Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 16709 - SOBRAL E A CELEBRIDADE DE EINSTEIN - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1299
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

SOBRAL E A CELEBRIDADE DE EINSTEIN

Sempre que estou lendo alguma obra sobre os mistérios do Universo me permito viajar ao tempo dos nossos ancestrais. Não desses de alguns séculos atrás. Estou falando de milhares de anos. Daqueles que ainda viviam em cavernas. O que pensavam quando se viam diante de fenômenos desconhecidos.

De repente, um cometa incendiando o céu. De repente, a Lua engolindo o Sol para vomitá-lo logo depois. O culpado dessa minha viagem no tempo é Carl Sagan. Em “Cosmos”, falo do livro, ele escreveu muito sobre ciência e astronomia. Entretanto, um dos trechos mais lindos é quando com sua genialidade retrocede no tempo. Eu faço a mesma viagem que Carl Sagan fez.

A ciência já explicou os eclipses. Nem por isso eles deixam de nos fascinar. Um de meus sonhos seria ver um eclipse total do Sol. Com mais de sessenta anos nem esperança devo ter. O próximo eclipse total no Brasil está previsto para 2045. Haverá um que será visto parcialmente no sul do país em 2 de julho deste ano. O Chile terá a honra da totalidade.

Há cem anos aconteceu o eclipse solar mais importante do nosso planeta, O motivo não foi sua duração. Com mais de seis minutos, foi um dos mais longos do século passado. Alguns dizem que a ciência moderna começou em 29 de maio de 1919. Que a cidade de Sobral no Ceará inseriu-se no contexto deste acontecimento pouca gente sabe.

Einstein anunciou a sua Teoria da Relatividade em 1905. A teoria afirmava que a massa dos corpos deforma o espaço próximo. Assim a luz é desviada por essa deformação. O que poderia provar que esse princípio estava correto? Um eclipse total do Sol provaria.

Sabendo-se geograficamente os melhores locais para observar o fenômeno, equipes de cientistas foram enviadas. Uma partiu para a Ilha do Príncipe, na costa ocidental da África. A outra veio para a cidade de Sobral no Ceará.

Na Ilha do Príncipe o mau tempo atrapalhou as observações. A chuva parou, mas o tempo permaneceu nublado durante o eclipse. Com valor cientifico aproveitou-se apenas uma das fotografias tiradas.

Em Sobral parecia que seria ainda pior. Antes do eclipse formou-se uma tempestade, então o tempo abriu. Sobral teve papel preponderante para confirmar a Teoria da Relatividade e na celebridade de Albert Einstein.

Uma reportagem da BBC News diz que o jornal “A Folha do Littoral” escreveu naquele dia 29 de maio de 1919: “A população estacionou em praças públicas, impressionada com o espetáculo que a natureza lhe oferecia. Parecia que a aurora ia romper, e naquela escuridão, os galos cantavam e as avezinhas procuravam agasalho”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1