Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19522 - Os humanos mudarão? - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1022
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Os humanos mudarão?

De certeza sabemos que quando a pandemia do Covid-19 passar deixará de herança milhares de mortos, os mundos capitalista e comunista mais pobres, e uma crise financeira. Se esta crise não for bem administrada, causará uma tragédia maior do que a vivenciada neste momento.

Nota-se entre os pensadores da atualidade o consenso de que um novo mundo nascerá no pós-epidemia e pós-crise. Na semana passada, minha crônica falava sobre um artigo que Yuval Noah Harari escreveu para o Financial Times. Ele escreveu outro para a revista americana Times. Logo, “Na batalha contra coronavírus, faltam líderes à humanidade” foi transformado em e-book. Ainda se pode adquiri-lo grátis na Amazon.

Para o sociólogo francês Michel Maffesoli, autor do livro “A Palavra do Silêncio”, “a pandemia é sinal de uma crise civilizatória”. A humanidade trocará o individualismo fazendo ressurgir os valores do voluntarismo. No Youtube pode-se assistir um vídeo de Maffesoli no Brasil falando sobre O Retorno da Espiritualidade.

Maffesoli avança afirmando que vivemos em função de paradigmas arcaicos, e que em breve estarão obsoletos como o racionalismo e o progresso. Nascerá uma cultura baseada na emoção do instante presente. Avança sinais dobrando a sua aposta de que o fim da modernidade nunca esteve tão evidente.

NA última pergunta da entrevista que concedeu por telefone para o jornal “O Globo”, Maffesoli é perguntado sobre o papel da tecnologia nessas mudanças. Ele responde falando do ativismo nas redes. Neste ponto tendo a discordar de Maffesoli. Esse ativismo doentio nas redes jamais mudará o mundo. Muito pelo contrário.

Até aqui falamos da humanidade. A O conjunto de todos os humanos. Para que a humanidade mude o mundo, os humanos terão de mudar. Os humanos mudarão? Esquecerão o individualismo? Deixarão de culpar uns aos outros? Encontraremos líderes como os vencedores da Segunda Guerra Mundial encontraram?

Calcula-se que metade da humanidade está vivendo sob algum tipo de quarentena. Na mídia os psicólogos estão ganhando mais espaço para falar sobre eles. Temos pratos cheios de assuntos como relações, ansiedade e depressão. Muito provavelmente depois do Covid-19, os humanos lotarão postos de saúde e hospitais a procura de tratamentos para as doenças causadas pelo isolamento. Quando ele acabar descobriremos se ele uniu ou afastou ainda mais as pessoas. Aposto mais na segunda hipótese.

Gostaria de uma explicação. Como uma raça tão frágil física mentalmente. Tão escravizada pela tecnologia poderá ser a mola propulsora dessas mudanças todas. Pintam o limiar de uma nova era sem que haja matéria-prima para se construir a obra.
Não devemos nos surpreender se a pintura ficar pior do que o quadro inexpressivo atual.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1