Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 17357 - O primeiro homem - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1249
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O primeiro homem

Confesso minha surpresa com as comemorações dos 50 anos da chegada do homem à Lua. Não esperava tantas reportagens nos jornais e revistas. Nem a quantidade de vídeos antigos e atuais exibidos sobre a corrida espacial nos canais de televisão especializados em documentários.

Engraçado, meio século depois a ênfase continuou a mesma. Ainda se tem a visão de a chegada do homem à Lua ser o grande passo da humanidade. Uma das maiores fake news humana. Até hoje a humanidade nunca foi o foco de nada no planeta. O passo de Neil Armstrong foi a supremacia de uma ideologia sobre sua rival.

Diante de homens que mudaram para sempre a História, dificilmente temos a percepção de que eles foram tão humanos quanto qualquer um de nós. Sempre imaginamos que eles vivem ou viveram num mundo diferente do nosso. Que tanto os “heróis” quanto os “vilões" estão imunes aos dramas e tragédias pessoais.

O filme “O Primeiro Homem” sobre Neil Armstrong parece feito para desmistificar esse panorama. O filme não mostra quem foi o herói que pisou na Lua a primeira vez. O que vemos é o ser humano que pisou na Lua a primeira vez. Tão humano quanto os que acreditam e os que não acreditam que ele esteve lá.

O primeiro homem que pisou na Lua, por exemplo, tinha esposa e filhos. Ele perdeu uma filha com menos de três anos de idade para o câncer. Não existem heróis que possam apagar dramas dessa magnitude como se tivessem uma varinha de condão. É impossível se despir dos dramas familiares e psicológicos antes de embarcar para a Lua.

Por duas vezes, Armstrong esteve a um passo da morte. Ele estava a bordo da Gemini VIII. A missão era acoplar duas naves no espaço pela primeira vez. Depois do sucesso da acoplagem, um propulsor avariado obrigou um pouso de emergência. Na outra vez, enquanto fazia testes com um módulo Lunar, Armstrong ejetou-se segundos antes do protótipo se incendiar.

Já no projeto Apollo, Armstrong perdeu três amigos. Enquanto testavam um módulo de comando em terra, houve um incêndio. Os três foram incinerados dentro da cápsula. Detalhe assustador. Não existia nenhum dispositivo que possibilitasse abrir as portas pelo lado de dentro.

Você vai fazer algo perigoso nunca feito antes. Então tem de olhar nos olhos e dizer para a sua esposa e seus filhos: “Minhas chances de nunca voltar e morrer no espaço ou na Lua, são maiores do que retornar vivo”.

O filme termina com Neil Armstrong na quarentena separado da esposa por um vidro. Na cena herói e fama não cabem. Era apenas mais um drama humano com final feliz.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1