Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5474 - O CRONISTA ESTÁ SEM PALAVRAS - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 520
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O CRONISTA ESTÁ SEM PALAVRAS

Um país em pleno caos moral
não pode ser descrito facilmente
(crônica escrita em 2007)

Os acontecimentos no Brasil, neste Ano da Graça de 2007, tiveram um efeito inesperado: deixaram este cronista sem palavras. Habitando algum lugar entre a mais profunda indignação e a sensação de que nada pode ser feito, as palavras me abandonaram, expondo minha insignificância diante de tanto absurdo.
Depois do milionésimo episódio de corrupção e mau-caratismo envolvendo o Congresso Nacional, desta vez com o próprio presidente do Senado, Renan Calheiros, percebi que tenho sido massa de manobra nos últimos 20 anos para justificar um suposto regime democrático que não disse a que veio. Presidentes se sucedem, tornando cada vez mais podre a relação entre executivo e Congresso, aumentando a carga de impostos, distribuindo dinheiro e informações privilegiadas entre seus amigos e aliados.
A promiscuidade do poder nunca foi tão intensa quanto hoje, tanto que tenho a sensação de que não posso usar as mesmas palavras indignadas de antes para falar dos escândalos de agora ... Elas, simplesmente, já não são suficientes. Ao mesmo tempo, um jogo pouco sutil de medidas provisórias e leis votadas na calada da noite, justifica aumentos de salário para os políticos, a volta da censura (Deus nos livre!) como uma espécie de “mordaça democrática”, a destruição do meio ambiente, a violência generalizada e a farra política sem precedentes.
Tudo parece conspirar para que o Brasil se torne um país sem solução, sério candidato a uma ditadura de pseudo-esquerda ao estilo Hugo Chaves, como se não passasse de uma Venezuela (com todo o respeito aos nossos vizinhos). Lula não está longe disso, com seu messianismo, ostentando mãos supostamente limpas enquanto chafurda no pântano da corrupção, em meio a aliados dos mais diferentes gêneros e tendências.
Diante de tudo isso, o que fazemos – e aí me incluo – como povo brasileiro? Assistimos ao Jornal Nacional, indignados com aqueles em que votamos e nos quais votaremos novamente (ainda mais se a excrescência do voto em listas fechadas for aprovada na Reforma Política). Quando até os mais íntegros pisam na bola, quando a esquerda e a direita se misturam num grande “centrão”, que saída? Se nem o futebol brasileiro consegue ser exemplo de talento, raça e qualidade, o que fazer? Chamar Bernardinho – o do vôlei – para comandar o país também fora das quadras?
Leio os cronistas de jornais e revistas, como O Globo e Veja, e percebo que a falta de palavras está em todo o lugar – como aquela chamada “quarta parede” do teatro, que, mesmo invisível, separa o palco da platéia, o imaginário do real. Temo que o fim, o apocalipse de nossa estranha realidade brasileira, esteja próximo com seus cavaleiros e trombetas.
Nos dias de hoje, se me fosse permitido dirigir algumas palavras ao Brasil, certamente não seriam minhas, pois estas me fugiram. Tomaria emprestados os versos do cisne negro Cruz e Souza: “andas a apodrecer por sobre a terra / antes de apodrecer nos sete palmos”. Se uma nação pode morrer, será num momento de desagregação e queda dos valores morais como este que vivemos agora.

(Direitos reservados. Publicado no site do autor em 30/06/2007)

Visite www.williammendonca.com

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1