Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20393 - O perigo das estrelas - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 835
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O perigo das estrelas

Tenho outra frase que sempre gosto de repetir. Se alguém já falou isso e eu soubesse daria o crédito. No planeta Terra os intrusos somos nós os humanos. Esse céu azul, esse calor do sol e as noites estreladas servem de miragens para os enormes perigos que nos cercam. Parece que uma das audácias da evolução é correr riscos.

É sabido que no nosso planeta cinco extinções em massa já ocorreram. A maioria da vida existente na época desapareceu. Quando uma acontecia, a evolução nunca se dava por vencida. Novas espécies e formas de vida aparecia para sumirem na extinção seguinte. Nós somos o resultado desta sucessão de vida e morte. É possível que a raça humana seja a próxima vítima quando a sexta extinção em massa acontecer. Acontecerá.

A mais conhecida das cinco ocorreu há 65 milhões de anos. Vitimados pela colisão de um asteroide medindo 10 km com o planeta, foi a vez dos dinossauros dizerem adeus. Aqueles que voltaram à vida pela ficção do escritor Michael Crichton. Depois o cinema nos apresentaria alguns deles quase como bichinhos de estimação. Não eram.

Agora um estudo publicado pelo periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences”, oferece uma teoria para a causa de uma extinção menos famosa há 359 milhões de anos. Esse período é conhecido por “Devoniano Superior”. Uma reportagem da revista Superinteressante assinada por Bruno Carbinatto faz um relato do estudo.

Entre 70% a 80% das formas de vida sucumbiu na extinção do “Devoniano Superior”. As mais afetadas viviam nos oceanos. Com grande potencial, apontava-se o dedo para dois vilões. Uma era de glaciação e impactos de asteroides. O estudo aponta outro vilão. A explosão de uma supernova há 65 anos-luz da Terra. Supernova é o estágio final de uma estrela de grande massa que consome todo o seu combustível e explode.

O estudo diz que a radiação e matéria liberadas no colapso da estrela pode ter rasgado a camada de ozônio que protege o planeta, deixando as formas de vida expostas à radiação. Rochas do fim do “Devoniano Superior” mostram que houve uma alta incidência de raios ultravioletas do Sol chegando a superfície do planeta. Isto seria impossível sem que a camada de ozônio sofresse algum tipo de acidente.

É consenso entre os astrofísicos. Seremos extintos se uma estrela explodir em supernova até uma distância de 25 anos-luz. A mais próxima com essas características mostrando sinais de estar moribunda é Betelgeuse, a segunda estrela mais brilhante da Constelação de Órion. A 10ª ou 12ª mais brilhante vista da Terra distante 640 anos-luz.

O autor do estudo Brian Fields diz: “Nós somos cidadãos de um cosmos maior que intervém em nossas vidas. Muitas vezes de forma imperceptível, mas, às vezes, de forma feroz”. Sim, apocalíptico. Será que uma outra raça dominante traria os humanos de volta à vida pela ficção? Nunca seríamos bons bichinhos de estimação.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1