Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 22117 - De Marte aos pelados - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 559
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

De Marte aos pelados

Desde que foi observado pela primeira vez por Galileu Galilei através de um telescópio em 1610, o planeta Marte levou os humanos do fascínio à obsessão. Como aconteceu com a Lua durante a Guerra Fria entre americanos e russos, atualmente vários países entraram numa espécie de corrida maluca pela glória se ser o primeiro a conquistá-lo.

A China foi o segundo país a desembarcar o seu rover em solo marciano. Levado pela espaçonave “Tianwen-1”, o “Zhurong” estudará além da geologia sinais de água em Marte. Os humanos já enviaram ao planeta vizinho 30 espaçonaves com módulos de aterrissagem. Essa obsessão tem aumentado nas últimas décadas.

Entre os vários objetivos desta corrida está uma viagem tripulada por humanos a Marte. Dentro de dois ou três séculos a ideia é colonizá-lo. Transformá-lo numa opção de lar quando o planeta Terra for um lugar inabitável. É sabido que a segunda hipótese é muito mais plausível que a primeira.

Embora a tecnologia seja capaz, a fragilidade humana será o grande empecilho. Tanto a física quanto a mental. É impossível prever como personalidades diferentes reagirão a bordo de uma nave numa viagem com duração entre cinco e sete meses. E talvez, o choque de personalidades seja o menor dos problemas. Imaginem a ficha começando a cair de que você jamais voltará.

Se por uma felicidade imensa esses humanos frágeis chegarem a Marte, nada será como na ficção de “Perdido em Marte”. Os trajes espaciais poderão não funcionar como a teoria imagina. A Terra é protegida da radiação solar, Marte não é. Conhecendo a habilidade humana para o confronto, possivelmente o futuro de Marte virá a ser um cemitério de humanos.

Algumas séries de televisão mostram com muita clareza as fragilidades físicas e mentais dos humanos. Uma delas é “Largados e Pelados”. Com algumas variações, homens e mulheres são levados para ambientes hostis em vários lugares do planeta. Ali num reality show são deixados pelados para sobreviverem durante 21 dias.

Às vezes, a luta para se conseguir acender uma fogueira demora dias. Os abrigos construídos não impedem a entrada de insetos. Ainda existe a chuva. A necessidade de procurar alimentos e transformar a água quando encontrada em potável. “Largados e Pelados” é uma boa dieta para emagrecer.

No entanto, nada se compara aos confrontos psicológicos que acontecem. Quando as personalidades que deveriam colaborar por um objetivo maior se atacam. Ali com um pedido você volta para casa. Essa possibilidade não existe numa nave a caminho de Marte. Nem no caso de você estar lá, vendo a Terra parecendo uma estrela desaparecer no horizonte marciano.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1