Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19781 - Nossa superioridade em xeque - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1011
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Nossa superioridade em xeque

Mascarados, a pergunta que os humanos se fazem é quando a pandemia da Covid-19 acabará. Com a superioridade da raça posta em xeque, creio não ser esta a pergunta correta. Ainda lutando contra a atual e longe de vencê-la, a melhor pergunta seria: Quando enfrentaremos uma nova pandemia.

Saber exatamente quando é impossível. Possível é afirmar que pandemia igual a esta agora se junta aos terremotos, aos tsunamis as erupções vulcânicas e aos asteroides vindos do espaço. Quando ninguém sabe. Que acontecerá é certeza absoluta. E nossa fragilidade não permite nos prepararmos adequadamente para enfrentá-los.

Por falar em mascarados, no caso da Covid-19 para mascarar uma superioridade inexistente, fazemos uso de bravatas. Associamos o vírus com qualquer outra infecção viral que conhecemos. Criamos teorias conspiratórias buscando os fabricantes do vírus. Quem lucraria com a pandemia. Até uma “casta” dos que negam à ciência foi exposta e ridicularizada.

Se alguém que pertence a casta dos negacionismo chamado Donald Trump chegou a afirmar que o vírus foi fabricado num laboratório chinês, podemos imaginar as teorias que nascem nas classes que estão abaixo nesta pirâmide. Colocar a ciência em xeque não pode ser atribuída a uma raça superior. Isto é uma clara demonstração de ignorância. Despindo-nos desta máscara, mostramos a nudez da nossa inferioridade.

Fato. É preciso saber os caminhos que vírus como os da classe que provocou esta pandemia percorrem até atingir os humanos. Isto colocará a ciência mais próxima de encontrar as curas. Da fabricação de vacinas. Quando isto acontecer novamente e acontecerá, possivelmente não veremos em países de Terceiro Mundo ideologias políticas guerreando por um remédio milagroso.

No mesmo rol dos que negam a ciência, podemos incluir aqueles que se negam a mudar seus hábitos. Alguns hábitos humanos são nocivos a vizinhos, cidades, países e até mesmo toda a humanidade. Fica fácil demais atingidos por tragédias e empilhando mortos, sair apontando o dedo acusando os morcegos e os pangolins.

Estudos minuciosos indicam ter sido este o caminho percorrido pelo vírus causador da pandemia que se tornou planetária. Nada de um cientista maluco com tubos de ensaio dentro de um laboratório. Mesmo que não pareça, na natureza tudo é simplicidade. Do hospedeiro natural, o morcego para o hospedeiro intermediário, um delicioso Pangolim. Dali para os humanos. Neste script, a destruição das florestas ocupa todo um capítulo.

Em espécies de morcegos da China, foram catalogados pelo menos 500 coronavírus diferentes. Suas vítimas são animais como o Pangolim, o Civeta e o Dromedário. O castigo muitas vezes merecido sobra para a raça “superior”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1