Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 8519 - SIRVA PARA VENCER - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1773
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

SIRVA PARA VENCER

Quando começamos ler “Sirva para Vencer” de Novak Djokovic, não tem como fugir do óbvio. Trata-se de um livro de autoajuda. O que dependendo do gosto de quem lê pode ser muito bom, ou muito chato. O que também é óbvio.

Só que “Sirva para Vencer” não quer ensinar você ficar milionário, ou obter sucesso recitando mantras. Não fala das leis da espiritualidade. Que seu subconsciente pode fazer tudo por você. Sim, talvez, até ensine ficar milionário. Seria jogando tênis. Chegando ao topo como Djokovic chegou. Isso exigirá bem mais do que mantras.

As primeiras páginas são reservadas a sua infância. Recordações da guerra causada pelo fim da Iugoslávia. Bombas jogadas sobre o seu país, a hoje Sérvia diariamente. E não eram bombas de um país qualquer. Eram bombas jogadas pela OTAN.

De como ele treinava nessa época com sua mentora Jelena Gencic. Geralmente em lugares bombardeados no dia anterior. Treinavam muitas vezes sem rede. Ou dentro de piscinas das casas abandonadas com sua amiga, a também tenista Ana Ivanovic.

Então Djokovic chega ao dia da grande mudança. Quartas de final do Austrália Open, 27 de janeiro de 2010. Derrota para o francês Tsonga. A ida ao banheiro para vomitar. O que seria aquilo. O cansaço súbito. A dificuldade para respirar. O estar “quebrado”.

O que eu nunca me canso de perguntar é como os médicos e a medicina que cercam os atletas profissionais da ATP, não conseguiram diagnosticar o problema da queda de rendimento de Novak Djokovic durante os jogos. Abandonando diversas partidas.

Naquele 27 de janeiro de 2010, um nutricionista sérvio assistia sua derrota. E foi assim, a quilômetros de distância que o doutor Igor Cetojevic descobriu o que havia de errado com Djokovic. Não era asma. A causa dos seus colapsos em quadra estava na sua sensibilidade ao glúten. É disso que trata o restante do livro até a página 140.

“Sirva para Vencer” de Novak Djokovic é uma “dieta sem glúten para a excelência física e mental”. Nela o trigo comum é tratado como um grande vilão. Mesmo para as pessoas que não tem sensibilidade ao glúten. Sem a doença celíaca. Comidas de fast-food fazem com corpo, o mesmo que as bombas da OTAN faziam na Sérvia.

Acredito que foi difícil para um filho com pais donos de pizzaria, mudar radicalmente seus hábitos alimentares. O que aconteceu com sua carreira indo dos vômitos ao topo do ranking, mostrou que Novak Djokovic acertou na escolha. E seu livro ensina mudar.

“Sirva para Vencer” termina com cinquenta páginas de receitas no capítulo “O Prato do Campeão”. Ótimo para cozinheiros e quem gosta de cozinhar. Que não é a minha praia.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1