Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21930 - A sorte da Terra - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 557
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A sorte da Terra

Dependendo do contexto usamos a palavra sorte em muitas ocasiões. Quando se trata dos humanos os sortudos são uma classe que é a minoria. No contexto do Universo, parece existir sorte também para uma minoria de planetas girando ao redor de seus sóis espalhados pelas galáxias. E nós evoluímos num desses sortudos.

Pelo calendário cósmico é sabido que o Homo sapiens só apareceu no planeta Terra, nos últimos segundos do dia 31 de dezembro. Isto significa que o planeta já tinha entre três e quatro bilhões de anos. Um exemplo da nossa sorte. Sem o asteroide se chocando com o planeta extinguindo os dinossauros, com certeza absoluta não estaríamos aqui hoje.

A revista “Nature” publicou um estudo do professor de ciência sistêmica da Terra, na Universidade de Southampton na Inglaterra. Toby Tyrrell, rodou um programa de computador com modelagem criando 100 mil planetas fictícios.

Para incluir todos os eventos climáticos e geológicos pelos quais o nosso planeta passou, o professor Tyrrell realizou 100 simulações em cada planeta fictício. Dos 100 apenas um passou ileso por 100% das simulações, ou seja, permaneceu habitável à vida. A maioria não passou da décima simulação. Por enquanto, continuamos com a sorte que os dinossauros não tiveram.

Embora teorias afirmem nosso planeta possuir uma espécie de termostato com a capacidade de controlar as temperaturas e o clima, serão as teorias sobre os eventos que o nosso planeta enfrentará nos próximos séculos quem dirão até quando esse termostato funcionará. Até quando o planeta Terra e a raça humana continuarão sortudos.

O planeta Terra também tem sorte de ter a Lua na sua companhia. Teorias afirmam que as duas se formaram do mesmo impacto com um planeta do tamanho de Marte, batizado de Theia. Sem a Lua, nosso planeta seria mais um sem sorte.

Nossas tecnologias perscrutam o Universo por potenciais asteroides com a capacidade de nos atingir. Tememos o mesmo apocalipse dos dinossauros. Se um asteroide despedaçasse a Lua, de forma diferente o apocalipse também chegaria. O planeta Terra perderia o status de ser um lugar habitável. A extinção humana seria acelerada.

As marés deixariam de existir sem a influência gravitacional. As correntes marítimas sofreriam um enfraquecimento. Nas regiões polares haveria um maior acúmulo de água. A Lua também é responsável pela inclinação da Terra. Sem essa inclinação as estações do ano seriam severamente alteradas. A produção agrícola entraria em colapso.

É muito bom ter sorte. Quem tem não deve se esquecer da máxima de que ela não dura para sempre. Outra certeza. A do planeta Terra e a da raça humana não durará.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1