Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18751 - Sete artes cognitivo-ontológicas - ACADEMIA GONÇALENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

ACADEMIA GONÇALENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS

 -  - ACADEMIA GONÇALENSE
Educares são nossos pontos, nossa pontuação! Educares: 991
10 Autores mais recentes...
CLAUDIA DOS SANTOS
VIRGILIO
RUTH OLINDA GENTIL SIVIERI
VITORIA BATISTA
LAIRA
LUCILEIA DE OLIVEIRA
MONIQUE GOMES DE MARINS TEIXEIRA
CAROLLYNE SANTOS DOURADO
JOSÉ R. CARVALHEIRO NETO
AMANDA DERZE FATURETO
10 Autores mais lidos...
1 1
1
Total: 1
Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 468
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Sete artes cognitivo-ontológicas

Sete artes cognitivo-ontológicas


À semelhança de uma Esteganografia, tenciono realizar uma analogia com As Sete Artes Liberais – o Trivium e o Quadrivium – tão utilizados na Idade Média, para criar um método de abordagem em análise estética e filosófica (basicamente) que englobe um Enlevo Perceptivo (arte-enlevo, interface-enlevo, índice-enlevo e espiritualidade-enlevo) e uma Ascenção Perceptiva (Pedagogia-ascenção, Filosofia-ascenção e Teologia-ascenção).
A Esteganografia é um método que assegura a transmissão segura de dados digitais na rede (web) ou numa intranet, a partir de algoritmo com a linguagem de programação Phyton. Uma Análise de Similaridade Estrutural de Imagens Esteganografadas com Python revela que uma imagem (foto, ilustração, gráfico) e sua versão esteganografada são extremamente similares e demonstram níveis de eficiência para a segurança (e para se obter uma cópia exata da imagem) muito grandes. Os aspectos gráficos das imagens são melhor considerados nessa técnica e é desconsiderado o uso de métodos mais sofisticados de criptografia.
Segurança e exatidão, confiança e similaridade... Por que usar essa analogia? Porque o mundo hodierno relega Deus a um papel de mero Criador que abandonou sua criação, indiferente – quando muito – ou de invenção da igreja para dominar, para explorar e escravizar a massa – em grande parte – e trata os desígnios divinos com escárnio, ironia e aversão.
Na Idade Média (quando foram criadas as Universidades, a despeito de tudo que se possa dizer a respeito da “Época das Trevas”) utilizava-se o Trivium e o Quadrivium. A imagem que se tinha do conhecimento humano – cognitivo-ontológico – era muito mais amplo, muito mais abrangente, muito mais complexo, muito mais humano e... muito mais real, ou ao menos, muito mais próximo do real. Mas como? E nossos progressos científicos? Nossas conquistas? Nossas tecnologias? Perguntariam muitos ou a maioria das pessoas... Nossas conquistas tecnocientíficas, de direitos humanos, culturais e artísticas, bem como em vários outros níveis e áreas não nos tornaram mais humanos, mais irmãos, mais reais. Pelo contrário, a adoção desse modelo de separação, de dissecação dos conhecimentos em partes cada vez menores, cada vez mais específicas nos permite sim analisar tudo, mas perdemos a síntese, perdemos o pensamento complexo, conforme coloca Edgar Morin e outros pesquisadores.
A arte tem como premissa um pensamento englobado em várias áreas – até por isto, o termo usado desde astronomia até música, desde matemática até gramática em tempos antigos – e embora hoje em dia não se fale mais em “arte” no lugar de ciência, a arte, hoje reconhecida como contemporânea, atua e considera um amplo espectro de áreas do conhecimento humano.
Enfim, as sete artes cognitivo-ontológicas (conforme as chamo) possuem uma similaridade com as sete artes liberais por tratarem do pensamento de forma holística, de forma inteira – e não dissecada – e, principalmente por considerarem Deus e o tempo de Deus, num tempo em que se esqueceu do Pai Eterno, do Divino Filho, Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Um tempo em que uma análise de filosofia axiológica (de valores) é confundida com moralismo ou fanatismo religioso, por exemplo.
A imagem do homem contemporâneo de si mesmo é dúbia, subjetiva e débil. Não queremos com isto dizer que o homem de outros tempos era melhor, mas hoje, dispomos de uma tecnologia nunca antes utilizada. Com este nível de tecnologia, o nível de nossa consciência precisa estar acima, ou um pouco acima, desse nível tecnológico ou seremos engolidos por nossas próprias criações, seremos usados e manipulados pelas coisas e não usaremos ou manipularemos as coisas. Será – ou já é? – a coisificação do homem e da mulher, a coisificação da humanidade.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)

Referências:

Análise de Similaridade Estrutural de Imagens Esteganografadas com Python
Ewerton da Silva Farias
Geoflly Adonias
Carlos Regis
https://www.researchgate.net/…/59a9570ba6fdcc23984…/download

Similaridade Estrutural e Graph Matching
Pedro Henrique Pamplona Savarese https://www.cos.ufrj.br/…/slides/Pedro-Similaridade-estrutu…

Os setes saberes necessários à educação do futuro
Edgar Morin e UNESCO

Introdução ao Pensamento Complexo
Edgar Morin

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ACADEMIA GONÇALENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS:
...CORAÇÃO INDISPONÍVEL NÃO COMPREENDE VONTADE DE DEUS Autor(a):
1° Concurso de Contos da AGLAC Autor(a):
45 anos da nossa querida AGLAC Autor(a):
A Cruz Autor(a):
A Esperança Autor(a):
A Esperança Autor(a):
A Genuína Proposta Em Reinventar-se Autor(a):
A Mulher Autor(a):
A Mulher Sábia Autor(a):
A poética de Waly Salomão Autor(a):
A quimera da guerra . Poetas pela Paz Autor(a):
A TERRA ONDE NASCI Autor(a):
A vida, o preço e o sonho Autor(a):
Acabam no fogo Autor(a):
ACORDES EM FLOR Autor(a):
Acordes em Flor - Videoclipe da Música de Ian Medeiros e Décio Machado Autor(a):
ADAFLOR . A MENINA ALADA Autor(a):
Amar Autor(a):
Amelia Earhart - Frase Autor(a):
Amelia Earhart - frase 2 Autor(a):
AMOR DE MÃE Autor(a):
Amor que morre Autor(a):
Ángel Muriel e o Método Infinito de Criação Plástica Autor(a):
Apresentação - Oton São Paio - Tema Personalidades Gonçalenses Autor(a):
Apresentação - Vídeo - Oton São Paio - Tema Poesia Autor(a):
Arcanjo Autor(a):
As Nuvens Bailam Autor(a):
As Nuvens Bailam Autor(a):
As sem razões do amor Autor(a):
Ato de pensar Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1