Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 8131 - A REALIDADE E A FICÇÃO - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1845
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A REALIDADE E A FICÇÃO

Depois da derrota humilhante para a Alemanha, dentro do Brasil criou-se um novo país. O do futebol. A mídia desse país voltou ainda mais ferrenha, depois de outra humilhação no Chile. E exigem mudanças de cabo a rabo.

Chegou a hora de um técnico estrangeiro. Alguns dirigentes deveriam ser presos. Outros precisam ser substituídos. De preferência por ex-jogadores de futebol. Leis de responsabilidades dos clubes precisam ser aprovadas, e tantas outras bobagens.

Desta turma vou citar Juca Kfouri e José Trajano. Estranhamente, enquanto para os dois no futebol tudo está errado, o país de Dilma Rousseff é uma maravilha. E se você criticar a presidente perto deles, corre um sério risco de apanhar.

É neste ponto que incorremos num grande erro. Na tentativa de dissociar o “País do futebol” do Brasil real. Autoproclamado “Pátria Educadora”.

No passado fugia-se da escola para jogar bola, ser craque e campeão. Hoje se foge da escola, para jogar bola, ser estrela “pop star” e ganhar dinheiro. Ser um líder saiu de moda. E torcem por um Hino Nacional em ritmo de Rap.

O Chile tem dois ganhadores do Prêmio Nobel de literatura. O Brasil sonha com o dia que o jogador Neymar seja escolhido o melhor do mundo. Certamente desfilará em carro aberto. E nós temos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso na Academia Brasileira de Letras. Que inveja eu tenho dos chilenos.

Certa vez, o papa Francisco bradou aos jovens: “Sejam revolucionários”. Infelizmente o Brasil ainda precisa ensinar a sua juventude o que é ser revolucionário. Nosso país é tão confuso que confundimos revolucionar com “se perder”.

Além de entender o porquê de 51 milhões de jovens, 21 milhões não terminarem o ensino médio. Segundo dados do TCU. A maioria massacrante não será um “pop star”. Na ânsia de ser, entrará no campo do crime. Sabemos que o crime está se especializando em fazer golaços com os jovens no ataque.

Na ficção global “Verdades Secretas”, um dos cenários é uma escola particular. No meio de um bando de personagens adolescentes e babacas, eu ainda não vi ninguém com um livro na mão. Já com drogas e bebidas... Um revolucionário não pode ter seus heróis fabricados na mídia ou pelo crime. Nem morrendo de overdose.

Enquanto a sociedade conservadora arregala os olhos negativamente para a ficção, esquece que a realidade é ainda pior. Estamos muito mais próximos de finalmente descobrir se Capitu traiu Bentinho, do que de encontrar caminhos revolucionários para nossa juventude. Nem a nossa ficção sabe como se forja um revolucionário.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1