravadores de xilogravura, que vem a ser a técnica de gravação na pedra desenvolvida sem modismos. Carlos Martins escreveu que “o que tudo isso reflete, evidentemente, é uma concepção de arte que não se preocupa em andar na moda – e sim em encontrar e conquistar seu próprio espaço”. Na técnica da xilogravura, lembrando-me da arte como história, encontro os gravadores Lívio Abramo e Oswaldo Goeldi, que cultuaram a arte popular, assim considerada até os dias de hoje.
Momentos no tempo revela que Lívio Abramo detectou semelhanças na xilogravura, como arte versátil com elementos técnicos, próprios e característicos. Ainda, disse que “a xilo é a arte da raiva”, porque os gravadores entalham com força na rigidez das linhas. Lívio também organizou o livro Pelo Sertão, de Afonso Arinos de Melo Franco, em 1946.
Um lado curioso do tempo é que com a xilogravura foram reveladas as culturas populares, principalmente, a nordestina, pois, a partir de século XX, a referida técnica passou a ilustrar os folhetos de Cordel.
Outro lado do tempo é lembrar o momento em que Mário de Andrade influenciou os xilogravadores a ilustrarem folhetos de Cordel, através do manifesto conduzido a uma geração de gravadores, onde a modernidade os ligou ao mundo quando a converteu em tema favorito, como arte popular. Para o cordelista Manoel Camilo dos Santos, “Lá não se vê mulher feia / e toda a moça é formosa / alva, rica e bem decente / fantasiada e cheirosa, / igual a um jardim / repleto de cravo e rosa”.
Momentos no tempo são percebidos através das obras de arte, que trazem essa marca registrada em cada performance e talento, como cultura tipificada através da xilogravura brasileira, expressada no Cordel. Arte que trata de um mundo mágico em diferentes nuance, ao ser composta em harmônicas linhas, palavras e formas que representam imagens populares, com detalhes, no revelar as várias facetas do nosso Brasil.
Essa mescla entre a gravura e a literatura chega até nós como cultura, e se destacam como arte, porque vai de encontro à realidade ao buscar retratar a si própria. O cordelista Leandro Gomes de Barros expressa, “O povo me chama grande / E como de fato eu sou / Nunca governo venceu-me / Nunca civil ganhou / Atrás da minha existência / Não foi um só que cansou”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1