Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 22263 - Minhas escolhas, meu futuro. - POLLYANA OLIVEIRA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 292
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Minhas escolhas, meu futuro.

Minhas escolhas, meu futuro


Olá pessoal, como vocês estão?
Vamos refletir um pouco sobre nós mesmos e analisar os passos que devemos tomar para um futuro realizador.
Leia o texto abaixo e copie em seu caderno;
Responda, também no caderno, as questões que seguem o texto.
Envie para mim.
Bons estudos!

Vamos falar da relação entre escolhas e futuro. Nossas escolhas são finitas, e todas as escolhas que fazemos agem diretamente em nosso caminho.

Nossas escolhas também envolvem nossos projetos, objetivos e sonhos. E para isso tudo precisamos, além de escolher, planejar.

Todo projeto também é aberto para mudanças, e elas ocorrem por diversos motivos, desde escolhas pessoais, aprendizado de novos caminhos e mudança de perspectivas até mudanças inevitáveis. Acontece com todos!



Escolher uma carreia profissional, um propósito, e traçar metas para atingir objetivos pessoais e profissionais são atitudes importantes na vida.

As competências socioemocionais autoconfiança e organização são uteis nesse processo. A primeira está relacionada a sentir-se bem consigo mesmo(a) e a segunda ajuda você a planejar e conquistar objetivos.

Logo o mais importante, em primeiro plano, além da organização, é assumir uma postura autoconfiante, pois assim você se abre para maiores e melhores perspectivas. A autoconfiança lhe preenche de ânimo e sentimentos que lhe empurrarão para o sucesso. A falta dela lhe impede de seguir de forma decidida e lhe “derruba” nos percalços inevitáveis.

Para conquistar seus sonhos, é necessário olhar para o passado e conhecer sua história, valores e escolhas. Assim, compreenderá seu presente e, autoconfiante, descobrirá possibilidades no futuro.

Precisamos compreender, também, que todas as escolhas geram consequências. É importante também lidar com as escolhas com responsabilidade, para que não percamos coisas que não tínhamos o intuito de perder e para que tenhamos uma vida mais equilibrada. Somos responsáveis por nossas escolhas.

Com tudo isso analisado, pode-se compreender com clareza o que trouxe você ao presente e quais são as suas possibilidades em relação ao futuro.

É importante saber contar e reconhecer a própria historia conhecer as possibilidades do mercado de trabalho e os caminhos existentes para a formação profissional e o desenvolvimento pessoal.

É importante que, no percurso de sua vida, você se reconheça como protagonista da própria história e crie um projeto de vida realista, com base nas suas características pessoais e em escolhas conscientes. Não deixe de se informar sobre as possibilidades acadêmicas e profissionais para a sua carreira e seu futuro.

Claro que não podemos ver nossos objetivos como coisas impossíveis e inibir nossos sonhos, mas é sempre importante levar o nosso entorno e os passos de nosso caminho em consideração. Se for preciso, ter um plano adjacente. Devemos persistir e sonhar, lutar e acreditar, porém levar tudo em consideração, inclusive seu autoconhecimento, as possibilidades e as coisas que você precisa alcançar para chegar ao objetivo final.

Lembre-se de:

· Analisar escolhas conforme a identificação de valores importantes para si e para os outros, a fim de auxiliar no projeto de vida;

· Estruturar e saber comunicar a sua história de forma positiva e atrativa;

· Identificar significados para as escolhas e para as ações que realiza no tempo presente;

· Reconhecer a importância de protagonizar a própria historia;

· Empregar decisões de acordo com seus valores e propósitos para o alcance de seus objetivos;

· Refletir sobre a própria historia e sobre como o passado foi importante para seu desenvolvimento pessoal e, também, como pode colaborar para as decisões profissionais futuras;

· Pesquisar o mercado de trabalho e diversas possibilidades profissionais e compreender a importância da continuação dos estudos em diversos níveis.

Planejar: organizar e otimizar a rotina de seus estudos, ou seja, inclui como, quando e quanto estudar. Esse planejamento faz uma enorme diferença no rendimento de seus estudos.

Já falamos sobre planejamento e como ele influencia nossos hábitos e o êxito ao alcançar nossos objetivos. Não somente nos estudos (que é o foco no momento em suas vidas), mas também em todos os campos de nossas vidas. É importante criar o hábito de planejar, pois o planejamento vai organizar a sua vida e permitir que você busque o máximo de objetivos possível.



Dicas para se organizar nos estudos:

Reserve um tempo do seu dia só para os estudos. Faça um cronograma/plano de estudos de como você abordará cada um dos conteúdos, e não deixe de reservar um tempo em seu planejamento para revisá-los.

Estabeleça prioridades em seus estudos, reservando mais tempo àqueles conteúdos que você acha essenciais para alcançar seu objetivo. Preocupe-se primeiramente com os conteúdos mais fáceis e, só depois, se dedique aos mais difíceis.

Mantenha o foco sem pular nenhuma etapa;

Faça exercícios e atividades que avaliem o seu nível de conhecimento;

Estabeleça um planejamento de estudos, levando em conta disciplina, dedicação e persistência.
De acordo com o TEXO EXPLICATIVO da aula e sua leitura, responda: Em relação ao seu projeto de vida, existe caminho certo ou errado? Justifique.

Você já sabe qual caminho pretende seguir depois de terminar o ensino médio?

Crie uma conclusão de um parágrafo para o texto lido.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de POLLYANA OLIVEIRA:
Minhas escolhas, meu futuro. Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1