Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5378 - SYLVIA PLATH - Poesia no limite da insanidade - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 497
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

SYLVIA PLATH - Poesia no limite da insanidade

Uma das mais brilhantes e atormentadas vozes que a poesia do século XX produziu foi, sem dúvida, a americana Sylvia Plath. Nascida em 27 de outubro de 1932, em Jamaica Plain, Massassuchets, Sylvia era um ser com o espantoso QI 166 e problemas psiquiátricos desde os oito anos de idade, após a morte de seu pai. No mesmo ano, o Boston Herald publicou seu primeiro poema.
A inteligência e precocidade de Sylvia Plath a ajudaram a ter ótimo desempenho nos estudos e a vencer concursos literários, como o patrocinado pela revista Mademoiselle em 1953. No entanto, a poetisa tinha grandes problemas para se relacionar com as pessoas e chegou a ter um colapso nervoso após sua primeira estada em Nova Iorque, no mesmo ano.
A curta vida de Sylvia Plath passou por um turbilhão nos seus últimos dez anos. Publicou o romance “Redoma de vidro”, passou por tratamentos psiquiátricos que marcariam sua vida, graduou-se no Smith College e conseguiu uma bolsa de estudos em Cambridge. Em 1956, casou-se com o poeta Ted Hughes, descrito como uma personalidade machista e egoísta.
O casamento foi o transtorno que faltava à vida de Sylvia Plath. Em meio a brigas violentas, crises de ciúmes, o nascimento de dois filhos e vários casos extraconjugais de Hughes, o dia-a-dia tornou-se um inferno. Sylvia, que estava farta da ficção, produziu seu primeiro livro de poemas, “The colossus and other poems”, que foi lançado em 1960.
A poesia intimista servia como desabafo, falando da condição feminina em uma sociedade machista e de episódios dolorosos de sua vida. Quando, em 1962, veio a separação de Hughes, Sylvia trancou-se em um apartamento em Londres e escreveu seu último volume de poesias. No limite da insanidade, ela chegou a procurar ajuda, mas não conseguiu ser internada pois, por incrível que pareça, os hospitais psiquiátricos da capital inglesa estavam lotados.
Na manhã de 11 de fevereiro de 1963, Sylvia Plath se despediu dos filhos, que ainda dormiam, deixando dois copos de leite e um prato de pão com manteiga e foi à cozinha. Vedou as portas e janelas com toalhas, enfiou a própria cabeça no forno e ligou o gás. Foi encontrada morta algumas horas depois. O ex-marido herdou seu espólio literário e, até onde se sabe, suprimiu vários dos poemas de Sylvia na publicação póstuma do último livro. Em 1982, Sylvia Plath tornou-se a primeira poetisa a conquistar o prêmio Pulitzer de forma póstuma, pelos seus “Collectd Poems” publicados um ano antes.

(Parte da coletânea "História de poetas". Publicado no site www.williammendonca.com em 04/07/2009)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1