Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 16764 - O DIA D - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1313
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O DIA D

Neste 6 de junho, se comemora 75 anos de um dos acontecimentos cruciais para os aliados vencerem a Segunda Guerra Mundial. Vitórias bélicas sempre são acompanhadas de consequências. Após 1945, a Europa foi dividida entre os vencedores, e criou uma nova ordem mundial.

Durante a Guerra Fria temeu-se por um confronto atômico. O livro “Inverno Nuclear” escrito por Carl Sagan, Paul R. Ehrlich e Donald Kennedy é uma ótima leitura sobre o assunto, mas havia outros temores. O fim de qualquer um dos dois impérios antagônicos poderia provocar uma crise nesta ordem mundial.

Foi o império russo quem ruiu entre 1989 e 1991. O temor que a ordem mundial sofresse abalos consideráveis não se confirmou. Sabemos que a ordem atual tem sofrido inúmeros ataques. Apesar disso, os que a governam permanecem intocáveis. É um clube de pouquíssimos sócios.

O “Dia D” é um exemplo de que uma guerra não é vencida apenas nos campos de batalhas. O que aconteceria naquele 6 de junho de 1944 começou a ser planejando em todos os detalhes praticamente um ano antes.

O “Dia D” foi a maior invasão marítima que se tem registro na história. E claro, as praias da Normandia não estavam esperando turistas para banhos de sol. As “boas-vindas” alemãs vieram de armas bem posicionadas, areias minadas e outros obstáculos tais como estacas de madeira, de metal, tripés e arame farpado. O poder bélico trazido pelos aliados também foi sem precedentes.

Foram quase cinco mil veículos de desembarque e de assalto, 289 embarcações de escoltas e 277 dragas-minas. As tropas que atravessaram o Canal da Mancha no primeiro dia somavam 160.000. No final daquele junho esse número aumentou para 875.000. Os paraquedistas lançados em lugares estratégicos para sabotar pontos essenciais como pontes somavam 24.000.

Sabemos que a História é contada sempre pelos vencedores. Os perdedores raramente têm a chance de contar sua versão. Então ainda são os aliados zombando: “O maior erro de Adolf Hitler ao criar “A Muralha do Atlântico” foi não ter colocado um teto nela”. Se os aliados fracassassem na Normandia, talvez, a História estivesse exaltando “A Muralha do Atlântico”. O mundo vivendo uma ordem mundial inimaginável.

As vítimas alemãs do “Dia D” são estimadas entre 4.000 e 9.000 soldados. No lado aliado foram 10.000 as vítimas com 4.414 mortos confirmados. No primeiro dia apenas duas praias foram tomadas. Só em 12 de junho as cinco cabeças-de-praia foram unidas. Com o sucesso do desembarque na Normandia, em 25 de agosto de 1944 acontece a tomada de Paris. A França foi libertada, e Hitler já sabia que tinha perdido.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1