Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20412 - Dissecando seres em decadência - MARCELO GOMES MELO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 468
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Dissecando seres em decadência

Nessa casa afastada, observando a chuva preguiçosa a molhar o meu mundo, busco um diálogo mudo com a minha ansiedade, tramo esquemas intrincados com a própria solidão, me sinto inserido no cenário, molhado até os ossos, entristecido pela própria existência passiva, que observa o entorno e não move uma palha para mudar os acontecimentos, vítima da procrastinação, escravo da falta de atitude pela qual me ressinto e procuro, de alguma forma pagar os meus erros por omissão, não por ação.
A astúcia é enganosa e leva a atitudes covardes, pensando que são defesa corajosa do amor próprio, um muro erguido como proteção, que torna um ambiente seguro e inalcançável, onde os desejos não causam problemas e as decepções jamais são convidadas.
É nesse ambiente cinza que o verde lá fora se destaca, a chuva monótona insiste em olhar o coração com lágrimas de crocodilo, porque não sinto nada. O vazio se estende de dentro para forma e me camuflo ao ambiente, me tornando um móvel, um objeto de decoração que vai perdendo a noção do que é ser parte da humanidade, deixando escapar instintos e preferências para virar um enfeite manuseando displicentemente por uma visita curiosa que sempre devolve o bibelô para o lugar errado.
Esse processo de desumanização é lento, constante, persistente e prático, eficiente na ação de desmistificar, arrancar pela raiz qualquer resquício de opinião própria, contando com todos os acessórios para convencer, diluir a razão e o desejo de um cérebro em mutação, domado, contido e delineado para ressecar como uma planta, perdendo a vida e os atrativos até ser completamente ignorado, esquecido e marginalizado.
O canto dos pássaros lá fora, hipnotizantes, sugerem ainda mais a desconstrução de um ex ser humano, agora um mero enfeite na mesa de um dominante, um quadro na sala de uma madame, mais um morador de um zoológico terminal em que as pessoas que deixam de raciocinar, esquecem que são pessoas, vão desaparecendo aos poucos, em uma transição para um novo mundo no qual serão objetos inanimados observando a vida sem participar, sem o poder de palpitar e ajudar nas mudanças que diariamente acontecem.
Resta saber se essa anômala mutação para por aí ou continua, cada vez mais rebaixando hierarquicamente a quem era humano até que não reste nada em que se transformar. Aí tudo recomeça, ou é o fim realmente?

Marcelo Gomes Melo

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de MARCELO GOMES MELO:
A arte de comunicar (se) Autor(a):
A arte de escrever na Era digital Autor(a):
A assimetria do amor Autor(a):
A destruição de tudo como conhecemos Autor(a):
A escola que temos e a escolaque queremos Autor(a):
A falácia do amor incondicional Autor(a):
A falta de sorte típica dos pobres Autor(a):
A forma como as aparências enganam Autor(a):
A história da minha vida Autor(a):
A horda Autor(a):
A imortal sinfonia Autor(a):
A influência psicológica para o bem e para o mal Autor(a):
A Ira Autor(a):
A Jesus Cristo nosso Senhor Autor(a):
A maneira mais eficiente de estudar Autor(a):
A minha inóspita filosofia Autor(a):
A misteriosa dubiedade do outono Autor(a):
A musa (Doído de amor) Autor(a):
A namorada - The girlfriend Autor(a):
A natureza chama, o ser humano respeita Autor(a):
A pobre vida Autor(a):
A praga Autor(a):
À procura de mim Autor(a):
A razão das dores alheias Autor(a):
A resistência de políticos e de baratas Autor(a):
Absolvição Autor(a):
Agindo contra o bullying Autor(a):
Ah, o Silva! Autor(a):
Almas perdidas, corpos abandonados Autor(a):
Amor inviolável Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1