Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 22261 - O perigoso ano de 2022 - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 610
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O perigoso ano de 2022

Desde Lula em eleito 2002, o Brasil tem sido sacudido pelas ideologias. Lula personifica o discurso da esquerda. A direita só encontrou um representante em quem se escorar em 2018. Bolsonaro preencheu um nicho que estava vazio. Personificou o discurso da direita indo ainda mais para o extremo. Os dois têm a mesma capacidade de promover lavagens cerebrais nas multidões.

Em quantidade de seguidores os dois praticamente se igualam. Na soma atingem quase a metade dos eleitores brasileiros. Pelo cenário que parece se desenrolar, para a outra metade dos eleitores não restará alternativa senão escolher um deles. Esse é o script sendo escrito de um hipotético segundo turno em 2022.

Restando pouco tempo, é praticamente impossível alguém de centro aparecer reescrevendo script. Sempre pode surgir um aventureiro qualquer. Já fomos os figurantes de um filme assim no passado e sabemos como foi o fim. O centro não é apenas um vazio de candidatos a mitos. É também um vazio de ideias que leva a um vazio de discurso.

Na capacidade de espalhar o ódio e dividir a sociedade, a direita e a esquerda também se igualam. Estão num empate técnico. Os dois lados ainda contam com um forte apoiador que surgiu há pouco tempo. As narrativas em forma de fake news. A campanha política de Bolsonaro tem uma base sólida nelas. Quando for preciso Lula também irá usá-las. Seria um desperdício político abrir mão das fake news. Rendem votos.

O ano eleitoral de 2022 será mais perigoso do que os dias que os brasileiros estão vivendo na pandemia da Covid-19. A esquerda e a direita estão enviando sinais de alertas para todos os lados que olhamos. Esses sinais são uma pequena mostra do que poderemos vivenciar. Quando o ódio for sentido à flor da pele. O ruim fica pior com a variável religiões na equação.

Será que as nossas instituições democráticas e a nossa Constituição aguentarão o tranco quando o imponderável acontecer? Não acredito! Nossas instituições são eternas doentes vitimadas por fraquezas e mazelas. Com o fogo posto na palha em pouco tempo desabarão. Da cobertura da pirâmide social o tombo será feio.

Traço um cenário de ficção, mas é difícil me convencer que ele não será realidade em 2022. Quando os protestos das ruas se transformarem em batalhas sangrentas. Os currais arrebentarem as porteiras com armas nas mãos. O Brasil ser a grande vítima de uma guerra ideológica, guerra com matanças, antes ou depois das urnas apontarem o vencedor.

Quando o ódio aflora e é estimulado, nem é preciso barris de pólvora. Basta que uma palha seja acesa. Como nação democrática, o Brasil está no limiar de entrar no talvez ano mais perigoso da sua História. Quando proliferam mitos e faltam estadistas.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1