Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20671 - COTIDIANO EM FRANGALHOS - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 410
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

COTIDIANO EM FRANGALHOS

Penso quem seria responsável pelo surgimento do novo personagem na política, que utiliza palavrões e se faz referência negativa pelo apoio ao preconceito e à diversidade, como vantagem para se eleger.
Tenho a impressão de que voltamos ao tempo das grades e dos muros altos, pois, ele incentiva a violência e se julga a expressão do autoritarismo sobre tudo e todos. Espanta-me a placidez com que o eleitor o aguenta, suporta e aceita, fosse a solução do bem viver. Arnaldo Antunes retrata, “... fraturado/ nesses dias / brutos / de coturnos / xucros / a chutar a cara de quem / ama / arte / cultura educação / liberdade de expressão / diversidade...”.
Tenho medo que tais ataques especulativos, destrutivos e o que chamo de choque oportunista, sejam o engodo que a população não reconhece como problema, resultando em processo de incompetência e irresponsabilidade, gerando – em futuro próximo - mais obrigações e menos direitos. Gostaria que os cidadãos desistissem de acreditar nesse discurso vazio, odioso e interesseiro, em que não se absorvem ideias e que sub-repticiamente apenas revela a culpa dessa mesma população num cotidiano em frangalhos. Como em Arnaldo Antunes, ... se nessa seara não há direitos / nem respeito / ensino ou dignidade / só horror e / ódio, ódio / e horror / as palavras perdem a clareza / os valores perdem o valor / a vida perde o valor...”.
Saliento que os ataques são feitos, diariamente em baixo calão; não há regras que sejam respeitadas. Inúmeras às vezes em que ele ataca e repete suas idiossincrasias e preconceitos sobre os cidadãos que não acreditam em suas jogadas eleitoreiras: joga palavras nos bueiros.
O sistema colapsa com tantas agressões e falsidades, o que me faz desacreditar que um dia poderá efetivamente ser governo na acepção do termo; não há ideologia, apenas negócios que ironicamente não surgem para todos, apenas, em benefício próprio. É inaceitável, inapropriado e ilegal, porque traz consigo um cotidiano em frangalhos. Parece filme de terror em que todos os dias somos assombrados por algum espalhado espírito corrosivo. Nas palavras de Arnaldo Antunes, “... seguindo / docilmente para o abismo / nessa insanidade coletiva / em que o Brasil nega / qualquer futuro possível / e o ódio / o horror e o ódio / e nada que se diga faz sentido...”
O cotidiano está misturado na canalhice e na falta de escrúpulos do personagem em sua crueldade, movido em pantanoso discurso do horror onde desaparece a humanidade.
Difícil acreditar que tudo isso está diante dos nossos olhos; de verificar estarmos vivendo em ambiente fumacento, escuro, assustador, medíocre e hipócrita. São armadilhas que reduzem o cotidiano em frangalhos. Em Marcelo Coelho, “A moral da história talvez seja dos filmes “noir” à moda antiga: tramoias e casos suspeitos se distribuem entre todos os personagens, trocam-se denúncias como tiros...”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1