Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 96 - COMANDADOS POR DIABINHOS (Dirceu Detroz) - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1403
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 2
 
 

COMANDADOS POR DIABINHOS (Dirceu Detroz)

Filosoficamente sempre me questiono sobre qual seria o conceito correto. A faísca que acendeu a inteligência da raça humana foi assoprada pelo egoísmo? Ou, o egoísmo humano se acendeu das cinzas deste faiscar?

Existe uma única certeza. Sem o egoísmo jamais teríamos chegado até aqui. Ele desempenhou um papel crucial para que atingíssemos o status de raça dominante. Nas narrativas da evolução, desde a escuridão das cavernas e do medo do céu estrelado contadas pelos fósseis e desenhos, o egoísmo é uma variável constante.

Os mistérios da mente humana são desafiadores. Verdadeiros labirintos habitados por anjinhos e diabinhos. Enquanto eles se divertem brincando de gangorra dentro das mentes humanas criam seus contrapontos. Suas dualidades.

Os anjinhos que não aturam os cartazes egoístas nem os sorrisos sarcásticos exibidos pelos diabinhos, em contraponto criam seus cartazes de altruístas. Estranhamente só convocamos nossos anjinhos e seus cartazes, quando precisamos disfarçar ou fingir. Fora do disfarce e do fingimento estamos fechados 100% com os nossos diabinhos.

Uma raça altruísta não necessita de nenhum deus ou crenças religiosas. Como consequência estaria imune aos pecados. Não faria guerras de conquistas. Não proporia limpezas étnicas. Não se importaria com a cor da pele. Uma raça altruísta entenderia o verdadeiro conceito de Humanidade.

Uma raça altruísta não necessita de classes sociais. Não cria pecadores nem hipócritas. Não sabe o significado de distribuição de renda. Não permite a proliferação de campos de refugiados. Não permite o desperdício. Cada centavo sobrando seria aplicado na preservação do planeta. Pensando na herança para as gerações futuras.

Qualquer raça altruísta também morreria diante de uma criança morrendo de fome ou de sede. Morreria quando Hiroshima morreu. Morreria quando Chernobyl matou. Morreria queimada nas fogueiras da Inquisição. Morreria quando uma espécie habitante do planeta sucumbisse à extinção.

Qualquer raça altruísta não saberia esconder sua indignação diante dos abusos dos poderosos. Das indústrias armamentista, alimentícia e farmacêutica. Não saberia esconder sua indignação ao ver em todos os lugares do Brasil, a foto de Bruna Marquezine sentada no colo de Neymar em cadeira de rodas.

O egoísmo é a maior religião do planeta. Sua “bíblia” também é sagrada. Igualmente sua crença sobreviveu aos milênios. Oramos diariamente diante dos seus altares. Orações egoístas. E por mais estranho que pareça, quando vemos um altruísta passando blasfemamos: Ali vai um pecador!

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1