Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21988 - Nuvem negra - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 569
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Nuvem negra

Muito antes da Covid-19 torná-la ainda mais negra, em muitos lugares do planeta Terra já havia uma nuvem escura pairando. Era possível identificar a capacidade que essa nuvem escura tinha de contaminar as sociedades com tempestades violentas de fake news. O vínculo com a verdade foi rompido.

Por não ser assinante, não pude ler a coluna do Leandro Karnal publicada no domingo no jornal Estadão. Na chamada para o conteúdo da coluna, havia uma frase: “História ensina que, de medos atuais, pode emergir um renascimento magnífico”. Creio que Karnal fazia referência aos acontecimentos na História da Europa entre os séculos 14 e 16.

O Renascimento dissipou a nuvem negra pairando naquele tempo. Houve a ruptura do feudalismo substituído pelo capitalismo. Os muros das estruturas medievais foram postos no chão por inúmeras revoluções. Elas não aconteceram pelo uso de armas. Não se viu banhos de sangue.

Essas revoluções mudaram vários segmentos das sociedades. As mais importantes foram na cultura, na economia na política e na religião. Foi o alvorecer das artes, da filosofia e da ciência. Foi um alvorecer de mentes brilhantes. Apesar da nuvem negra de agora, suas obras ainda influenciam as sociedades atuais. Serão importantes para uma nova derrubada de muros.

O Renascimento freou a influência negacionista religiosa e do misticismo que estava enraizada na cultura das sociedades. A racionalidade da ciência abriu várias frentes. Os olhos se voltaram para a natureza. Os humanos foram agraciados com a dignidade. Do pensamento renascentista nasceria o Humanismo. A obra “O Homem Vitruviano” de Leonardo Da Vinci, é a expressão do humanismo renascentista.

A Itália foi o berço do Renascimento. Dali espalhou-se pela Europa chegando às Américas. Das suas quatro fases, a Alta Renascença é reconhecida como a mais importante. Apesar de historiadores e revisionistas atuais apontarem contradições sobre o Renascimento, há o consenso de que ele mudou o mundo.

O Renascimento foi alavancado por mentes brilhantes e progressistas. Não temos nada disso atualmente. Há apenas mitos com ideais retrógrados semeados pelas ideologias. Esses ideais deixam as tempestades ainda mais perigosas e fatais. A marca do feudalismo eram os castelos. A dos mitos são os currais de extremistas.

Só como utopia a frase de Leandro Karnal é “magnífica”. Os muros levantados estão cada vez mais altos. A ciência e a cultura são inimigas que precisam ser combatidas. As crenças se transformaram em armas de uso fácil. A nuvem pairando sobre os humanos ficar ainda mais negra não é uma possiblidade. É uma certeza.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1