Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5356 - LORD BYRON - Um inconformado - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 486
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

LORD BYRON - Um inconformado

As três gerações de poetas românticos brasileiros, principalmente a segunda, foram claramente influenciadas pela trindade dos românticos ingleses - ou seja, Keats, Shelley e Byron. Tendo em comum sua posição abastada e seu amor pela poesia, os três poetas chegaram a morar na mesma casa, em Roma, Itália - num período em que Byron fora "convidado" a se afastar do Reino, pois sua postura inconformista denegria o nome de sua família.
George Gordon Noel Byron, que recebeu o título de Lord por herança, nasceu em 22 de janeiro de 1788, em Londres. Antes mesmo dos vinte anos, estreava em livro, sendo inicialmente mal recebido pela crítica, mas tornando-se rapidamente conhecido do público. Pouco tempo depois assumia uma cadeira na Câmara dos Lords e, aos 24 anos, lança o livro que o projetaria em todo o mundo: "Peregrinação de Childe Harold", onde já se encontrava todo o ideal da poesia romântica - um herói desencantado, que viaja por terras distantes, vivendo amores e agruras.
Childe Harold teria outros cantos (continuações) ao longo da vida do poeta, mas Byron, que mostrou maestria em outros livros como "O Corsário", "Lara", "D. Juan" e "Beppo, uma história veneziana", parecia querer encarnar o herói de seu poema - um homem inconformado, lutando pela liberdade e vivendo amores intensos.
Há, em sua vida, até mesmo um amor incestuoso com sua meia-irmã Augusta - um dos muitos escândalos do jovem poeta. Mas, revolucionário por natureza, quase numa ânsia suicida, Byron se dedica a causas como o movimento revolucionário italiano - onde sai derrotado - e a guerra pela independência da Grécia. Lutando ao lado dos gregos, contra os turcos, após quatro meses de campanha, morre em Missolonghi, Grécia, a 19 de abril de 1824, de tifo.
Por ironia, somente 145 anos após esta data, Lord Byron - que fora aclamado como herói pelo povo grego e desprezado pelos próprios compatriotas ingleses - recebe uma homenagem simbólica, uma placa no chão da abadia de Westminster, que lhe fora negado como sepultura.

(Parte da coletânea "História de Poetas". Publicado no jornal A VOZ DE MARAMBAIA. Publicado no site www.williammendonca.com em 12/09/2008)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1