Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14928 - DESRESPEITANDO OS MACACOS (Crônica de 2007) - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1433
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

DESRESPEITANDO OS MACACOS (Crônica de 2007)

De repente, fomos beliscados e caímos na real. Os humanos ainda não se veem como uma raça única. Aos olhos dos “seres superiores”, somos um amontoado de tribos diferentes, e de diversas cores espalhadas pelo planeta.

Esta visão, vez ou outra, resulta em discussões acaloradas sobre o racismo. Que desaparecem dos noticiários com a mesma velocidade que surgiram. No Brasil, o racismo é um crime. O estranho é que nossos livros de História, no capítulo da escravidão, não falam de crime ou racismo. Não se envergonham. Nem pedem perdão.

Ultimamente é moda associar pessoas da cor negra aos macacos. Ou usar o simbolismo do seu alimento preferido. As bananas. O DNA das duas espécies provou que somos apenas 2% diferentes.

É provável que eles não possuam os genes da hipocrisia que os humanos exibem com glamour no dia a dia. Nossas hipocrisias se fartam nas comparações. E cometemos um grande erro quando associamos o racismo apenas com a cor da pele. O racismo se alimenta do “diferente”. Basta você estar fora do padrão.

Com a História documentada dos últimos cinco mil anos, é fato que não temos motivos para comemorar. Como uma raça que se intitulou de “superior”, chegamos até aqui da pior maneira possível. Sem compreender o significado de Humanidade.

Tenho uma certeza. A luz da razão, os macacos se sentiriam envergonhados quando fossem comparados com qualquer humano. Não atirariam bananas em nossas cabeças. Não somos merecedores de tamanho desperdício de alimento.

Os macacos não fazem guerras. Nãos abandonam os filhotes recém-nascidos em sacos de lixos ou caixas de sapatos. Não matam os filhotes adolescentes, jogados pelas janelas dos edifícios. Ou para receber alguma herança.

Os macacos não atiram na cabeça de ninguém depois de um assalto. Não dirigem embriagados e matam no trânsito. Não estupram suas fêmeas. Não são governados por corruptos. Não são eles que estão destruindo seu habitat.

Praticando o crime do racismo, centralizado nos macacos, estamos cometendo um grande desrespeito com a raça deles. Um tipo de racismo ao inverso. E como “raça superior”, deveríamos nos envergonhar de agir dessa maneira. Olhar o próprio rabo.

Quando a essência humana permite de limpezas étnicas a genocídios. Permite nossas imbecilidades motivadas pela cor da pele, religião, poder ou em nome de um Deus, eu me sentiria feliz se me comparassem com os macacos. Porque a luz da razão seria impossível que fossemos aceitos entre eles. E condenados à extinção.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1