Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20421 - Sobre quando se morre - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 799
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Sobre quando se morre

Para quem está atento ao noticiário da mídia escrita e falada sobre a Covid-19, é possível fazer duas afirmações. A primeira. Nunca antes na história moderna a palavra morte esteve tão presente no nosso dia a dia. Ela incorporou-se em cada um de nós quase como uma outra espécie de vírus. O medo não é de ser infectado. É de morrer.

A segunda é sobre a ciência. Longe das redes sociais onde se discute a ideologia dos remédios, correndo atrás de uma cura ou vacinas, a ciência foi desbravando o seu espaço na mídia. Agora quase em todos os grandes jornais do país, a ciência também é um assunto diário. O jornal O Globo, por exemplo, criou “A Hora da Ciência”.

É sobre um artigo escrito por Roberto Lent para “A Hora da Ciência” sobre a morte que falaremos. O título é “Os sinais ocultos de consciência nos pacientes à beira da morte”. Lent é neurocientista, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do instituto D’Or. “Sobre Neurônios Cérebros e Pessoas” e “Cem bilhões de Neurônios” são livros escritos pelo autor do artigo.

Lent nos conta ser fácil saber quando uma pessoa está morta. O corpo sem movimento, o coração parado, sem respiração e silêncio no cérebro. Antes da morte existe o que Lent chama de “transição” que é um processo lento. Saber em que ponto desta transição a pessoa se encontra é onde reside o problema. Em que momento da transição a morte é definitiva ou haverá a chance de regresso à vida.

Lent explica as diferenças entre o coma, o estado vegetativo e o estado de consciência mínima. Em todos não há comunicação da pessoa com o mundo e se diz que ela perdeu a consciência. Entretanto, em todos esses casos, a evolução pode terminar na morte ou em vida. Os neurocientistas buscam por respostas para essa transição.

Com a ajuda da ressonância magnética pesquisadores sugeriram a pacientes nesses estados se imaginar indo de um cômodo a outro da casa. Houve atividades cerebrais nas regiões da memória espacial. Ao pedido para se imaginar jogando tênis, regiões do planejamento e execução motora se ativaram.

Outro pedido foi feito no ouvido dos pacientes. Imaginar um passeio como um “sim” à próxima pergunta, e um tênis como “não”. Então perguntou-se se o nome do paciente era tal. Com atividade, as áreas cerebrais responderam corretamente com sim e não todas as perguntas.

Então chega a vez da ética entrar na equação. E se o paciente fosse induzido a responder com um sim ou não se quer continuar vivo. Uma resposta seria aceita pelas leis? O que diriam as religiões? Não está no artigo, mas sabendo disto muitos familiares iriam querer que essa pergunta fosse feita no ouvido de algum ente querido. Sem precisar de respostas, Lent afirma que hoje a probabilidade de acerto entre a vida e morte é boa.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1