Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 7619 - ALICE OU FLORBELA - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1869
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

ALICE OU FLORBELA

Dias desses recebi um e-mail. Queriam saber em qual candidato votarei para prefeito. O e-mail teve o mesmo destino que 95% das bobagens que recebo. Primeiro a caixa de lixo eletrônico. Depois exclusão sumária e sem dó.

Hoje, sem mandar nenhum e-mail, eu vou perguntar. Se você hipoteticamente pudesse substituir a tua dualidade, esse “euzinho” escondido dentro de cada um de nós, quem você gostaria de ser? Alice ou Florbela? As duas são provas definitivas da existência dessa dualidade.

Calma, eu explico. Florbela Espanca era uma poetisa portuguesa. Alice é a mocinha quase imortal de “Resident Evil”. Quem já leu Florbela Espanca levante o dedo? Hum! Quem já viu Alice, ou melhor, Mila Jovovich? Ah! Agora sim, vejo muito mais dedinhos levantados.

Talvez, sem carregar essa dualidade, a realidade virtual não seria tão atrativa. Nem a mocinha Alice, e nem as poesias de Florbela existiriam. Só mesmo os labirintos do nosso eu interior são capazes de criar raridades como as duas. Com a diferença que Alice é virtual e fictícia. Florbela Espanca era real.

Descer ao nosso eu interior é uma aventura inigualável. Um passeio único. É preciso ter o cuidado de não pensar que se está num videogame. Nossos diabinhos já podem desacorrentar-se por consoles, teclados ou cliques. Chaves são coisas do passado. Basta um descuido, e tudo foge do nosso controle. Alice e Florbela são mestras nesses passeios.

Em “Resident Evil 5: Retribuição”, ou nos quatro anteriores, Alice é sempre uma incógnita. Criamos um vínculo com ela. Em 99% dos casos, esse vínculo é com a heroína. No entanto, Alice está mais para nosso subconsciente do que heroína. Nossos diabinhos se alimentam dos seus medos. Todos nós temos nossas “Umbrella Corporation”. Nossos “T-Vírus”. Enquanto “mata”, Alice está brigando com a Alice dentro dela. Nada diferente do nosso dia a dia.

Florbela Espanca, também conhecia seus diabinhos. Ao contrário de Alice, não matava meio mundo de brincadeira. Com sonetos e rimas, às vezes amargas, outras vezes doces, Florbela espremia e expulsava seus medos. Com certeza essa mulher temia que seus diabinhos engolissem sua alma. Almejava o céu, e tinha um pé no inferno. Nada diferente do nosso dia a dia.

No soneto “Minha Culpa” ela diz: “Sei lá! Sei lá! Eu sei lá bem/Quem eu sou?! Um fogo-fátuo, uma miragem.../Sou um reflexo... Um canto de paisagem/Ou apenas um cenário! Um vaivém...” Florbela se dizia “um verme que um dia quis ser astro”. E termina como um autêntico Ser Humano. “Sou mais um mal, sou mais um pecador...”

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1