Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18308 - Escassez de líderes - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1204
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Escassez de líderes

Ao fim da Segunda Guerra Mundial os líderes dos países vitoriosos se reuniram. Eles não apenas redesenharam o mapa político da Europa que perdurou até tecnicamente a Guerra Fria acabar em 1991, como criaram uma ordem mundial totalmente nova. Dos cinco países com direito a veto na ONU, quatro estava no grupo dos aliados. A exceção é a China. Um mundo sem grandes líderes é preocupante. Basta olhar o mundo hoje.

Nenhum exercício de imaginação seria capaz de prever como esses líderes acabariam seus dias e como o nosso mundo seria sem Adolf Hitler e o nazismo. Mudando a ótica é possível perguntar: O nazismo seria derrotado se esses líderes não estivessem no comando dos países aliados? A pergunta não deixa de ser perturbadora.

Vamos enumerar esses líderes. O inglês Winston Churchill, o russo Josef Stalin, os americanos Harry Truman e Dwight Eisenhower e o francês Charles De Gaulle. Nenhum deles pegou uma arma e foi para o front ficar cara a cara com o inimigo. Um líder ensina que é possível vencer.

Então desde a metade do século passado o mundo vem sofrendo de uma escassez de grandes líderes mundiais. Aqueles com a capacidade de interromper algo errado, ou seguir adiante com o que é correto. Neste momento, estamos muito carentes de líderes mundiais preocupados com as mudanças climáticas.

Podemos citar alguns líderes que vieram depois. Sem se esquecer que tivemos meras caricaturas de líderes. Cito como exemplo de caricatura Nelson Mandela. Quando a carência é demasiada, isso tende a acontecer com uma certa frequência. Buscamos nos altares aquilo que não existe. O Brasil vivencia um belo exemplo.

No meu conceito de líder, o presidente americano assassinado em 1963 John Kennedy foi o último dos grandes dessa extirpe. Abaixo dele podemos citar primeira-ministra Margaret Thatcher, que comandou o Reino Unido entre 1979 e 1990. A ditadura argentina jamais sonhou que a Dama de Ferro atravessaria o oceano para escorraçá-los das Malvinas.

Talvez, vou assustar citando Mikhail Gorbatchov e o papa João Paulo II como líderes mundiais mas tenho motivos. Só quem é um líder teria a capacidade para colocar o império russo no chão em poucas semanas sem que houvesse sangrentas carnificinas.

Na América do Sul, possivelmente o maior líder foi o presidente argentino por três mandatos entre 1946 e 1974 Juan Domingo Perón. Seria impossível um não líder criar uma ideologia política com o seu nome. O Peronismo é quase uma religião.

Amado e odiado quase na mesma proporção, no Brasil republicano quem mais se assemelha a um líder é Getúlio Vargas. Aqui também sentimos escassez.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1